TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  23/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL

Profª: Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Araguany Ruda Jambeiro -342568

Fábia Silva Damasceno - 303034

Iris Ferreira dos S. Figueiredo- 348265

Lucimar Farias dos Santos - 303010

Mariana Palmeira da Silva - 343199

Análise do filme Tropa de Elite e os Aspectos Sociais

Senhor do Bonfim

Setembro/2012                                                                                                            

[pic 3][pic 4]

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL

Profª: Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

                       

Araguany Ruda Jambeiro -342568

Fábia Silva Damasceno - 303034

Iris Ferreira dos S. Figueiredo- 348265

Lucimar Farias dos Santos - 303010

Mariana Palmeira da Silva - 343199

Análise do filme Tropa de Elite e os Aspectos Sociais

[pic 5]

                                                                

Senhor do Bonfim

Setembro/2012                                                                                                            

1 INTRODUÇÃO

O tempo cura e a experiência ensina que a verdadeira felicidade é o serviço aos outros"    

                                                      Charles Chaplin

        Após análise do Filme Tropa de Elite, onde de um lado encontra-se o grupo de policiais do BOPE – Batalhão de Operações Especiais, cuja finalidade era o combate ao tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro, onde a violência impera sob proteção dos dominantes do capital, destaca-se ai um conflito social, e combater a corrupção dentro da própria polícia outro conflito social existente. Essa realidade é retratada em meio á sociedade que assiste a tudo e ainda interage dia a dia com tal situação.

        É de grande valia para os Assistentes Sociais a análise do filme ora citado, para que se tenha embasamento dos bastidores da sociedade onde os conflitos acontecem e criação de mecanismos de atuação para a amenização destes.

Nas próximas páginas serão discorridas a situação social do filme Tropa de Elite, bem como os aspectos culturais percebidos no filme, os conflitos sociais encontrados e suas implicações.

2 ANÁLISE DO FILME  “TROPA DE ELITE” SOB OS ASPECTOS SOCIAIS.

O filme Tropa de Elite é o retrato de uma realidade, e mostra claramente os temas de violência e corrupção dentre outros temas abordados. É a triste realidade do Rio de Janeiro através das suas favelas super organizadas de um lado e uma policia desestruturada do outro, onde o sistema contribui para a formação de policiais corruptos, traficantes, políticos e consumidores de drogas de todas as classes sociais.

Uma reflexão é importante, ver na tela a dura realidade a qual se encontra um país com tantas maravilhas, é quase normal assistir a esse terror e se acostumar. Mas é uma situação revoltante, e a figura do capitão Nascimento visto como um assassino em potencial de outros assassinos é como um grito de desespero pela sociedade angustiada com tanto descaso. A imagem das favelas do Rio aparece como verdadeiras fortalezas do crime organizado protegido por altos escalões seja na polícia, ou no próprio governo que deveria combater as atrocidades. Ainda aparece a imagem dos bandidos como vítimas da sociedade, na passeata de uma ONG que prega a paz, atacando a polícia e defendem os bandidos, de nada contribui, é uma organização social sem finalidade alguma.

        Parafraseando Dias (2009), nota-se que a organização de uma sociedade fortalece o indivíduo pessoal e coletivamente, pois este segue toda uma conjuntura do grupo o qual faz parte como nota-se no filme ora discutido. Ao agrupar os indivíduos do Bope e da Favela  vê-se não só um agrupamento de pessoas, mas um grupo de afinidades daí o fortalecimento das estruturas sociais ali criadas e ditadas por eles. Nota-se também a questão de uma sociedade com regras criadas pelos indivíduos e para os indivíduos, onde através de um sistema policial e comunitário em que existem normas e regulamentos, as pessoas que ali convivem criam suas próprias normas de conduta e moral.

O filme   denota um sistema de segurança falido, notadamente pelas milícias criadas dentro da corporação, assemelhando-se com aqueles cuja polícia deveria combater as atrocidades em prol do bem estar da sociedade.

Oliveira(2002) retrata que:

Sempre que alguém precisa realizar uma atividade para a qual é necessário recorrer ao concurso de outros ou sempre que algumas pessoas descobrem que, se unirem suas forças conseguirão fazer coisas que seriam impraticáveis se perseguidas por apenas uma delas, o resultado é uma organização. (p. 126)

Nessa pespectiva percebe-se que, quando uma comunidade se organiza em prol de seus direitos, as coisas fluem quase que totalmente em favor dessa organização, pois um grupo organizado é uma força em dettimeto do poder.

Segundo o Wikipédia(2012)

Política pública é definida aqui como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (222.6 Kb)   docx (80.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com