TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO

Por:   •  1/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES - UNIMONTES

PRÓ-REITORIA DE ENSINO - COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

BRENDA ALYNE ALVES NOGUEIRA

RESUMO SOBRE A PSICOLOGIA E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO

Montes Claros

2018

Introdução

A psicologia tem como objeto de estudo o comportamento humano e seus processos mentais. A psicologia teve início aproximadamente a 100, já no século V a.C, em que Aristóteles, Platão, Sócrates e outros filósofos já se viam com os problemas de hoje, como memoria, aprendizagem, linguagem, motivação, percepção e comportamento anormal. Então, pode dizer que a psicologia e a filosofia caminharam-se ligadas desde os gregos antigos e assim atravessou o século XIX.                                                                 A psicologia foi considerada como ciência a partir de Wihelm Wundt, que é um dos fundadores da Psicologia como ciência moderna, ele definiu seu objeto de estudo, métodos de pesquisas e seus objetivos, criando o primeiro laboratório de psicologia na Alemanha em 1879. Que ao trabalhar a construção de uma ciência psicológica, ele estabelecia a existência de duas psicologias, uma experimental e outra social.                     A psicologia se ampliou por diversas escolas de pensamento, que identificam as distintas maneiras de idealizar os seres humanos. Cada uma dessas escolas tinha um foco determinado do que estudar e objetivos de como esperavam atingir este estudo. Essas primeiras escolas da psicologia influenciaram o desenvolvimento de diversas linhas de pensamento como Gestalt, o Behaviorismo, a Psicanalise, o Estruturalismo e o Funcionalismo.

Principais linhas de pensamento da psicologia

O Estruturalismo foi uma linha da psicologia que estudou a consciência em seus aspectos estruturais. Estudava as estruturas dos processos das da mente e o conteúdo da consciência, o estruturalismo analisou os três componentes principais da consciência: sensações, sentimentos e imagens; fazendo um estudo sistemático da mente, buscando analisar como os elementos simples compõem uma experiência completa. O principal psicólogo entre os estruturalistas foi EB Titchener que considerava a psicologia como ciência da consciência.

O Funcionalismo procurava compreender como a mente funcionava. Foi criada por William James, o pai da psicologia americana. Esta linha de pensamento tinha como foco a adaptação da pessoa no meio ambiente através da mente, tiveram como influencia a teoria da biologia de Darwin.

A linha de pensamento do Behaviorismo estuda o comportamento, através do condicionamento, do         estimulo e outros conceitos, teve como fundador B. Watson, ao publica o seu trabalho em 1913 que afirmava a psicologia como uma parte experimental das ciências naturais, e que tinha como objetivo prever e controlar o comportamento de qualquer indivíduo. Para ele o meio é responsável para a construção e o desenvolvimento do indivíduo.

A linha de pensamento da Gestalt foi criada em 1912 por Max Wertheimer, e seus colegas Kurt Koffka e Wolfgang Kohler: que estuda a boa forma, a percepção humana, o comportamento humano e o meio comportamental. No qual para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo.

A linha de pensamento da Psicanalise foi criada por Sigmund Freud como objetivo de estudar a compreensão e analise do ser humano, enquanto sujeito do inconsciente, sendo estes dominados pelos desejos sexuais. É um termo utilizado para referir a uma teoria, um método de investigação e a uma pratica profissional. Para que haja o entendimento dos processos mentais a partir da psicanálise, é preciso diferenciar os três níveis de consciência do ser humano:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com