TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Trajetória Sócio histórica do Serviço Social no Brasil

Por:   •  17/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  5.501 Palavras (23 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

agradecimentos

Agora, no fim de mais uma etapa da minha vida, apesar das ardas dificuldades cotidianas agradeço incansavelmente  ao Meu Deus, pois lembro perfeitamente de cada detalhe de como ele me fez chegar até aqui, em 2018 eu queria cursa Serviço Social e não podia, passei 3 dias sem dormi, sem saber estava em uma crise de ansiedade, preocupada com o meu futuro, e com um desejo em enorme de estudar e em especial está graduação, no último dia de insônia estava bastante cansada e exausta, e lembrei do texto de Mateus 11:28 que dizia  "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Me ajoelhei e falei com Deus pedindo para ele tirar todo esse fardo que eu estava carregando, já que ele mesmo disse que faria isso em sua palavra, no fim da oração meia envergonhada falei “ Pai se não for pedir de mais me dá uma forcinha para que eu consiga cursar Serviço Social” seguido disso, dormi como uma criança e no dia seguinte acordei feliz por ter dormido tão bem depois de alguns dias de insônia, e em torno das 10h da manhã fui surpreendida com uma ligação, um amigo me falando que eu me encaixava em uma bolsa que eu não sabia da existência, fui ao polo e fiz minha matricula no dia seguinte e fui aprovada,  e nisso mais uma vez vi o cuidado do Senhor para comigo.

Também sou grata a minha família, a minha mae “mainha”, painho, vó, meu digníssimo esposo, meus irmãos e tios, que sempre acreditaram em mim, apoiando e confiando em meu potencial, até quando eu não acreditei que seria capaz de seguir, eles tiveram e ainda tem fé em meus sonhos. Existe muitas outras pessoas que me apoiaram, muitas vezes até sem perceber, com simples palavras; e para concluir esse agradecimento só tenho a dizer “EBENÉZER! - Até aqui nos ajudou o Senhor!

.

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        10

1        BREVE CONTEXTO HISTÓRICO DA SAÚDE E DO SERVIÇO SOCIAL        13

1.1        Trajetória Sócio histórica do Serviço Social no Brasil        13

1.2 Condições de Saúde da População Brasileira antes da Reforma Sanitária.        17

2        SAÚDE E DIREITO SOCIAL        19

REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresenta a análise acerca do Serviço Social No âmbito Hospitalar, devido a abrangência do assunto delimitou-se o escopo desta investigação, e assim sendo optou-se pelo estudo da excrescência laborativa da assistência social e persuasão nas unidades hospitalares; As contribuições do assistente social na saúde não podem ser negadas, portanto não é surpreendente que seja objeto de estudo desta pesquisa.  
              Está pesquisa utilizou-se de pesquisas bibliográficas, refletindo sobre o texto constitucional e as leis esparsas que abordam e resguarda o direito à saúde, assim como outros direitos fundamentais, como referência as atividades desenvolvidas em hospitais de média complexidade na rede de atenção ás urgências.
Propõe-se contribuir com a discussão incipiente acerca das atribuições destes profissionais do Serviço Social, no ponto de vista teórico, por meio de revisão literária.

O estudo foi desenvolvido em três capítulos. No primeiro é feita uma abordagem sobre o a  história da saúde e do Serviço social no Brasil, editar esse treço quando terminar o desenvolvimento.de acordo com o texto legal atual, discorrendo também sobre a evolução história do direito à saúde tanto no Brasil quanto no Mundo
            Ademais, realizou-se uma análise acerca do papel do Estado como garantidor da promoção, proteção e recuperação deste direito social essencial a população, trazendo evoluções no âmbito da saúde realizadas pelo Estado, como a criação do Sistema Único de Saúde, amparado pela Lei 8.80/90

O serviço social começa a se afixar nas ações de saúde no Brasil desde o início da década de 1940, quando ainda estava se instituindo como profissão no país, a maioria dos profissionais vinha dos movimentos católicos, leigos treinados para dar suporte a os atendimentos médicos nas instituições filantrópicas que surgiram no Brasil como a Santa Casa de Misericórdia.

Nessa época o Serviço Social se adentra na saúde como um apoio a atividade médica, apontando para um entendimento sobre a saúde que trouxe os aspectos biopsicossociais, e a elaboração de uma política de saúde centrada na assistência médica hospitalar. (CORREIA, 2005).

Nos anos 60 o Serviço social passa por um processo que chamamos de reconceituação, onde foi feita uma releitura de suas bases ideológicas e de suas práticas, porém o trabalho na saúde permanece não influenciado pelas reflexões feitas na categoria. (KRUGER, 2010).

Somente com o Movimento de Reforma Sanitária que ocorreu na década de 70, junto com a abertura política do país que estava saindo do regime ditatorial a profissão se direciona rumo ao amadurecimento do seu movimento de renovação e passa a contribuir para o desenho da seguridade social no Brasil que está presente na constituição federal de 1988.

Desde a elaboração da referida carta magna de 1988, a Assistência social, saúde e a previdência social passaram a integrar o tripé da seguridade social no Brasil, saúde e assistência passaram a ser vistos como direito do cidadão e dever do estado, se tratava de uma democratização totalmente nova no setor público brasileiro, que nunca foi implementada na sua plenitude, assunto esse que será abordado mais a frente.

O Serviço Social é uma profissão que a identidade é marcadamente historicamente; Seu princípio é a própria realidade social e sua matéria de trabalho são as múltiplas expressões da questão social, o que lhes dá uma forma peculiar de inserção na divisão social e técnica de trabalho. Como profissão de natureza eminentemente interventiva, que atua nas dinâmicas que constituem a vida social, participa do processo global de trabalho e tem, portanto, uma dimensão sócio-histórica.

No atendimento direto aos usuários, trabalham com pessoas fragilizadas que pedem um gesto humano: um olhar, uma palavra, uma escuta atenta, um acolhimento, para que consigam se fortalecer na sua humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com