TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação ambiental e o desenvolvimento de um futuro melhor

Por:   •  29/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO DISCURSIVA TG (TRABALHO EM GRUPO)

Profº. Maurício Manzalli

Aluno: Tiago Silva de Freitas

A educação ambiental é um campo do saber, onde o educando começa a perceber e obter conhecimentos a cerca do meio ambiente, estes conhecimentos farão com que o educando se torne sujeito transformador das ações que relacionam homem e meio ambiente.

As questões ambientais vêm ganhando espaço na sociedade atual. O modo de produção em vigor, que consiste em um modelo não-sustentável e auto-destrutivo, no sentido que entende o meio ambiente meramente como um depósito de resíduos

Desta forma, é importante, repensar, que relação é está que se desenvolve entre homem-e-natureza, no sentido de que, os bens não são eternamente duráveis, mas passíveis de extinção, pois, o mau uso dos bens naturais pode resultar em sua não capacidade de regeneração e reprodução material e social, da vida no planeta.

Frente a este quadro anteriormente mencionado. É de suma importância a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares, pois é por meio da educação que pode ser possível transformar o futuro.

Jacobi declara que:

Quando nos referimos à EA, situamo-la num contexto mais amplo, o

da educação para a cidadania, configurando-se como elemento determinante para a consolidação de sujeitos cidadãos. O desafio do fortalecimento da cidadania para a população como um todo, e não para um grupo restrito, concretiza-se a partir da possibilidade de cada pessoa ser portadora de direitos e deveres, e por conta disso, converter-se em ator corresponsável da defesa da qualidade de vida.

(1998, p. 12).

A educação ambiental deve buscar acima de tudo, a solidariedade, a igualdade e o respeito às diferenças. A educação ambiental pressupõe uma mudança de mentalidade, e propõe uma participação individual e coletiva dos cidadãos.

O modo de vida atual não corresponde mais aos nossos anseios e compreensão de mundo e sociedade; por isto é preciso criar novos caminhos, onde a mudança de atitude seja o marco central que intermedeie essa relação do homem com o meio ambiente, criando uma postura de comportamento compatível com o desenvolvimento sustentável.

A educação ambiental nas escolas assume uma função considerável, visto que, crianças bem informadas sobre os problemas ambientais vão se tornar adultas mais preocupadas com o meio ambiente, além do que elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, família e vizinhos.

[...] incluindo a EA na escola pode-se preparar o indivíduo para exercer sua cidadania, possibilitando a ele uma participação efetiva nos processos sociais, culturais, políticos e econômicos relativos à 2011 preservação do “verde no nosso planeta”, que se encontram de certa forma em crise, precisando de recuperação urgente. O início do processo de conscientização, de que o meio ambiente solicita é o entendimento e a reflexão de uma condição básica para a convivência humana. A EA tem muito a contribuir no sentido de construir relações e proporcionar intercâmbios entre as diversas disciplinas. Este intercâmbio depende exclusivamente da vontade dos docentes em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com