TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política de assistência social no Brasil e os sistemas de proteções do sistema único de assistência social

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]111[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO..............................................................................................4

2 JUSTIFICATIVA.................................................................................................4

3 OBJETIVOS.......................................................................................................6

3.1 GERAL.............................................................................................................6

3.2 ESPECÍFICOS..................................................................................................6

4 PÚBLICO ALVO..................................................................................................6

5 META..................................................................................................................6

6 METODOLOGIA..................................................................................................7

7 RECURSOS HUMANOS.....................................................................................7

8 PARCEIROS........................................................................................................7

9 AVALIAÇÃO........................................................................................................7

10 CRONOGRAMA................................................................................................8

REFERÊNCIAS.....................................................................................................10

  1. APRESENTAÇÃO:

Iniciativa da graduando em Serviço social da Unopar pólo Araçuai- ead  0735727607, orientada pelo orientador acadêmico Sr Ivandete de Jesus Quaresma CRESS MG 20260, supervisionada pela supervisora de campo Srta Schirley Aparecida Messias A. Jardim CRESS MG 23348, durante a realização do estágio curricular obrigatório II. Fazer uma distribuição de panfletos sobre trabalho infantil nas escolas Escola Estadual Valdomiro Silva Costa e Escola Estadual Nossa Senhora Da Lapa, nos períodos matutino e vespertino.

A ideia do projeto junto com o Conselho Tutelar é fazer palestras e panfletagem nas escolas com intuito informativo e empoderamento sobre trabalho infantil e suas consequências.

A execução será realizado na escola de ensino fundamental da cidade a Escola Estadual Valdomiro Silva Costa.

  1. JUSTIFICATIVA:

Observa-se que as crianças que trabalham arduamente tem o seu mundo de aprendizagem, sonhos, brincadeiras e proteção substituído por uma rotina de responsabilidade, exposição a perigos e traumas. O sonho da Disney corrompido pela realidade de acordar de madrugada para plantar na lavoura, o sonho de no recreio brincar ser tomado pelo cansaço do trabalho atuo.

“São crianças que em geral estão ajudando os pais nas suas atividades produtivas. A gente chama de trabalhador familiar auxiliar. 74% dessas crianças estão ajudando os pais no mercado de trabalho e esse trabalho é um trabalho penoso para as crianças. É um trabalho que traz danos físicos, traz danos sociais e afasta as crianças da escola”, fala a analista de pesquisa do IBGE, Flávia Vinhaes.

Diante deste contexto, pode-se notar que as vezes o trabalho infantil está dentro de casa, dentro da família, na maioria das vezes passa despercebido diante dos olhos de todos, alguns acabam vangloriando o trabalho infantil pois está ajudando a família, a filha que é responsável em cuidar do irmão mais novo em tempo integral, ou o filho que precisa acordar cedo para ajudar o dia inteiro o pai na lavoura, ocupando todo o dia da criança cheio de responsabilidades, privando da escola, das diversões, das brincadeiras. Momentos de brincadeiras e diversão tem que estar presente na formação da criança.

A legislação internacional define o trabalho infantil como aquele em que a criança ou adolescente são obrigados a efetuar qualquer tipo de atividade econômica, regular, remunerada ou não, que afete seu bem-estar e o desenvolvimento físico, psíquico, moral e social. No Brasil, a instituição Federal no Art.227 e o 4° do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) afirma que é do dever da família, da sociedade, do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito a vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade, e opressão.

infelizmente, deste tempos primórdios as crianças eram levada para atividades de trabalho, em ambientes perigosos, sem qualquer atividade prazerosa ou de alegria, sempre sendo desastroso para o desenvolvimento infantil, com dificuldades físicas, lesões, prejuízos psicológicos no caso mais grave levando a morte. Durante o século XIX e início do século XX, muitas crianças de 5 a 14 anos de famílias mais pobres ainda trabalhavam na Europa, nos Estados Unidos e em várias colônias de potências europeias. Essas crianças trabalhavam principalmente na agricultura, operações de montagem em casa, fábricas, mineração e serviços. Alguns trabalhavam turnos noturnos com duração de 12 horas. Nos países em desenvolvimento, com alta pobreza e poucas oportunidades de escolaridade, o trabalho infantil ainda prevalece. A agricultura é o maior empregador mundial do trabalho infantil.[ A grande maioria do trabalho infantil é encontrada em contextos rurais e economia urbana informal: as crianças são predominantemente empregadas pelos pais, em vez de fábricas. A pobreza e a falta de escolas são consideradas como a principal causa do trabalho infantil. Criança exploradas ou mesmo escravizada por um adulto que ultimam no intuito de mão de obra barata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (256.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com