TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA NA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

Daniela de Cassia Agostinho

Marcela Rezende Gonzaga

8° Semestre

A TECNOLOGIA NA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL: Professoras e alunos conectados.

Trabalho apresentado à disciplina de Realidade Social e Questões Contemporâneas, ministrado pela Profª Ma. Juliana Alves Barbosa, do curso de Serviço Social da Universidade de Taubaté.

TAUBATÉ - SP

2020

RESUMO

O isolamento social, causado pela pandemia do Covid-19 mudou a forma de ensino no ano de 2020 e diante deste cenário, saídas emergenciais foram necessárias para que as aulas não fossem perdidas. Suportes remotos de ensino, novas metodologias e tecnologias digitais estão tendo um importante papel a favor do ensino. O trabalho tem como objetivo gerar uma reflexão acera da particularidade do ensino na Universidade de Taubaté, mais precisamente no Departamento de Serviço Social. Buscamos observar dois lados envolvidos no tema, sendo eles os alunos e as professoras, levando em consideração as plataformas digitais, a disponibilidade de tempo e o suporte. Conclui-se que os meios digitais são ferramentas necessárias para a aprendizagem, além de uma nova forma de aproximação entre as partes, sendo necessário um planejamento de ensino e utilização adequada dos recursos.

Palavras Chave: Ensino. Professoras. Alunos. Pandemia.

INTRODUÇÃO

A informação tem hoje um papel fundamental na vida profissional dos assistentes sociais, uma vez que com o mundo globalizado, e as mudanças recorrentes no mercado de trabalho se apresentam para todas as áreas, sendo as politicas de informação, um instrumento de trabalho do profissional da área, sendo a tecnologia e seus recursos, instrumentos que auxiliam na atuação dos profissionais (GOMES, 2026).

A pandemia do novo coronavírus pegou a todos de surpresa, causando uma crise que está longe de acabar, e setores como a economia, educação, segurança, dentre outros, foram amplamente prejudicados. O isolamento social tem como objetivo evitar aglomerações e causar uma desaceleração na transmissão do vírus (Sanar Medicina, 2020).

Quando se trata da Educação, o principal questionamento é como continuar o ensino de forma remota e como agir diante da suspenção das aulas presenciais e nas universidades não é diferente. Professores e alunos se desdobram para driblar as dificuldades que o distanciamento trouxe e entre compromissos pessoais e profissionais, surgem com alternativas que auxiliem no aprendizado.

Se tratando do curso de Serviço Social, o presente trabalho consiste na observação da nova rotina de aulas partindo do pressuposto de que além de professoras universitárias, as docentes do curso são Assistentes Sociais, e com o surgimento desse novo cenário, houve a necessidade de uma adaptação das mesmas as diversas formas de tecnologias.

O tema foi escolhido a partir da indagação feita pelas autoras a respeito do interesse e envolvimento de todas as partes nessa nova realidade vivenciada por todos e a questão trazida para debate é: Como a tecnologia pode auxiliar nas aulas e como pode prejudicar? Qual é a melhor saída para todos os envolvidos?

DESENVOLVIMENTO

A partir da constatação de que a pandemia do COVID-19 pegou a todos de surpresa, gostaríamos de destacar como tema do presente trabalho, a atuação dos profissionais de educação e alunos, mais especificamente as professoras do curso de Serviço Social da Universidade de Taubaté, de onde somos estudantes. Nas universidades houve muitos casos de desistência dos cursos por consequência das dificuldades que a forma de ensino remoto apresenta, e a necessidade de recursos específicos, tornando-se difícil a adequação as aulas.

Segundo Gomes (2016), as políticas de informação surgiram na Europa em meados do século XVIII, o que se deu a partir da criação de bibliotecas e de um sistema nacional para organização destas, mas as leis a respeito do acesso a informação são mais recentes. Ainda segundo a autora, após a criação de sistemas bibliotecários, as tecnologias começaram a incluir as tecnologias da informação e comunicação nesses sistemas e esse debate acerca das tecnologias de informação nos processos de trabalho do Serviço Social não deve ser visto como algo isolado do conjunto das condições históricas e sociais.

A partir disso, é necessário falar também, do uso da tecnologia por parte de professores, que tiveram que incorporar novas formas de ensino às aulas remotas. A internet surgiu como resposta para a maioria das instituições, se tornando um espaço que possibilita a integração entre os envolvidos. Dessa maneira, o foco para o debate será o ensino e a maneira como a tecnologia está sendo usada como aliada durante as aulas remotas, portanto, o tema se insere na política social da Educação, e são inúmeras as contribuições do profissional para a área, que pode intervir e contribuir para o ensino.

O profissional do Serviço Social deve utilizar a tecnologia como instrumento que viabiliza a atuação deste na coleta de dados, gerenciamento de informações e na busca de resultados pretendidos, desta forma, segundo Queiroz (2008) a incorporação da tecnologia pelos profissionais da área poderá levá-los a uma nova forma de atuação. No que diz respeito a educação, para lidar com o ensino remoto, as professoras do curso de Serviço Social precisaram incorporar também na sua prática como docentes, o uso da tecnologia, e suas possibilidades, como redes sociais, plataformas digitais de reuniões, dentre outros.

Se o uso das tecnologias já se tratava de um assunto recorrente para os assistentes sociais, com a pandemia do novo coronavírus, tornou-se ainda mais discutido por todos. Moreira, Henriques e Barros (2020) afirmam que os sistemas educativos foram virtualizados e alteraram a prática profissional das docentes, tanto como educadora, quanto como assistente social, levando essas profissionais a assumirem novos papéis, utilizando meios com os quais não estavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com