TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Projeto de Pesquisa

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.945 Palavras (12 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação - FACNET

Centro de Educação a Distância

Serviço Social 6º semestre

Maria Solange de Souza- R.A.- 3830701373

Simone de Castro Almeida- R.A.- 3815656905

Tutora à distância: Ma. Edilene Xavier Rocha Guerra

Pesquisa em Serviço Social

Taguatinga-DF, 2014.

Maria Solange de Souza- R.A.- 3830701373

Simone de Castro Almeida- R.A.- 3815656905

Projeto de Pesquisa

Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera- UNIDERP, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina Pesquisa em Serviço Social.

Orientador: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Taguatinga-DF, 2014.

Sumário

  1. Introdução..........................................................................4
  2. Justificativa do projeto de pesquisa....................................5/6
  3. Problema.............................................................................7
  4. Objetivo Geral....................................................................8

4.1      Objetivos Específicos..........................................................8

  1. Hipótese..............................................................................9
  2. Metodologia.......................................................................10/11/12
  3. Cronograma.......................................................................13
  4. Conclusão..........................................................................14
  5. Referências Bibliográficas................................................15

  1. Introdução

O conhecimento pode ser divido em senso filosófico, comum, artístico, teológico e científico. Como por exemplo, um pedreiro que não teve estudo para exercer a função, mas ele sabe como subir uma parede esse tipo de conhecimento empírico não é o mesmo que um engenheiro que passou anos estudando na faculdade sabe que se tiver um calculo errado na construção das paredes a casa ela pode cair, ou seja, as duas pessoas tem conhecimento mais cada uma um tipo de conhecimento isso serve para o assistente social.

O conhecimento chamado científico surge no século XVII, com a modernidade advinda no ocidente, à separação que nos vimos hoje da filosofia e a ciência não existiam antes da modernidade muitos filósofos se consideravam cientistas na antiguidade.

 O conhecimento científico se caracteriza pela procura das possíveis causas dos acontecimentos, sendo assim procurar explicar e compreender a realidade vista no seu dia a dia dessa forma não basta saber como levantar uma prede como também a sua composição, seu ângulo de inclinação entre outras coisas. Uma coisa muito importante é a divulgação dos resultados adquiridos com os experimentos feitos durante a pesquisa. Ao relatar o resultado o cientista tem que descrever como ele chegou a tal resultado, qual caminho alcançado isso se trata do que chamamos de método científico.

No inicio da modernidade houve a valorização do experimento e da observação dos resultados para se fizer ciência, mas estes métodos forma pressupostos porque tinha em mente que o homem seroa capaz de descobrir as causas da natureza descrevendo leis fundamentais para seu funcionamento.

Diante de tudo isso fica claro o papel do profissional de Serviço Social dentroda área de Ciências Humanas e Sociais ele tem o papel de pesquisadordas atividades da sociedade de como ela vive se relaciona com meio que ela está presente com também a melhor forma para aplicar melhorias na sociedade que estão inseridas.

  1. Justificativa do projeto de pesquisa

A partir dos anos 1980 com uma maior evidencia da profissão de Serviço Social ela começou a fazer sua própria produção teórica ganhando destaque acadêmico. Com a pesquisa gera-se uma produção de conhecimento por meio da investigação cientifica que sistematiza a profissão deixando-a com a realidade, construindo um caminho concreto para chegar a respostas exatas.

A pesquisa científica está presente na maioria das profissões da atualidade no qual se potencializa o conhecimento adquirido com a pesquisa para melhor entendimento da espécie humana e suas relações.

As ciências sociais tem uma dificuldade de se afirmarem como ciência moderna pela falta de apresentação de respostas pratica dessa forma algumas ciências sociais como a história, a economia e a sociologia apesar de terem o mesmo ponto de partida não se comunicam entre si causando em afastamento das partes. Nesse contexto as ciências sociais são deixadas em segundo plano por não conseguirem obtiverem os resultados encontrados durante a pesquisa.

A pesquisa está muito presente dentro da Universidade encontramos um número alto de pesquisas de várias áreas, pois são utilizadas para a obtenção de seus títulos de mestres, doutores etc. Apesar de não conhecermos o verdadeiro objetivo da pesquisa dentro da Universidade sabemos que ela é muito importante para que possa-se repassar o conhecimento adquirida adiante.

A observação da realidade social não é apenas para satisfazer a curiosidade do observador ela é importante para que as demais pessoas entenderem os motivos e como a sociedade vivia antigamente, já o assistente social tem a função de trazer melhorias para a vida das pessoas e entender o que se pode ser feito para a obtenção de melhores formas de interagir com o meio.

A sociedade precisa de respostas para os problemas econômicos, políticos, sociais e culturais e o Serviço Social auxilia as ciências sociais na investigação desses problemas, a partir da investigação os pesquisadores se focam em algumas questões para assim criar teorias explicando tais fatos. O que acontece na maioria dos casos é um idealismo nessas teorias, leis, modelos que acaba deslocando o objetivo inicial da investigação e fazem com que a pesquisa seja abstrata da realidade social.

Neste momento encontramos um distanciamento entre o pesquisador e o objeto de estudo causando uma falta de rigor na pesquisa porque muitas vezes o pesquisador não está preparado o suficiente ou não consiga visualizar a objetividade que a pesquisa requer.

O assistente social tem que averiguar sobre o real objetivo que questão social estuda e que posteriormente consiga teorias que possa ser repassada como conhecimento para as pessoas envolvidas. O assistente social deve levar consigo durante a pesquisa as seguintes características entre elas a paciência, criatividade, audácia, mas principalmente a ética para que se obtenham resultados plausíveis não só para adquirir títulos dentro da Universidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (227.6 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com