TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Do Currículo E A Escola Democratizada: Pista Históricas E Perspectivas Necessárias

Pesquisas Acadêmicas: A Organização Do Currículo E A Escola Democratizada: Pista Históricas E Perspectivas Necessárias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

O que é a escola democratizada ? Segundo o dicionário Aurélio democratizar significa: "Tornar democrático./Tornar acessível a todas as classes; popularizar: democratizar o ensino (1). " Levando em conta tal definição podemos dizer que escola democratizada é aquela onde é oferecida educação a todas as pessoas,sem distinção de condição social ou raça,é aquela de direito do cidadão.

A busca por uma escola democratizada vem desde os anos 20, no entanto ao olhar para a historia da educação no país vemos que sua aplicação por vezes era apenas para uma parte da sociedade. " .Não se democratiza o ensino reservando-o para uns poucos sobre pretextos pedagógicos. "este trecho foi retirado do artigo em questão e ressalta a importância do real entendimento do que é a escola democratizada.O nível de um pais pode ser medido através da educação que seu pai tem, a educação mede o quanto estamos progredindo enquanto sociedade .

A historia da educação no pais é marcada por rupturas marcantes que podem ajudar a entender como realidade da educação do Brasil. Quando o português chegaram no Brasil,os índios já possuíam uma escola com suas próprias características,então os jesuítas introduziram uma escola padrão da Europa,é importante lembrar que não só métodos pedagógicos foram introduzidos, mas também o moral, os costumes e a religiosidade europeia.

Durante 210 anos foi este tipo de educação que o Brasil presenciou.Quando os jesuítas foram expulsos e a família Real veio fugida com o seu reino para o Brasil,o que se viu foi a implantação de uma educação diferente, surgiram então as academias militares, escolas de direito, escolas de ,medicina e a biblioteca real, escolas estas que objetivavam a formação de pessoas capacitadas para então melhor a vida da família real no Brasil.Mesmo assim naquele momento a educação continuou ocupando uma posição secundaria.Durante o período imperial a situação que já era ruim da escola continuou. Atualmente tem se falado muito na mudança do currículo educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características impostas anteriormente.

No ano de 1996 foi aprovada a LDB, (Lei de Diretrizes e Bases da Educação),dentre as principais características da LDL está que ela estabelece que todo cidadão brasileiro tem o direito ao acesso gratuito a educação.

referencia:

(1) http://www.dicionariodoaurelio.com/Democratizar.html acessado em 10/09/2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com