TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNICID

Por:   •  9/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNICID

Claudia Alexandra da Anunciação da Silva -  RGM:2035407-0



Relatório sobre o Filme
Oliver Twist

São Paulo
2018


          O Filme de Oliver Twist é um dos livros mais famosos de Charles Dickens (1812-70) e o primeiro romance em língua inglesa a ter uma criança como protagonista, causando um grande impacto na sociedade.

           Em uma cidadezinha na Inglaterra uma jovem moça, que foge de casa por causa do seu envolvimento com um homem casado, que resulta em uma gravidez, ela sem saber para onde ir e perto de dar à luz encontra uma casa de trabalho e dá a luz a Oliver naquele lugar, deixando como herança um medalhão para que quando Oliver crescer possa encontrar a sua família.

          Após 6 anos Oliver está trabalhando nessa instituição como ferreiro, e a dona da instituição diz que quando ele completar 12 anos de idade poderia ter o medalhão que sua falecida mãe lhe deu. Após 6 anos Oliver aguarda ansioso para receber o seu medalhão, porem em uma aposto com os meninos da instituição ele e obrigado a pedir mais comida, algo que era proibido na instituição, então Oliver e jogado na rua, ele já cansado dessa vida de escravidão retorna a instituição pega seu medalhão e vai para capital de Londres, na tentativa de encontrar sua família.

          Ao chegar em Londres ele está com fome e tenta roubar uma maça, porem ele encontra o Esperto, um jovem ladrãozinho que acaba ajudando Oliver, lhe apresentando um dos mais procurados bandidos da região o Fagin, um judeu mercenário que ensina crianças a roubar. Porém, Oliver é bondoso demais para levar em consideração o que aquela quadrilha tenta lhe transmitir. Acabam envolvendo-o numa tremenda confusão quando tentam roubar Mr. Brownlow., e a culpa recai toda sobre ele, que nada havia feito senão acompanhá-los por ordens de Fagin, foi a julgamento porem uma linda jovem o inocenta ao relatar que realmente aconteceu, e o leva para casa, deu de comer e vestir a Oliver, ele conta um pouco de sua historia, e reconhece que a senhora  pintada no quadro e a mesma que esta em seu medalhão.

          Então ele retorna a quadrilha para pegar, porem Fagin, vê a oportunidade de fazer um assalto a casa do Mr. Brownlow. que acolheu Oliver, então chama o seu capanga  Bill Sikes para assaltar a casa, esse assalto  quase que custou a vida  de Bill. a jovem reconheceu Oliver e ficou muito triste porem ela tinha fé que Oliver não a roubaria. Nancy (esposa de Bill) arrependida tenta reparar os erros organizando para que o maltratado Oliver possa ser reunido com Mr. Brownlow. Essa atitude de Nancy deixa Bill desconfiado, logo após ele pede para o Esperto lhe contar, oque Nancy esta tramando, e ao ficar sabendo da traição ele da uma lição em Nancy, que infelizmente acaba na morte dela.

          O assassinato é descoberto e começa uma perseguição, perseguido através dos telhados pela policia , Bill é distraído  por Oliver durante sua tentativa de descer por uma corda e pendurado pelos laços da corda em volta do seu pescoço ele cai e acaba tragicamente enforcado. Fagin é condenado pelo tribunal e sofre o mesmo destino. Mr. Brownlow e  a jovem moça presencia tudo, Oliver mostra o medalhão e ele  reconhece a moça que esta no medalhão e a falecida esposa dele, que confirma que tudo que Oliver disse era verdade,  Oliver é adotado e seu amigo Esperto vai preso pelos delitos que cometeu.

         









Estatuto da Criança e do Adolescente

De acordo com o filme, vimos que algumas situações ocorridas não só com Oliver mas com as outras crianças, que vão contra o Estatuto da Criança e do Adolescente.

          Em 1990, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, crianças e adolescentes passaram a ser considerados pessoas. Foi preciso esse pequeno livro, com regras, direitos e deveres, para dispor a respeito de princípios básicos às crianças e adolescentes brasileiros. O estatuto nada mais é que uma constituição que prevê a eles todos os direitos humanos fundamentais, como à educação, ao lazer, à dignidade, à saúde, à convivência familiar e comunitária, aos objetos pessoais.

          O estatuto inovou ao trazer num conjunto de leis próprias do país, os princípios aprovados na Convenção sobre os Direitos da Criança, aprovado e assinado pelo Brasil na ONU em 1989. À época, foi considerado um conjunto de leis progressista, tornando-se referência aos outros países da América Latina ao colocar a infância e adolescência na agenda política nacional, como um assunto urgente a ser tratado e discutido.

         Para o Estatuto, considera-se criança a pessoa de até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela compreendida entre doze e dezoito anos. Entretanto, aplica-se o estatuto, excepcionalmente, às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade, em situações que serão aqui demonstradas.

          A partir do Estatuto, crianças e adolescentes brasileiros, sem distinção de raça, cor ou classe social, passaram a ser reconhecidos como sujeitos de direitos e deveres, considerados como pessoas em desenvolvimento a quem se deve prioridade absoluta do Estado.



                         

                            Analise do Filme conforme as lei do Eca.


Conselho Tutelar
 


          Logo no começo do filme vimos, que mãe de Oliver morre ao dar à luz a ele, conforme a lei Oliver deve estar sobre cuidados do Estado. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes. Por tal razão que a responsabilidade dos pais é enorme no desenvolvimento familiar e dos filhos, cujo objetivo é manter ao máximo a estabilidade emocional, econômica e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com