TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação Estágio

Por:   •  26/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 9

Continuando a escrita do projeto...

Até o momento o grupo definiu o diagnóstico da situação, a justificativa de intervenção, a fixação dos objetivos e o universo do projeto.  

Enquanto aguarda e já recebe retorno da primeira versão do projeto o grupo deve realizar as seguintes atividades, para construir a segunda versão: 1) definir as atividades do projeto. 2) definir metas e resultados esperados; 3) definir o sistema de avaliação e gerenciamento do projeto; 4) definir a metodologia do projeto; 5) elaborar a primeira parte do quadro de metas.

Estes passos devem ser feitos conforme orientações que seguem. Bom Trabalho!!!

1) ATIVIDADES DO PROJETO:

Para entender como definir as atividades do projeto, vamos partir de um exemplo de objetivo geral e de objetivos específicos de determinado projeto, para que possamos construir as atividades e depois os demais itens.

a) OBJETIVO GERAL  - Exemplo do Projeto Travessia:

O Projeto XYZ procede da atividade acadêmica Projeto Social I do curso de Bacharelado em Administração da Unisinos e pretende contribuir de forma significativa para a qualidade de vida para todos, no município de Capela de Santana e região.

Tem como proposta geral contribuir de forma significativa para a melhoria das condições de vida das crianças de rua da sociedade no município de Capela, devolvendo a elas uma perspectiva de projeto de vida digna, fazendo parte do Programa Promoção da Cidadania.

Com base no objetivo geral acima, foram criados os objetivos específicos do projeto, cujos dois primeiros são:

B) OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Criar condições para que as crianças/adolescentes de Capela deixem de viver e trabalhar nas ruas.

- Fomentar junto aos beneficiários do projeto, o desenvolvimento de um (novo) projeto de vida, baseado nos seus direitos de cidadania.

Agora, com base nos objetivos específicos, podemos pensar as atividades, conforme as instruções abaixo. Então, como vocês já desenvolveram os objetivos específicos do projeto de cada grupo, com base neles, irão pensar duas ou mais atividades para cada objetivo específico.

  1. Elaborando as Atividades:

Para cada um dos objetivos específicos do projeto, devem ser listadas as ações (atividades) que serão realizadas. Ou seja, que ações (atividades) serão desenvolvidas para que se realize o objetivo específico 1 e o objetivo específico 2. O que eu preciso fazer na prática para criar condições para que as crianças deixem de viver na rua e o que eu preciso fazer para fomentar novos projetos de vida junto a estas pessoas. Vejamos o exemplo:

[pic 1]

[pic 2]

OBS. 1: Apesar de serem listadas uma após a outra em forma de itens, pode-se perceber que as ações (atividades) 1.1 e 1.2 dizem respeito ao objetivo específico número 1. Já as ações (atividades) 2.1 e 2.2 dizem respeito ao objetivo específico número 2. Ou seja, para cada objetivo específico devemos listar um conjunto de ações (atividades).

OBS. 2: Na definição das metas/resultados é que serão expostos os quantitativos dos objetivos e atividades. Ou seja, nas metas é que será expresso quantas pessoas e/ou famílias serão atendidas com bolsas, quantas participarão das oficinas, quantas oficinas serão realizadas, por quanto tempo será fornecida a bolsa e assim por diante. Não colocamos estes dados nos objetivos e/ou nas (ações) atividades.

2)  Definição das Metas/Resultados esperados e elaboração do quadro de metas:

Após definir as atividades (ações) do projeto, agora o grupo deve definir as metas/resultados que o projeto pretende atingir. Por exemplo: se o público alvo do projeto são moradores do bairro XYZ da cidade de São Leopoldo, qual o percentual destes moradores que o projeto pretende alcançar. Quantas pessoas deste público devem participar de cada uma das atividades/ações do projeto?

Neste item serão definidos metas/resultados para cada uma das atividades (ações) descritas em cada um dos objetivos específicos. Assim, para cada objetivo específico que temos no projeto nós definimos anteriormente uma ou mais atividades. Agora, para cada atividade definida, nós definiremos uma ou mais metas / resultados esperados, conforme segue.

* Objetivo Específico (já definidos na versão anterior): 

1) Criar condições para que as crianças/adolescentes de Capela deixem de viver e trabalhar nas ruas.

* Atividades (ações) relacionadas a este objetivo (já definidos na versão anterior):

1.1) Fornecer bolsa-auxílio para as famílias que tiverem crianças/adolescentes na escola, no valor de R$ 150,00 por criança/adolescente.

1.2) Desenvolver atividades educativas por meio de oficinas realizadas no contra-turno escolar, para que as crianças/adolescentes se ocupem neste período.

* Metas/resultados relacionadas a estas atividades:

1.1.1) Aumentar em no mínimo 20% o número de crianças que freqüentam a escola no município de Capela, diminuindo ainda a evasão escolar em no mínimo 40% da atual.

1.1.2) Fornecer no mínimo 20 e no máximo 30 bolsas, pelo período de 24 meses (2 anos), período de realização do presente projeto.

1.2.1) Realizar oficinas nas segundas, quartas e sextas-feiras, durante todo o período letivo no primeiro ano do projeto, e nas terças e quintas-feiras durante o segundo ano de realização do projeto.

1.2.2) As oficinas devem contar com a participação de no mínimo 30 crianças/adolescentes em cada uma delas.

OBS.1: Como pode ser percebido as duas primeiras metas/resultados dizem respeito a atividade (ação) 1 e as duas últimas a atividade (ação) 2. Podemos ter para cada atividade (ação) uma ou mais metas/resultados.

OBS.2: O grupo deve usar para definir metas/resultados, bem como indicadores e meios de verificação que é o passo seguinte, o quadro de metas, que está no item 4 destas instruções. Assim o grupo preenche o quadro de metas no projeto e, ao mesmo tempo, faz os itens solicitados de forma separada. Ou seja, no projeto vai ter o item “Metas/Resultados Esperados” onde o grupo vai descrever as metas/resultados esperados. Ao mesmo tempo o grupo vai colocar estas metas/resultados no quadro de metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com