TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DOS TEXTOS: MOTIVAÇÃO / MÚSICA

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DOS TEXTOS: MOTIVAÇÃO / MÚSICA

Atividade programada supervisionada, apresentado à disciplina Psicologia da Educação,

São Paulo

2015

Motivação com Música

A música se faz presente em nosso cotidiano, em tempos antigos usavam as músicas nas escolas apenas para datas comemorativas onde as crianças ensaiavam exaustivamente, com intuito de uma apresentação perfeita, com isso as crianças ficavam esgotadas e as atividades tinham caráter apenas representativo e não qualitativo. O ensino foi reformulado e passou a ter valor, motivacional com isso o aluno desenvolve sua criatividade. Ou seja, a música é usada para estimular o ensino e aprendizado da criança. É um instrumento importante no processo de alfabetização, ela estimula o interesse da criança.

A motivação musical é responsável por uma diversidade de pontos positivos, se usada de forma correta, contribui visivelmente na educação e desenvolvimento infantil.  

Desde o nascimento a voz é a via de acesso para estabelecer contato e determinar quando necessitamos de algo para nossa sobrevivência. O feto houve a voz desde o ventre da mãe, quando o mesmo fica agitado as mães conversam ou cantam e com isso o ser existente dentro de sua barriga acalma, apenas em ouvir a sua voz.
Enfatizar a música possibilita interação com o meio social e cultural, e esta interação contribui com várias habilidades que são: motora, visuais, auditivas e lúdicas.

A música está presente na vida dos seres humanos desde o nascimento, e na criança desenvolve o senso ritmo. O ser humano tem várias maneiras de responder aos estímulos do meio ambiente, e o movimento é uma delas. As crianças apresentam reações e preferencias, contudo ela vai se motivando, pois começa a aprender muito mais e com mais diversão, assim não tornando os estudos algo “chato”, mais algo prazeroso. A música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade, ou seja, a música pode facilitar e o desenvolvimento da criança, trazendo mais atenção para aula, estimulando a criatividade e o movimento do aluno.

A motivação de uma criança em sala de aula pode ser gerada de várias formas, tais como: A realização de uma tarefa escolar depende da interação, das metas pessoais e do modo como aprenderam a pensar, quando encaram diferentes tarefas e dificuldades ligadas às atividades que os professores aplicam em sala de aula. Há alunos cuja motivação está centrada na aprendizagem, há alunos cuja motivação aponta em metas, centradas em seu próprio eu e a outras que sua motivação vem da música, pois quando estudada facilita seu aprendizado. Porém convém ao professor rever seus objetivos para que possa verificar as dificuldades dos tipos de alunos, motivando-os de diferentes maneiras.

Quando deparamos com alunos desmotivados, tendemos a pensar que são desinteressados ou não lhes interessa porque os professores não ensinam ou porque não entendem o conteúdo.  Muitos professores não desistem diante dessa situação e se perguntam o que podem fazer para motivar seus alunos para que eles se interessem pelo que vão lhes ensinar. Assim, utilizam várias técnicas e uma delas a música porque dificilmente criança não goste de música, seja para cantar, dançar ou somente ouvir.

A magia da música nos acompanha desde a infância, ela pode MOTIVAR, encantar, educar, proporcionar alívio, alegria, ela torna a vida do ser mais prazerosa. Nos anos iniciais é essencial, pois o seu alto poder lúdico será um auxílio para a pedagogia e uma porta aberta para uma alfabetização eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com