TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Projeto de Intervenção

Por:   •  6/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

        

Projeto de Intervenção

Lagoa d’Anta /RN

2019

Mabel Corcino Da Costa

Estágio

Supervisionado

Ou

Relatório de Experiência

Lagoa d’Anta

2019

Resumo

O Estágio no (NASF) Núcleo de apoio à saúde da família foi pela aluna Mabel Corcino da Costa e foi supervisionado pela supervisora de Campo Audricely Cristina Corcino de Morais. Teve como objetivo avaliar o processo de supervisão de estágio e seus desafios contemporâneos. Esse estágio tem como objeto conhecer a atuação do serviço social no Nasf via as demandas, respostas e dinâmica na prática profissional. O Núcleo de apoio à saúde da família criado em  2008. Foram levantadas questões acerca das condições de trabalho dos profissionais, características da política de estágio e sua contribuição para a formação e o trabalho profissional, bem como sobre a organização do processo de supervisão.                                                

 PALAVRA CHAVE: Formação profissional. Estágio. Serviço Social.

INTRODUÇÃO

O objetivo é apresentar reflexões sobre o estágio supervisionado em Serviço Social a partir da análise dos relatórios de pesquisas realizadas com a supervisora de campo e discentes da Faculdade de Serviço Social da Universidade Assistente social A partir de visitas institucionais agendadas junto aos profissionais, foi utilizado na condução da entrevista um roteiro com questões referentes ao processo de supervisão, as condições de trabalho do assistente social para realização do estágio, perfil do aluno, bem como a relação Unidade de Formação Acadêmica (UFA) / campos de estágio. O questionário junto aos discentes foi aplicado nas dependências da e abarcou elementos concernentes a relação teoria/prática, o processo de supervisão de estágio, limites e potencialidades do estágio supervisionado. A pesquisa foi sustentada em um aporte teórico que teve por base autores que discutem o estágio supervisionado no Serviço Social, como Lewgoy (2009a; 2009b); Ramos (2009) e Santos e Abreu (2011). Estas autoras, respaldadas nas diretrizes curriculares da ABEPSS, partem do entendimento de que o estágio supervisionado no Serviço Social se constitui enquanto central no processo de formação e na mediação entre teoria e prática, sendo lugar estratégico para o fortalecimento do projeto ético político profissional.

                           Como destacado por Lewgoy (2009a):

                               O estágio supervisionado, estando vinculado ao projeto político profissional, também se conecta a perspectiva legal, evidenciada pelos ditames do código de Ética Profissional e da Lei de Regulamentação da Profissão. O compromisso com a profissão é elemento que, no âmbito da competência profissional, prima pela qualidade dos serviços prestados a população. O processo de mediação constante possibilita romper com uma visão focalista do fazer profissional, o que acontece na medida em que se liga o estágio supervisionado à apreensão da profissão na história da sociedade da qual ela é parte e expressão [...] (LEWGOY, 2009a, p. 52).

A categoria principal de análise dos dados foi o “trabalho” e suas determinações, bem como sua relação com o processo de formação profissional. Porém, nos ancoramos na compreensão de Lewgoy (2009b, p.46) de que o processo de supervisão de estágio envolve outros conceitos além do trabalho, como “consciência, pensamento, linguagem, postura e competências” (LEWGOY, 2009b, p. 46). Na Faculdade de Serviço Social, o processo de acompanhamento do estágio é coordenado pela que trata do desenvolvimento das atividades referentes a este componente curricular e pela avaliação do processo em sua totalidade. Fazem parte desta Comissão a Coordenação de Curso, a presidência da COE, o conjunto dos supervisores acadêmicos, representação dos supervisores de campo (eleita anualmente durante as atividades de Estágio) e a representação do Diretório Acadêmico (COMISSÃO ORIENTADORA DE ESTÁGIO.

As condições de precarização e deterioração do trabalho, culminando em exigências aos trabalhadores, como a cobrança de maior intensidade, produtividade e resultados do trabalho são visíveis nos campos de estágio analisados. Foram destacados como presentes no cotidiano de trabalho do assistente social a falta de segurança física em espaços territoriais caracterizados pela violência, carga horária do profissional reduzida em relação ao volume de trabalho, ampliação das demandas de trabalho em contraposição a um número reduzido de profissionais, espaço físico inadequado e trabalho por metas. A dificuldade de liberação pelo empregador para participação dos supervisores em atividades acadêmicas, que são necessárias ao desenvolvimento e articulação da supervisão, incide diretamente nas possibilidades de articulação entre supervisão de campo e acadêmica, e acompanhamento conjunto do processo de supervisão. Tal constatação traz indícios de que é preciso tratar

Objetivo Geral

Considerando as necessidades dos usuários, a “sala de espera”, tem como objetivo oferecer um cuidado humanizado, efetivando a aproximação entre a comunidade e os serviços da saúde. É através da sala de espera que a interdisciplinaridade dos profissionais de saúde tem a oportunidade de desenvolver atividade de divulgação de como cuidar e prevenir a saúde, proporcionando uma melhor qualidade de vida, como também uma melhoria no atendimento, garantir um maior acolhimento e melhorando a inter-relação usuário/sala de espera/profissional da saúde.

Objetivo Específico

  • Oferecer aos usuários da UBS maior qualidade de atendimento na sala de espera
  • Proporcionar uma vivência em diferentes dimensões de atuação profissional
  • Possibilitar ao usuário informações de como prevenir ou cuidar da saúde
  • Promover troca de experiências e saberes entre usuário/ estagiário Realizar dinâmicas educativas com familiares e pacientes na sala de espera.

Referencial Teórico

Metodologia

Face ao exposto, cabe ao profissional de serviço social, em envolvimento constante e com responsabilidade em lutar em prol da efetivação das diretrizes propostas pelo SUS, utilizar suas ferramentas de trabalho cabíveis diante das propostas mencionadas. O assistente social, nos serviços de saúde, tem o papel de assegurar a integralidade e o cumprimento das ações previstas na lei orgânica de saúde nº 8080, que descreve os princípios e funcionamento do SUS. “Essa lei dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providencias. Vigorando todo território nacional para qualquer ação aos serviços de saúde realizados por pessoas ou empresas”. (Lei 8080). Pois a lei 8080 trata do SUS, dos objetivos e atribuições, dos princípios e diretrizes, da organização, da decisão e da gestão, do funcionamento, dos recursos e da gestão financeira. 06/07/2019 A Atuação do assistente Social na Unidade Básica de Saúde-Sala de Espera como Alternativa nos Espaços de Atendimento Amb… https://ava2.unitins.br/ava/files/projetoconteudo/ece82e8d7fc503afea020866614308c5.html 4/6 Diante de algumas ferramentas utilizadas pelo assistente social, a sala de espera é um instrumento importante de trabalho para os serviços de saúde. Nesse sentido, esse projeto irá proporcionar experiência na extensão universitária, despertando-nos para o compromisso com o desenvolvimento de atividades do diaa-dia do profissional, vivenciando a implantação desse projeto na sala de espera da USB no bairro Xucurus na cidade de Palmeira dos Índios, tendo como contribuir para a melhoria no atendimento e qualidade de vida na saúde com os usuários, ofertando temas diversificados na área da saúde, utilizando recursos visuais. Para esse projeto ser realizado, foi feita uma visita juntamente com a assistente social à UBS, a fim de mostrar a importância de idealizar atividade de promoção na sala de espera enquanto acontece o atendimento. Sendo assim após os profissionais concordarem, foi dado início as atividades. Após definirmos que iria ser realizado o projeto, foi passado um cronograma com temas sugeridos na área da saúde, para serem abordados durante os encontros da execução. Objetivando a melhoria e qualidade de vida do usuário, propondo abordar assuntos criativos e dinâmicos, para que possam atrair a atenção enquanto aguardam o atendimento. Ao longo do desenvolvimento desse projeto, irão ser realizados vários temas de prevenção de doenças e promoção à saúde, onde podemos citar: alimentação saudável, hipertensão, a importância da amamentação e diabéticos, sendo ofertada com palestras, distribuição de panfletos e realização de dinâmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com