TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terra Pode Estar Esfriando

Ensaios: A Terra Pode Estar Esfriando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

A Terra pode estar esfriando

O clima da Terra tem variado naturalmente ao longo de sua existência, seja por força de agentes externos ao sistema, como oscilações da atividade solar e dos parâmetros orbitais, seja por força de agentes internos, como atividade vulcânica e tectônica de placas. Existem evidências, por exemplo, de que o clima esteve mais quente do que o atual entre os anos 800 a 1350 dC – o chamado “Período Quente Medieval”. Naquela época, os vikings colonizaram e praticaram agricultura nas regiões do Norte do Canadá e em uma ilha que foi denominada Groelândia (Terra Verde), que hoje está coberta de gelo.

Entre 1350 e 1850, o clima resfriou, chegando aproximadamente a temperaturas de até 2°C inferiores às de hoje, particularmente na Europa Ocidental. Esse período foi descrito como a “Pequena Era Glacial”. Após 1850, passou a se recuperar, aquecendo-se lentamente, e as temperaturas do ar, próximas da superfície, se elevaram cerca de 0,6°C em média. Portanto, não há dúvidas de que ocorreu um aquecimento global nos últimos 150 anos. A questão que se coloca é se a causa desse aquecimento foi natural ou antropogênica.

Na figura a seguir, é possível observar que, entre 1850 e 1920, a temperatura oscilou em torno de uma média de 0,4°C abaixo da atual. Entre 1925 e 1946, notou-se um forte aquecimento também de 0,4°C. Esse período de aquecimento coincide com a atuação simultânea de dois processos controladores do clima global. Um deles foi o aumento da atividade solar, que intensificou o fluxo de radiação incidente na Terra. O outro foi o aumento da transmissividade atmosférica, resultado de uma atmosfera mais limpa e transparente devido à redução da atividade vulcânica, que foi a menor dos últimos 150 anos no período de 1916 a 1962, de acordo com dados do Carbon Dioxide Information Analysis Center, órgão do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com