TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade UnYLeYa

Assistência Social e Saúde Pública

Liliane Dessupoio Amaro

Dependência Química

São João Nepomuceno

2017

Faculdade UnYLeYa

Assistência Social e Saúde Pública

Liliane Dessupoio Amaro

Dependência Química

Projeto de pesquisa apresentado à

Faculdade UnYLeYa como parte integrante

do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Róbison Gonçalves de Castro

São João Nepomuceno

2017

SUMÁRIO

1 Introduçao                                                                                              04  

2 Revisão de Literatura                                                                             05

3 Metodologia                                                                                           06

4 Referências Bibliográficas                                                                    07

INTRODUÇÃO

Tema

  Abuso de drogas no Brasil e reabilitação de dependentes químicos.

Problema

  A informação e a educação preventiva são os melhores caminhos para a prevenção? É preciso esclarecer jovens, crianças, e adultos sobre a extrema relevância do assunto, concedendo-lhes informações básicas para que possam apresentar sua própria postura de defesa e combate ao problema?

Justificativa

  O abuso de drogas atualmente é considerado um grave e complexo problema de saúde pública. Falar sobre dependência química é discutir o processo saúde/doença, considerando-se os modelos que contribuem para a compreensão do fenômeno no momento atual e das estratégias de intervenção estabelecidas. Discutir a dependência química hoje exige uma reflexão sobre como a droga foi encarada ao longo da história, tendo em vista as questões de saúde/doença e os paradigmas hegemônicos em cada momento

Objetivo geral:

  Apresentar dados reais do consumo de drogas no Brasil e apontar possíveis métodos para a reabilitação do dependente.

Objetivos específicos:

  Relatar registros, entre crianças e adolescentes, com aumento significativo na tendência de uso dos anfetamínicos, maconha e cocaína comparando a diferentes épocas, na mesma população e atuação na participação, no planejamento e na organização de serviços de prevenção e de reabilitação da dependência química.

REVISÃO DE LITERATURA

  Os estudos e pesquisas realizados no Brasil possibilitam verificar que o uso de drogas está se tornando cada vez mais presente na vida cotidiana dos cidadãos, atingindo, crescentemente, os jovens.

  Levantamento realizado em 1971 registrou, entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, o aumento significativo na tendência de uso dos anfetamínicos, maconha e cocaína quando comparado a estudos anteriores, na mesma população (Plotnik et al.,1986; Bucher & Totugui,1987; Carlini-Cotrim et al.,1989; Carlini et al., 1990; Muza & Costa, 1993; Galduróz et al., 1994). Além disso, o levantamento revelou que o início do uso de drogas tende a ser bastante precoce no País, visto que, entre as crianças na faixa etária de 10 a 12 anos, 51,2% já haviam consumido álcool; 11% usaram tabaco; 7,8% solventes; 2% ansiolíticos e 1,8% utilizaram anfetamínicos. Considerando todos os alunos da amostra, as taxas de prevalência de uso freqüente (seis vezes ou mais por mês) para álcool e tabaco mostraram-se altas, 15% e 6,2%, respectivamente, seguidas dos solventes (1,3%), maconha (1,1%), ansiolíticos (0,7%), anfetamínicos (0,7%) e cocaína (0,4%).

  Dados do primeiro estudo epidemiológico nacional, realizado em 2002, identificaram que as drogas mais consumidas pela população brasileira são o álcool (67,9%) e o tabaco (42%). Em seguida, tem-se, como drogas de consumo significativo, a maconha (6,3%), os solventes (5,4%), os orexígenos (4,4%), os benzodiazepínicos (3,5%), a codeína (2,1%) e a cocaína (2,1%).

  Sabe-se que as conseqüências do abuso de drogas não se restringem somente ao indivíduo que as consome, mas atinge toda a sua família, seus amigos, sua vizinhança e a comunidade onde vive. Em última análise, o uso drogas atinge todo o País.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (216.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com