TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  1/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.730 Palavras (27 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 27

TÍTULO (Qualidade de Vida no Trabalho)


RESUMO

Taylor em seu estudo de tempos e movimentos transformou o cenário industrial, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade eficiente. Mas a Administração Científica tem uma abordagem mecanicista e uma visão microscópica referente à administração de pessoas. Onde ficam as pessoas e suas características pessoais nessa abordagem? A Administração de Recursos Humanos ou ARH vem ganhando cada vez mais destaque nas organizações, por justamente cuidar daquilo que é à base de tudo: as pessoas. Porém existe um paradoxo, pois muito se fala em capital intelectual, como principal ativo das organizações, mas pouco entendida e praticada por elas, que acabam não valorizando e perdendo seus colaboradores. Esse estudo de caso com uma pesquisa bibliográfica vem ajudar a construir e manter uma boa relação entre os colaboradores e também entre, colaboradores e empresa, já que é um papel importante a assumir, pois assim é possível captar e desenvolver talentos em prol dos objetivos.

PALAVRAS CHAVE: Pessoas; motivação; comprometimento.

INTRODUÇÃO

        O tema central do presente artigo tem a finalidade de descrever a estrutura de uma empresa e as relações com seu código de conduta, programa de qualidade de vida, gestão de folha de pagamento, benefícios oferecidos e seus sindicatos.

Nesse sentido apresenta-se um estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental e entrevista com gestores da empresa Cometa Azul Supermercados SA. Esse procedimento de pesquisa permite que seja respondida a seguinte pergunta relacionada ao tema central: Existem relações entre a estrutura da organização com seu programa de qualidade de vida, benefícios oferecidos e seu sindicato?  

Esta questão tem desdobramentos importantes, pois permite investigar a estrutura organizacional, os programas de qualidade de vida e benefícios oferecidos, bem como as relações sindicais da empresa.

Com base na pergunta central foram definidos os objetivos desse trabalho, sendo o objetivo geral, descrever as relações existentes entre a estrutura da empresa, seu programa de qualidade de vida, pacotes de benefícios oferecidos e sindicato que a representa.

Para que sejam demonstradas as etapas a serem cumpridas e, a fim de que o objetivo geral seja cumprido, os objetivos específicos delimitam-se em apresentar a estrutura, processos da empresa e seu sistema de folha de pagamento; compreender como é seu programa de qualidade de vida no trabalho bem como o modelo de pacote de benefícios; entender as relações sindicais e propor sugestões de melhorias em todos os aspectos pesquisados.

        A análise dos dados coletados no estudo de caso é elaborada com base nos seguintes conceitos: estrutura organizacional, qualidade de vida no trabalho, folha de pagamento, benefícios e relações sindicais.

        Sabe-se que as organizações existem por uma razão, por isso elas traçam metas e objetivos para serem alcançados, gerarem lucros, executarem um papel diante a sociedade e claro, se manterem, obtendo sucesso em seus negócios. Para isso se utilizam de estratégias. Mas é necessário adotar alguns métodos para esse planejamento e conduzir pessoas à sua realização. É então, na forma de gerir as pessoas, que se inicia todo o processo da empresa. Se essa parte falhar, dará uma abertura para que o restante funcione com deficiência, por isso é preciso ter pessoas, engajadas, treinadas e motivadas para darem o melhor de si e obter resultados para a empresa.

Muito se tem falado ultimamente em capital intelectual e na valorização deste, mas, nem sempre os gestores e o departamento de RH tiveram essa preocupação com as pessoas que integram a organização. Pois antigamente as pessoas eram tratadas como máquinas e assim se pensava que poderiam ser substituídas facilmente, já que os gestores, ou melhor, chefes da época queriam produção em massa e em tempo cada vez menor.

Pois bem, uma organização é como um corpo humano, onde as pessoas são como os órgãos que o compõem, e estas têm que estar alinhadas e trabalhando em conjunto para o bom funcionamento do todo. As pessoas contribuem para aumentar ou reduzir as forças e as fraquezas de uma organização, assim como também podem conduzi-las ao sucesso ou ao fracasso, dependendo da forma e qual o grau de importância com que são tratadas. Então, é melhor tratá-las como fonte de sucesso.

O capital intelectual é tão importante que ele é considerado sim um ativo da empresa, é classificado como um ativo intangível (pois não é mensurável, não se pode tocar ou pegar, mas tem grande relevância para a empresa). Ainda é um desafio incorporar esse capital dentro das análises demonstrativas e também dos relatórios contábeis, mas é um capital que tem grande valor para uma organização por fazer parte de seu goodwill, já que dentro desse capital existem variáveis como: marcas, patentes, design, liderança tecnológica, carteira de clientes e sua lealdade, tecnologia da informação, treinamento de funcionários, indicadores de qualidade, relacionamento com fornecedores, desenvolvimento de novos produtos, etc. E tudo isso mais uma vez, planejado, organizado dirigido e controlado por pessoas que fazem acontecer.

Esse estudo é para entender de como cuidar desse capital, para motivar as pessoas e conduzir a organização ao sucesso.

Por isso a escolha das três palavras chaves: pessoas, motivação e comprometimento. Cuidar e preparar pessoas para que tenham motivação no ambiente de trabalho e comprometimento com a organização, ajudando-a alcançar os objetivos propostos.

O artigo se estrutura em quatro capítulos, a saber: capítulo 1 – Revisão bibliográfica, quando são apresentados os conceitos que embasam a pesquisa; capítulo 2 – Metodologia, onde é apresentado o procedimento metodológico, caracterizado o objeto de estudo e apresentada a forma de análise dos dados coletados. No capítulo 3 – Resultados e discussão são apresentados e discutidos os aspectos levantados no estudo de caso sobre a estrutura organizacional, qualidade de vida no trabalho, folha de pagamento, benefícios e relações sindicais, com uma análise feita à luz dos conceitos apresentados no referencial teórico. Finalmente, o capítulo 4 – Conclusão, no qual é retomada e respondida à questão de pesquisa e, também são indicadas limitações do estudo, além de sugerir caminhos futuros para outras pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (304.2 Kb)   docx (69.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com