TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“A Questão Social no Capitalismo”

Por:   •  18/8/2016  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 4

A questão social sucede das relações sociais capitalistas, que expressam as desigualdades sociais; para o seu enfrentamento faz-se necessário a presença coletiva dos trabalhadores, a responsabilidade do Estado, a esperança, o enfrentamento na defesa dos direitos humanos e sociais, forças políticas e fôlego acadêmico para o ordenamento capitalista e assim fazer frente às desigualdades sociais.

Na sociedade capitalista o trabalhador que vende a sua força de trabalho, ou seja, este é trabalhador assalariado, que possui um caráter social, sendo este o produto dessa relação. A pobreza é sinalizada pela própria produção, ou seja, é reflexo da má distribuição dos meios de produzidos.

A questão social foi conhecida publicamente como uma urgência da classe trabalhadora por meio das lutas, para conquistar o direito dos trabalhadores. As respostas à questão social que passam a ser concentradas para construções aceitáveis do mercado e organizações privadas; documento assim, que a questão social solicita a predominância das necessidades da sociedade, de é de responsabilidade do Estado ofertar políticas sociais voltadas para a maioria.

Atualmente a questão social passa a ser conhecida como objeto de um processo violento de criminalização, atingindo apenas as minorias. E a questão social sendo tratada de forma naturalizada pela política assistencial, sendo elas focalizadas e de forma repressiva, forma, portanto uma renovação da velha questão social.

A apresentação sobre o tema trata as relações entre questão social e o Serviço Social, e ao assunto a ser ampliado considera a questão social, que no passado era vista como ameaça à ordem instituída, dependente das formas assumidas pelo trabalho e pelo Estado na sociedade burguesa, e não um acontecimento típico do esgotamento do acréscimo capitalista.

Neste contexto, são constituídos vários projetos sociais para o enfrentamento da questão social, estimuladas pela democracia e controle popular, como uma forma de gestão politizada e participativa.

Salientamos que existem importantes espaços aos assistentes sociais, como os conselhos de direitos, onde requer táticas comuns em um campo democrático em conjunto a sociedade civil, fortalecendo os sujeitos, os direitos sociais e a necessidade de se organizar em defesa dos direitos.

O profissional tende ver a importância da criação de pesquisas e projetos que contribuam para o conhecimento do trabalho e do modo de vida, uma bagagem sobre as expressões da questão social nos diversos espaços onde o profissional atua, impulsionando a consciência crítica e cultural, publica e democrática.

Em nome da teoria de Marxista, vários profissionais discutem o trabalho enquanto valor de uso, enquanto atividade produtiva útil. Refletir o trabalho e a questão social na sociedade capitalista vislumbra alcançar toda sua historicidade; sendo que nesta sociedade, a mercadoria é caráter dominante e categórico de produtos, já a mais valia é a finalidade direta que move a produção.

A questão social refere-se ao conjunto de demonstrações das diferenças sociais, expressa diversidades econômicas, políticas e culturais entre as classes sociais. As propostas imediatas para enfrentar a questão social no país, modernizam o amparo focalizado, correndo o risco de perder a grandeza coletiva e liberando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com