TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Por:   •  15/9/2020  •  Resenha  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 5

               [pic 1][pic 2][pic 3]

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Secretaria de Estado de Saúde

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS

Escola Superior em Ciências da Saúde – ESCS

Programa de Residência Multiprofissional

Saúde do Adulto e do Idos

ALICE SILVA

REGIS PEREIRA ANDRADE

RESENHA CRÍTICA SOBRE ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE ABANDONO, ABUSO E VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

BRASÍLIA – DF

2020

ALICE SILVA

REGIS PEREIRA ANDRADE

RESENHA CRÍTICA SOBRE ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE ABANDONO, ABUSO E VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

Resenha apresentada para a disciplina do Eixo transversal Sul da turma R1s do Programa de Residência em saúde do Adulto e do Idoso, da FEPECS – Fundação de Ensino e Pesquisa em Saúde

Tutora Enfermeira: Maria José Batista

BRASÍLIA – DF

2020

Resenha: LOPES, Emmanuel Dias e Sousa et al. Maus-tratos a idosos no Brasil: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 21, n. 5, p. 628-638, 2018.

O artigo foi escrito por estudantes de pós-graduação e do programa de residência de uma Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, uns na área de gerontologia e outros do programa de residência multiprofissional em saúde do adulto e do idoso. O objetivo do artigo foi uma realização de uma revisão integrativa da literatura sobre o conhecimento científico produzido no Brasil, nos anos de 2013 a 2017, enfatizando a ocorrência de maus-tratos contra os idosos. O método de pesquisa dos autores foi feito a partir do levantamento bibliográfico realizado através de publicações indexadas na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS); Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS) e Portal de Periódicos CAPES (CAPES). Foi aplicado o instrumento de coleta de dados, elaborado pelos próprios autores, que conseguiu abranger características relevantes para sua pesquisa como: ano de publicação, principais periódicos, delineamento de pesquisa, temas abordados, principais áreas de conhecimento e amostragem que levou a executar uma pesquisa dentro dos padrões desejados.

Em relação os resultados, foram analisadas 28 publicações. Os principais tipos de violência evidenciados foram: psicológica (28%), física (28%), não especificou (16%), financeira (12%), autoabandono (8%), negligência e violência verbal (4%), sendo o principal gênero da vítima do sexo feminino (64%), não especificou o gênero (28%) e do sexo masculino (8%). Dessa forma, os autores concluíram que as principais violências sofridas foram à psicológica juntamente com a física, sendo as idosas as principais vítimas. O principal local de ocorrência de maus-tratos foi na própria residência.

A obra trata de um assunto muito importante, que aborda a longevidade como sendo considerada uma das maiores conquistas da atualidade. Sobretudo, o significativo aumento da população de idosos na sociedade brasileira leva ao surgimento de novos desafios, principalmente na formulação de políticas públicas e de ações de promoção e prevenção à saúde.  É possível ver os problemas evidenciandos um novo cenário, como os maus-tratos a esse publico da terceira idade vem crescendo exageradamente nos últimos anos e já sendo reconhecido como um problema de saúde pública, pois cada dia só aumenta o número de denuncia, segundo a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Em relação à violência e maus-tratos, os idosos são uma parcela da população que apresenta riscos em função de sua maior fragilidade e dependência, imposta pelas limitações física, cognitiva e social. As questões culturais também podem contribuir para que haja violência, em especial no ambiente doméstico, no qual o idoso as vezes é desvalorizado, considerado um peso, visto como uma pessoa inútil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza a definição de violência contra idosos como sendo qualquer ato ou falta de ato, único ou repetido, proposital ou impensado causando danos e sofrimento desnecessário e uma redução de qualidade de vida da pessoa idosa. Sendo que a mesma pode ser praticada dentro ou fora do ambiente doméstico, por algum membro da família ou até mesmo por pessoas que exerçam uma relação de poder sobre a pessoa idosa, como, por exemplo, cuidadores, entre outras. Além disso, costumam-se somar um imaginário social que considera a velhice como decadência. A negligência pode ser entendida como a recusa, omissão ou fracasso, por parte do responsável pela pessoa idosa, em fornecer-lhe os cuidados necessários. Esses tipos de violência são as mais presentes, tanto no espaço doméstico quanto em ambiente institucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (804.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com