TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida de John Locke

Por:   •  16/4/2016  •  Artigo  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

        O texto apresentado retrata sucintamente sobre a vida e a obra de John Locke, suas atuações em diversos segmentos, política, educação e a filosofia. Citaremos as obras mais importantes de sua vida e a importância destas para a sociedade naquela época, ressaltando também a influência que suas idéias tiveram nas revoluções e os ganhos obtidos.

        John Locke nasceu em 29 de agosto de 1632 em Wrington (cidade Inglesa), era descendente de uma família de comerciantes, foi um dos primeiros filósofos inglês e ideólogo do liberalismo e do iluminismo, sendo, portanto considerado o protagonista do empirismo. Estudou e lecionou numa das mais renomadas instituições de ensino superior da Inglaterra, a Universidade de Oxford. Locke também foi escritor de economia, pesquisador, secretário de governo e ativista político. Exerceu enorme influência sobre os pensadores de sua época, e também serviu de referência teórica para os líderes das revoluções. Em 1688 suas idéias deram a vitória da Revolução Gloriosa que significou o fim do absolutismo. Faleceu em 28 de outubro de 1704.

        À filosofia de Locke foi fundamentada no respeito ao direito natural do homem, o direito a vida, o direito a liberdade e o direito a propriedade. Uma das principais preocupações de Locke em sua teoria do conhecimento foi à divergência com a doutrina defendida por Descartes, que afirmava a existência de idéias inatas na mente do homem. Locke afirmava que o ser humano nascia sem nenhuma informação, o conhecimento era adquirido através das experiências e da observação, e estes iam formando sua personalidade, todos os homens nasciam bons e iguais, não havia diferenças, a sociedade era a grande responsável pela formação do individuo. Com isso, criticou a Teoria do Direito Divino dos Reis, que foi formulada por Thomas Hobbes, apesar de admitir que o Estado tivesse sua supremacia, mais a soberania estava no povo. Declarou que a vida política é uma invenção humana e independe de questões religiosas. Por isso, acreditava que dentre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o mais importante era o que representava o povo – O Poder Legislativo.

        Em sua vida, ousou em defender a liberdade religiosa, sua atitude era racionalista, mais moderada, tinha respeito pelas diversas religiões, e por isso obteve a oposição da Igreja Católica nas suas idéias. No que dizia respeito à educação, acreditava que todo ser humano nasce igual mais com temperamentos diferentes. Afirmava ser a educação a grande transformadora do mundo. Dizia que o educador tem extrema importância na formação do ser humano, pois o mesmo é o grande responsável pelo desenvolvimento do intelecto do individuo, mesmo diante da liberdade de consciência de cada um.

        Referindo-se as obras, temos que destacar o “Ensaio acerca do Entendimento Humano” (1690), onde desenvolveu sua teoria sobre a natureza e discutiu sobre a teoria do conhecimento, tendo na experiência a fonte do conhecimento, a natureza do ser, Deus e o Mundo. E que foi justamente para garantir seus direitos que os homens criaram o governo, que devia respeitar a vida, a liberdade e a propriedade, o povo podia se revoltar contra o governo que não os respeitasse e não eram obrigados a aceitar decisões impostas. Outra obra foi “Dois tratados sobre o governo” (1689), sendo esta a sua obra mais influente dentre os escritos na filosofia política. Foi no primeiro tratado sobre o governo que Locke fez a critica ao Direito Divino dos reis e no segundo tratado expõe a sua teoria sobre o Estado Liberal e a propriedade privada, tratando da questão da verdadeira origem do poder político. Ressalta o Contrato Social (as leis eram aprovadas por mutuo consentimento) e declara que o mundo natural é o da propriedade comum a todos. Faz-se relevante também destacar a obra “Pensamentos sobre a Educação” (1693), já que Locke mostrava interesse pelos problemas pedagógicos. Abordou que a educação tinha que ter fins práticos, com o objetivo de preparar o individuo para o mundo, ou seja, para a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com