TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Saúde do Idoso

Por:   •  18/6/2021  •  Resenha  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL EM SAÚDE - CIES[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

INTRODUÇÃO

Idosos que vivem em abrigos relatam sobre seu dia a dia, sobre as tristezas, a fé e os sonhos que possuem, além de deixar conselhos para os jovens.

O envelhecimento humano é caracterizado por um processo de inúmeras transformações sendo elas físicas, emocionais e sociais. Proporciona a reflexão sobre o processo de envelhecimento humano e que mudanças constantes irão existir com o passar do tempo, além de relatar sobre causas e consequências do abandono os idosos.

 Os idosos institucionalizados são aquelas pessoas que atingiram a idade de 60 anos que de acordo com a legislação residem em instituições de longa permanência, visando estabelecer vínculos sociais.

 


resenha

Resenha 1 vídeo: A vida dos idosos em abrigos

O vídeo “A vida dos idosos em abrigos” foi dirigido e produzido por Sergio Galdino relata o dia a dia dos idosos que moram no Lar dos Velhinhos Maria Madalena.

O depoimento de cinco idosos que vieram de lugares distintos que vivem no abrigo contam como é seu dia a dia, relatam sobre as tristezas, a fé e os sonhos que possuem, além de deixar conselhos para os jovens.

Com os depoimentos é possível observar que o abrigo Lar dos Velhinhos Maria Madalena dispõe aos que lá residem uma vida social agradável, pois contam que no dia a dia acordam cedo, tomam café da manhã e cada um busca fazer algo que agrade, uns vão assistir televisão, outros cuidam de hortas, fazem caminhadas, pinturas, leem livros, exercem diversas atividades. Os idosos valorizam o abrigo, contam que os funcionários cuidam muito bem dos internos, demonstrando cuidados, carinho, afeto, preocupação e responsabilidade. Eles relatam que alguns possuem parentes e outros não tem mais um ente familiar, porém todos recebem visitas, seja da família ou apenas amigos.  Mencionam sobre as lembranças alguns fatos que aconteceram ao longo de suas vidas, sobre as tristezas que na grande maioria foi a perda de um ente querido, eles têm uma fé imensurável, contam dos sonhos que tinham e deixam conselhos para os jovens.

O documentário é muito interessante, pois retrata a realidade de muitas pessoas deixando a mensagem que este pode ser o destino de muitos quando atingirem uma certa idade e que eventualmente possa ser a melhor solução de moradia, buscando continuar com uma vida social em vez de ficar sozinho e desamparado, foi realizado no Lar dos Velhinhos Maria Madalena, situado no Núcleo Bandeirante, cidade satélite do Distrito Federal. A instituição foi fundada em 1980 e abriga por volta de 95 idosos ofertando além da alimentação e moradia, atendimento profissional da área da saúde e psicólogos. O Lar Maria Madalena é o cenário deste documentário, que conta com a participação de cinco idosos: Vicente Virgílio da Rocha, Jorgina Gonçalves da Conceição, Josefa Ramos de Oliveira, Guiomar Soares da Silva e Maria das Dores da Conceição Andrade.

Resenha 2 vídeo: Documentário: Abandono aos idosos – uma realidade despercebida

O vídeo “Documentário: Abandono aos idosos - uma realidade despercebida” foi realizado através do Projeto Experimental em Comunicação pelos acadêmicos Diego Becker e Suelen Eskelsen, da turma de jornalismo da Faculdade Ibes Sociesc, em Blumenau, Santa Catarina, relatando sobre o abando tanto biológico quanto psicológico aos idosos.

O depoimento de quatro pessoas em relação ao abandono dos idosos falam sobre causas e consequências de tais atos.

Um dos depoimentos deixa claro que existem dois tipos de envelhecimento: o processo biológico é um processo gradativo, que causa  alterações nas funções do organismo, fazendo com que a pessoa diminua sua capacidade de adaptação ao meio ambiente e torna cada vez mais vulnerável às doenças e o envelhecimento psicológico que conta com a preocupação, seja ela sobre rugas ou doenças e também a busca no autoconhecimento. A diminuição de limites e capacidade funcional vai diminuindo ao longo da vida, a definição de saúde pela Organização Mundial da Saúde é o bem-estar físico, psíquico, social e não apenas a ausência de afecções e enfermidades. Com o envelhecimento as habilidades vão se perdendo gradualmente mesmo tendo uma extensa experiência de vida. O abandono deixa os idosos imersos numa tristeza, existe duas formas de abandono ao idoso: material que é desamparar o idoso que não tem condições financeiras de se sustentar e o abandono afetivo que consiste na falta de carinho, atenção, assistência. A pessoa abandonada adquiri uma série de doenças, entre elas está a depressão que pouco se fala, porém existe uma grande quantidade e a ansiedade, sem contar as que não conseguem viver com qualidade de vida. As punições previstas pelo abandono do idoso no âmbito criminal o estatuto prevê uma pena de 6 meses a 3 anos de reclusão. Relata também sobre a conscientização que vale lembrar que os jovens um dia chegarão na fase idosa e que não esqueça da dedicação à família, de ter um diálogo e a valorização das experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com