TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Politica Social

Por:   •  11/5/2016  •  Dissertação  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Política Social

Aluna: Lana de Queiroz

Matrícula: 15/0134681

Entrevista com Carlos Nelson Coutinho

Sociedade Civil e hegemonia

Foi através de Carlos Nelson e seu trabalho que o Brasil conheceu melhor as ideias de Gramsci.

Gramsci renovou a área da teoria política. Separou dois tipos de formação social capitalista, ocidental e oriental. Dizia que no oriente o Estado é tudo e a sociedade civil é primitiva, e no Ocidente existe uma relação equilibrada entre Estado e sociedade civil. Enquanto no oriente existe o assalto ao poder, no ocidente existe uma guerra de posição no interior da sociedade civil, assim surge o conceito de hegemonia, as classes subalternas que se propõem a conquista do poder tem que exercer uma hegemonia na sociedade, não apenas hegemonia politica, mas também uma hegemonia cultural. A hegemonia é também das classes dominantes. Hegemonia significa, para Gramsci, a relação de domínio de uma classe social sobre o conjunto da sociedade. O domínio se caracteriza por dois elementos: força e consenso. Gramsci também se destacou por diferenciar  sociedade civil e sociedade política. Sociedade civil é um conjunto de organizações através de onde as classes sociais se organizam pra defender seus interesses e seus valores.  Na sociedade civil as classes exercem a sua hegemonia de forma consensual. Na sociedade política faz o uso da pressão e da força, usado por um Estado restrito e dominador.

Na China conservou o socialismo real para desenvolver uma economia de mercado, o que gerou uma profunda desigualdade social.

A grande proposta do neoliberalismo é desfazer as conquistas dos direitos trabalhadores.

Revolução passiva são revoluções sem protagonismo popular, ou seja, o líder que faz a revolução, antes que o povo revolucione.

Há uma certa fragmentação das lutas sociais, não há uma universalização por conta da diversidade cultural. Enfraquecendo assim as demandas parciais dos movimentos sociais, causado pelo pós modernismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com