TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Filme: Música e Silêncio

Por:   •  21/11/2017  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

FALTA SLOGAM DA FAM

VERIFICAR NORMAS DA ABNT PARA RESENHA CRITICA DE FILME

Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.

Curso de Graduação em Pedagogia

Maria do Socorro de Nogueira Silva

Resenha Crítica do Filme: Música e Silêncio

Abaetetuba-PA

Maria do Socorro de Nogueira Silva

Resenha Crítica do Filme: Música e Silêncio

Resenha Crítica apresentada a Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia, como pré-requisito avaliativo da disciplina LIBRAS.

Ministrada pela Msc Kelli Cristina

Abaetetuba-PA

Resenha Crítica

A inclusão é algo que esta inserida nas mais diversas áreas da sociedade, onde vem se aperfeiçoando cada vez mais para receber as pessoas surdas e inseri-la no meio social e no cotidiano escolar.

O filme “Música e Silêncio” vêm abordar as diferenças a partir das vivências e dificuldades encontradas em uma família de pais surdos e filhas ouvintes, onde a filha mais velha sentia-se responsável em ajudar os pais surdos através da língua de sinais. Nessa discussão temática, a minha opinião é que a família é o elemento principal, pois ela deve aceitar a pessoa surda desde a hora que nasce fazendo com que o surdo sinta-se em segurança e não venha ser discriminado. Os principais desafios da vivência do surdo com a família é um fato doloroso para os pais e acaba gerando, não somente sentimentos de tristeza, mas também de ansiedade e insegurança. A família deve aprender línguas de sinais para que o surdo não encontre dificuldades, em adapta-se ao mundo que o rodeia. Muitas das vezes quando a família se depara com essa situação não consegue aceitar, dessa forma, em vez de ajudar se torna uma barreira para o desenvolvimento desse surdo. Com isso age de forma super- protetora excluindo o surdo da sociedade, acreditando que ele não consegue se comunicar trabalhar, assim priva o surdo da sua língua natural a língua de sinais e seu desenvolvimento emocional, social e intelectual. A escola também não está preparada para recebê-los, pois precisa ter interpretes para lhes ajudar e acompanhar nas aulas. Acredito que a maioria da sociedade brasileira é conhecedora da existência da língua de sinais, porém nem todos sabem utilizar ou têm acesso a ela. Na escola o professor precisa ter consciência do seu trabalho com o surdo, precisa vê-lo como capaz e não criar barreiras de preconceitos antes mesmo de ter contato com ele. É preciso que ele seja visto como alguém que pode e deve aprender desde que haja credibilidade, ele deve sentir-se acolhido. O surdo deve aprender tanto o oralismo como a língua de sinais.

Se as escolas não oferecer condições para o desenvolvimento cognitivo da pessoa surda certamente seu futuro dentro da sociedade estará comprometido. São pouquíssimas escolas que possuem professores com o conhecimento na língua de sinais ou interpretes em sala de aula. A sociedade cria situações de exclusão, deixando os surdos à margem das questões sociais tanto políticas como culturais e educacionais. Essas situações de exclusões acontecem porque os surdos não são vistos através das suas potencialidades, mas são encarados como incapazes. É importante a análise do exposto e especialmente aprofundar a reflexão sobre essas questões, porém mais importante ainda é que tal análise e reflexão direcione a mudança na vida prática desse cenário social e educacional de exclusão do surdo na sociedade, pois as dimensões da vida não podem ser abarcadas na teoria, mas na própria práxis da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com