TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Projeto de Intervenção

Por:   •  22/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação:

A importância de a visita domiciliar no Caps I de Carangola.

[pic 1]

O projeto de intervenção foi elaborado devido a necessidade de um projeto que tenha uma intervenção através de uma visita domiciliar, pois a partir dela podemos ter o diagnóstico da realidade do usuário e da sua família, através da visita pode-se observar como um espaço de troca mau afinada entre família e Caps. Durante uma visita é possível criar e estreitar vínculos proporcionando o profissional de SS maior autonomia nas suas ações. Podemos destacar também que não só as crianças e adolescentes do Caps 1 que necessitam de cuidados mas também suas famílias, que muitas vezes não conseguem lhe dar com os problemas desses usuários e necessitam do Caps I para lhe dar um suporte. A família é indispensável no tratamento e no PTI oferecido no Caps I, pois está constituiu o sistema social dentro do qual evoluem as fases de crescimento e de desenvolvimento do ser humano, criando-se vínculos sociais.

Com a Reforma Psiquiátrica, e o novo modelo de atenção da saúde mental no país, ocorre a redução de ofertas de leitos hospitalares e a criação de serviços substitutivos da saúde mental, tendo a família como protagonista no tratamento e inclusão do portador de transtorno mental neste novo modelo de atenção

A participação da família nestes serviços são fundamentais no tratamento  de saúde mental.Os profissionais desta Rede de cuidados devem oferecer suporte aos familiares e aos seus sofrimentos através de uma intervenção, objetivando aumentar o vínculo entre família e paciente,reduzir as frustrações da família  , proporcionar a inclusão do paciente na sociedade, a redução do preconceito da qual as famílias são vítimas,e principalmente, levando a família a assumir seu papel de protagonista no tratamento do portador de transtorno mental. Torna-se necessário o estabelecimento de vínculos entre o familiar e o paciente, onde o profissional de saúde mental pode ser um grande mediador frente a esta situação, mediante a isso a visita domiciliar, torna-se o tratamento importante nessa relação família e paciente onde entra a atuação do Assistente Social.

 Nesse contexto, a visita domiciliar é importante para averiguar se o tratamento está sendo realizadas de forma adequada, as relações de vínculos, e que a visita permite também verificar se os familiares estão conscientes que não é somente o Caps o responsável pelo sujeito precisa do apoio da família para o sucesso do tratamento.

    Para que a visita domiciliar seja realizado de forma efetiva, é importante que os endereços sejam atualizados, pois é nos documentos dos usuários que são encontrados informações importantes para que possa dar um norte á muitas condutas.

   Sendo assim, a visita domiciliar caracterizada como instrumento do SS, se torna uma das ferramentas para construir a concepção social. O AS tem condições de determinar o estado real e as necessidades dessas famílias e pode á partir dessas visitas elaborarem estratégias para satisfazer as necessidades tanto da família, quanto do usuário do Caps I

Justificativa

[pic 2]

Através do estagio supervisionado observamos a necessidade da visita domiciliar, pois o momento da visita apresenta uma possibilidade de ampliação de vinculo tendo como objetivo principal conhecer as condições de vida da população usuária, logo garante uma aproximação da instituição com a realidade do usuário com os familiares, fazendo com essas famílias tenham um conhecimento amplo dos serviços prestados pela instituição.

A instituição apresenta varias formas de socialização porem muitas vezes a contradições que através da visita domiciliar poderá ser esclarecida, entender o que realmente acontece na realidade do usuário e de fundamental importância para que o profissional possa tomar uma decisão eficaz e criando metas. O Serviço Social tem como operação na instituição a execução de atividades com os usuários de forma individual ou grupal, englobando a equipe multidisciplinar além do acolhimento.

         Na instituição o Serviço Social tem como objetivo contribuir para inclusão e o exercício da cidadania dos usuários com transtornos mentais, proporcionando um tratamento digno, a fim de garantir o direito da reabilitação psicossocial do usuário na família e na sociedade.

 

OBJETIVO GERAL

Aproximar família e Caps, criar vínculos, e romper com a idéia de visita como uma "vigilância", mas sim como uma ajuda para as famílias, e ampliar o comprometimento e vínculo familiar frente ao tratamento do paciente no Caps I de Carangola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Instruir as famílias sobre a importância do tratamento dos usuários

-Identificar com as barreiras que provável foram impostas pela sociedade em relação ao que se é "Caps", para essas famílias

- Elaborar estratégias junto a AS para melhor forma de abordagem á essas famílias.

PUBLICO ALVO

-- Usuários e família do CAPS I de Carangola

- Profissionais do CAPS I de Carangola

Metas

Desenvolver um trabalho direcionado a família e Caps, através de conhecimentos teorias e técnicas realizando a visita domiciliar semanalmente conforme demanda no período de 6 meses.

A partir dai fazer uma analise sobre a eficácia dessas visitas ao tratamento dos usuários, e a possível continuação do projeto.

Metodologia

Foi um projeto elaborado com uma análise qualitativa, que pude observar descrever e explorar uma necessidade dentro do serviço foi uma pesquisa feita para se obter dados objetivos e para se poder realizar um projeto que não é a prática freqüente do serviço. A escolha da visita se deu, pois na minha observação senti a necessidade, pois durante o tempo que fiquei em observação ao serviço pude perceber a falta dessas visitas para uma melhor intervenção do Assistente Social no serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com