TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha da Musica

Por:   •  29/3/2019  •  Resenha  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS T. M. E SESO  III

DOCENTE: EDIANE JORGE

DISCENTE: ELIZA CARVALHO

RESENHA

ABAETETUBA-PA

MARÇO/2019

Em março de 1964, militares contrários ao governo de João Goulart, por meio de um golpe destituíram o então presidente e assumiram o poder. O governo comandado pelas Forças Armadas implantou um regime ditatorial, ou seja, um governo absoluto e autoritário, sem permissão de qualquer tipo de movimento democrático como passeata ou eleição, que durou cerca de, 21 anos. A ditadura restringiu o direito do voto, a participação popular e reprimiu com violência todos os movimentos opositores. Movimentos estes citados na música: Anos de Chumbo - Face da Morte.

Movimento Social dos Trabalhadores - Os trabalhadores foram a principal parcela da população alvo das perseguições políticas e de diversas medidas tomadas pelo governo ditatorial militar, como ataques aos seus órgãos representativos em massa, sistemáticas prisões, torturas, execuções, desaparecimentos, bem como a implantação de uma série de medidas que levaram ao arrocho salarial e à piora das condições de trabalho. 

Movimento Social dos Estudantes / UNE - Nas décadas de 1960 e 1970, o movimento estudantil universitário brasileiro se transformou em um importante foco de mobilização social. Sua força adveio da capacidade de mobilizar expressivos contingentes de estudantes para participarem da vida política do país. A UNE (União Nacional dos Estudantes), com suas reivindicações, protestos e manifestações, o movimento influenciou significativamente os rumos da política nacional.

Francisco Julião - nasceu em 1915, no Engenho Boa Esperança, no agreste pernambucano, advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi um dos grandes responsáveis junto as Ligas Camponesas, movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950.

AI -5 -  o Ato Institucional número 5, foi o quinto decreto emitido pelo governo militar brasileiro (1964-1985), considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar. Escrito pelo ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva, o AI-5 entrou em vigor em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do então presidente Artur da Costa e Silva. O Ato Institucional 5, teve determinações importantes como: a de conceder poder ao Presidente da República para dar recesso a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas (estaduais) e Câmara de vereadores (Municipais); Concedia poder ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados federais, estaduais e vereadores; Suspendia o direito de habeas corpus (em casos de crime político, crimes contra a ordem econômica, segurança nacional e economia popular); Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas, o Ato Intitucional 5 teve fim no ano de 1978, no governo Ernesto Geisel, o AI-5 foi extinto e o habeas corpus restaurado. 

Edson Luiz – Estudante que foi assassinado por policiais militares que invadiram o restaurante Calabouço, no centro do Rio de Janeiro, no dia 28 de março de 1968, durante uma manifestação estudantil. Edson tinha 18 anos e era um dos 300 estudantes que jantavam no local. Os estudantes conseguiram resgatar o corpo de Edson Luís e o carregaram em passeata pelo centro do Rio até as escadarias da Assembleia Legislativa, na Cinelândia, onde foi velado.

MR8 - O Movimento Revolucionário de Oito de outubro (MR-8), foi um dos principais grupos de luta armada durante o período militar no Brasil. composto por ex-membros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e por estudantes universitários, o MR-8 ficou conhecido por empreender expropriações em bancos e o sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick.

Partido Comunista  O Partido Comunista Brasileiro, foi fundado em 25 de março de 1922, com o nome de Partido Comunista do Brasil (PCB). A mudança do nome para Partido Comunista Brasileiro aconteceria quatro décadas mais tarde. Sua intenção era de trazer ao palco da política nacional, representantes e ideais da classe trabalhadora, até então marginalizada politicamente, e seus fundadores, baseados nos princípios do Partido Comunista Soviéticos, acreditavam que o proletariado precisava participar da discussão política no país. A primeira organização política brasileira com propostas marxistas nasceu em Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro, com a realização do congresso fundador e a participação de 73 representantes-militantes. Ao longo de mais de nove décadas, o PCB sofreu intensa perseguição, por atuar maior parte de sua existência clandestinamente.. Por divergências ideológicas, o partido sofreu ainda rupturas, provocando o surgimento de outros grupos esquerdistas e ampliando o leque de representação partidária do chamado proletariado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com