TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Observação e Abordagem do Assistente Social

Por:   •  24/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 2

Nomes:  Luana, Maria, Márcia e Thamares  Professor:  Marcio de Souza

Matéria: Supervisão de Estágio

               

                    Observação e Abordagem

Introdução:

O seguinte texto tem a finalidade de problematizar sobre compreensão dos instrumentos técnicos-operativos e também como os profissionais do serviço social devem realizar sua intervenção.

A observação e a abordagem são alguns dos instrumentais técnicos-operativos do serviço social e são de extrema importância para práxis profissional,  pois cada instrumento tem a sua importância e finalidade para que o profissional possa realizar sua intervenção.

Antes de iniciar um trabalho em grupo ou individual o assistente social precisa passar confiança, ter clareza e estar preparado objetivando a garantia de direitos, respeitando o tempo e o modo de vida de cada um para que usuário sinta-se familiarizado de modo que possa colocar as suas questões.

Segundo Paiva, a ética diz respeito a moralidade profissional e um conjunto de normas e princípios que devem ser seguidos.

Observação:

A observação nos alerta para o sensível relacionamento com os usuários e preciso respeitar caso o usuário não esteja em um bom momento e ficar sempre atento, pois nem tudo que parece ser é.

No Serviço Social é utilizada a observação e onde o atendimento é humanizado é necessário que faça com que as pessoas se sintam acolhidas seguras e confiantes para conversar.

A observação exige que se tenha outro olhar, visando sempre o melhor para o usuário, as vezes nem sempre a realidade está nítida, e preciso questionar e procurar entender a verdadeira situação. A observação exige um cuidado para saber destacar o que é mais importante para a vida social do usuário ou da família, que é importante, pois através dela estudamos para possível processo de intervenção, devendo criar estrategias para o resgate dos direitos emancipatórios e inclusivos destes usuários no processo de desenvolvimento social.

Considerações Finais:

O profissional deve utilizar a observação e a abordagem como instrumento para uma finalidade específica como meio de entender e compreender a realidade do seu usuário e seu ambiente ao redor,é instrumentos importantes utilizados pelo profissional que deve ser usado pautado na ética profissional e na busca pela garantia dos direitos dos usuários, tendo o profissional que ter cuidado para não se fugir e perder o foco profissional. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com