TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e serviço social

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 10

 

A        tps psicologia e serviço social II

INTRODUÇÃO

A partir de uma perspectiva crítica percebe-se claramente no filme Tropa de Elite a violação dos direitos humanos. Regras existentes na polícia como parte do governo se fazem necessário para que haja mudanças com relação à atitude tomada por eles. Tem que haver uma cumplicidade entre o governo e a polícia para que possam junto encontrar soluções para a sociedade, sendo de uma maneira que não venham com isso tirar proveito próprio; revela-se que apesar de existirem diferentes organizações policiais no Brasil, a questão de como os policiais lida com os cidadãos pobres e marginalizados traz à tona uma característica comum a todas elas: o abuso do poder e do uso de agressão física como forma de eliminar um “inimigo”. Conduta adotada também pelos traficantes que dominam as comunidades. O filme apresenta inicialmente a polícia militar convencional carioca que está tomada pela corrupção. Dinheiro vindo das propinas que ganham pela venda de armas aos traficantes. Mas também mostra o BOPE, tropa de elite da polícia militar, que faz parte dela, mas que na prática é completamente diferente. Ele foi criado para intervir quando a polícia convencional, não consegue dar conta do serviço.
Além de fazer uma crítica à corrupção da polícia carioca, este filme também mostra a hipocrisia da classe média, representada por estudantes universitários que fazem trabalhos em ONGs nas favelas. Eles criticam a violência policial, mas, no enredo do filme que não está longe da realidade da sociedade, estes mesmos estudantes, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas e na própria universidade e assim favorecendo a violência urbana. A cultura cria o que é proibido socialmente (criminoso, louco) e o rejeita definindo uma fronteira para além da qual tudo é transgressão.

O QUE É CULTURA?

           Cultura significa “cultivar”, por exemplo: cultivar a lei, a moral, o conhecimento, crenças os costumes e todos os hábitos e aptidões.

           A cultura pode também ser definida em ciências sociais, como um conjunto de comportamentos, ideias, símbolos e práticas sociais.

           Cada país possui uma cultura diferenciada dos outros, mesmo sendo ela influenciada por vários fatores.

            Também pode ser definido como conjuntos concretos ou das estruturas sociais, das manifestações intelectuais, artísticas, enfim, cultura é um conjunto de conhecimento adquirido, características humanas que não são inatos, que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre os indivíduos em sociedade e tudo aquilo produzido pela humanidade seja no plano concreto ou imaterial.

QUAIS SÃO AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME?

            O filme Tropa de Elite abrange uma imensidão de manifestações culturais como, por exemplo: a trilha sonora que é praticamente completo no ritmo FUNK, exibição de variadas armas, corrupção e tráfico de drogas que retrata outra realidade da humanidade no convívio social, a rebelião dentro da cadeia fictícia retratado no filme também é uma forma de manifestação cultural. Ainda tendo a cultura militar, a cultura da favela como ponto quase central da história relatada no filme Tropa de Elite.

CONFLITOS SOCIAIS PRESENTES NO FILME TROPA DE ELITE:

 1º Violação dos direitos humanos.
2º Segurança pública e as relações entre criminalidade e poder público.
Por que o serviço social é importante na resolução de conflitos sociais?
A sua intervenção consiste na promoção dos direitos humanos, agindo como mediador, com o objetivo de capacitar o indivíduo para a ação no que respeita ao seu próprio percurso de vida. A intervenção do Serviço Social é baseada em conhecimentos teórico-científicos, métodos e técnicas próprias para ação que desenvolve.
A intervenção do Serviço Social partiu de uma prática baseada no princípio da satisfação das necessidades humanas e, ao longo dos anos, tem-se sentido uma grande necessidade de aprofundar conceitos e teorias sobre as práticas de intervenção.
O campo de intervenção dos Assistentes Sociais pode ser entendido como “um espaço relacional, na medida em que se estrutura e se corporifica através da comunicação e da participação dos elementos que compõem o campo, diremos que um dos aspectos essenciais que nos interessa perceber é a rede de relações que se estabelece entre os diferentes protagonistas que integram esse campo de intervenção” (Andrade, 2001:1964). Ainda na perspectiva desta autora, o profissional de Serviço Social realiza o movimento de passagem da exclusão para a inclusão.
O processo de intervenção não se modeliza num conjunto de passos preestabelecidos. Este exige uma profunda capacidade teórica para estabelecer os pressupostos da ação e uma capacidade analítica para entender e explicar as particularidades das conjunturas e situações. Igualmente importante é a capacidade de propor alternativas com a participação dos sujeitos, em que se correlacionam as “forças sociais”, atuando numa correlação particular de forças, de forma institucionalizada, na mediação “fragilização-exclusão/fortalecimento.
A psicologia pode auxiliar em situações de conflitos sociais? A mediação, utilizando técnicas da Psicologia, em especial das Psicoterapias, tais como a sumarização positiva, o resumo e o enquadre, amplia e torna mais compreensíveis as diversas mensagens e mostra a importância da escuta não nervosa, da interpretação do que está por detrás do discurso, da linguagem corporal etc. Ocorre que justamente as variáveis psicológicas do conflito familiar tornam esse tipo de mediação o mais complexo, pois envolve, como mencionado, além de aspectos objetivos, aspectos emocionais e inconscientes. Nessa linha de raciocínio, muito embora ainda prevaleça em nossa cultura o paradigma disjuntivo do ganhar-perder, cuja lógica binária e determinista limita opções possíveis, o contexto de interação social contemporâneo vem propiciando, a criação de novos ramos do conhecimento científico e de novas perspectivas relativamente às ciências, o que exige meios tecnológicos apropriados para o fomento de métodos inovadores de resolução de conflitos. A mediação é um desses métodos.

De acordo com as ideias do texto, por que podemos avaliar que os policiais do BOPE retratado no filme podem ser considerados como um grupo?
O BOPE é uma Unidade que busca em todas as missões superar-se, pois conta com homens voluntários dedicados, tecnicamente preparados e imbuídos do propósito de bem servir no objetivo de solucionar problemas que policiais comuns não conseguem. Dessa forma o BOPE é considerado sim como um grupo.
Como pode ser caracterizado este grupo (primário funcional ou estrutural)? Justifique sua resposta.
TIPOS DE GRUPOS: PRIMÁRIOS, FUNCIONAIS E ESTRUTURAIS.  Nos grupos primários o produto das relações sociais (o 'fazer' social) é a satisfação das necessidades básicas da pessoa e a formação de sua identidade. Deste modo, o que caracteriza o grupo primário são os vínculos interpessoais (identidade), as características pessoais (poder) e a satisfação de necessidades pessoais (atividade grupal). Martín-Baró acrescenta que muitas vezes confunde-se pequeno grupo como sinônimo de grupo primário. Na verdade nem todo grupo pequeno é um grupo primário. Basta darmos uma pequena olhada na maioria dos grupos formados na sociedade atual para verificarmos que de fato a maior parte deles não se caracteriza como primário, pois se centra fundamentalmente em aspectos pontuais e parciais da vida de seus participantes.  Os grupos funcionais são aqueles que correspondem à divisão do trabalho no interior de um determinado sistema social. Trata-se, por conseguinte, de pessoas que cumprem a mesma função com respeito a um sistema, pessoas que têm os mesmos papéis e ocupam uma posição equivalente. O poder dos grupos funcionais enquanto tais dependem do valor ou importância que o seu trabalho tenha em uma sociedade.
A maioria dos pequenos grupos existente na sociedade caracteriza-se na verdade, como grupo funcional, pois sua identidade é construída pelo papel social que o indivíduo desempenha, sendo o poder centrado geralmente na capacitação e na ocupação social de seus membros, tendo, portanto, como eixo de sua atividade grupal a satisfação de necessidades sistêmicas e não pessoais como ocorre no grupo primário.
A partir dessa definição verificamos que uma característica básica dos grupos funcionais é que eles referem-se apenas a aspectos parciais da vida de seus membros, o que pode produzir em algumas situações conflitos entre os diferentes papéis que desempenham os indivíduos participantes desses grupos.
O último tipo de grupo apresentado por Martín-Baró é o grupo estrutural que é caracterizado por: comunidade de interesses objetivos (identidade), controle dos meios de produção (poder) e satisfação de interesses de grandes grupos e classes (atividade grupal). Embora o autor remeta a questão dos interesses de grandes grupos e classes sociais como característica da atividade do grupo estrutural, é importante relembrar que o antagonismo das classes sociais, é estruturador da sociedade capitalista contemporânea, e se expressa de modo mais ou menos intenso e explícito em todo e qualquer grupo, mesmo nos grupos primários, cuja organização se realiza a partir de necessidades pessoais. Esta divisão em classes sociais é de tal profundidade que influi em todas as relações humanas que se produzem no interior da sociedade. Neste sentido se afirma que as relações determinadas pela diferenciação em classes sociais são relações estruturais, já que têm a força de estruturar os esquemas fundamentais da convivência humana . (MARTÍN-BARÓ, 1997:76)
Assim, "relações primárias, funcionais e estruturais não são excludentes, senão que expressam distintos níveis do mesmo processo social", processo complexo que implica múltiplos níveis de determinação. Embora a classe social se constitua no nível mais básico de determinação, não significa que seja o nível mais imediato.
            O BOPE é caracterizado como um grupo funcional porque pratica o ato da ação, impondo a ordem, já que faz parte da jurisdição, trata-se do agrupamento de pessoas com base em suas habilidades e conhecimentos ou na utilização de recursos similares para aumentar a efetividade da organização no alcance de seu principal objetivo. Assim vão aumentando as habilidades e o conhecimento da organização.
Como se apresentam as relações de poder no grupo de policiais do BOPE? Exemplificar sua resposta, descrevendo uma cena do filme.
             Esse grupo impõe superioridade em suas relações de poder contra a marginalidade, a corrupção e diante da própria corporação. Para o BOPE, as surras servem para duas coisas. Primeiro, dissuadir soldados pouco determinados. “A Semana do Inferno visa separar o joio do trigo”, diz o tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto, que foi comandante do batalhão. Segundo, para que eles percam noções de hierarquia, conforto e humilhação, mantendo a sobriedade em situações- limite. A experiência de dar ou levar um soco na cara deixa de ter o significado que tem para pessoas comuns. Em uma cena do filme ocorre um protesto onde jovens universitários criticam a violência policial, estes mesmos estudantes realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas e na própria faculdade e ainda assim fazem o discurso falso moralista isso deixa o colega de sala que é do BOPE indignado, ele age com violência e parte para cima revoltado com a morte do seu amigo que foi um bom policial e em nome da sua autoestima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com