TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escola pública como espaço da educação de qualidade

Artigo: A escola pública como espaço da educação de qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Artigo  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

Deu-se a abertura do curso de formação técnica do profuncionário em Gestão Escolar no dia 06 de agosto de 2011 nas dependências do Colégio Estadual Costa Viana , nos dirigimos ao auditorio do colégio e a coordenadora Eliete recebeu a todos com um caloroso bom dia e sejam bem vindos , apresentou uma mensagem de otimismo em slides , em seguida passou as orientações gerais sobre o curso Técnico profuncionário na modalidade a distância, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativas e apoio nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de Educação Básica. A coordenadora apresentou as tutoras que irão trabalhar com as turmas que estão iniciando.

Após o intervalo encaminhamos para a sala de aula , a tutora Andréia …......

se apresentou à turma e inicou o curso com uma dinâmica em dupla ,os temas propostos para trabalho foram, na unidade I “Funcionários das escolas públicas: quem somos nós?

Com a orientação da tutora do curso, foram feitas leituras do tema e discutido em sala,f oi muito interessante estudar esses temas. Gostei muito da forma como o autor trabalha o texto, apresentando alguns personagens, entre eles, a Tia Helena , a bibliotecária da Escola que com sua dedicação transmitia aos alunos o gosto pela leitura, e o inspetor seu Carpino que com sua simplicidade transmitia valores humanos, principalmente amor ao próximo. Aprendemos com esses exemplos que cada funcionário

tem o seu valor dentro das escolas,, é importante que todos cumpram com o seu papel mostrando para os alunos a sua dedicação e carinho em seus afazeres dentro da escola, pois somos previlegiados em fazer parte dessa tarefa tão importante que é educar.

Em nosso segundo encontro no dia 13 de agosto iniciamos o dia com uma oração de agradecimento, em seguida, discutimos sobre a unidade a unidade 2 e 3. A sociedade brasileira vive processos rápidos de mudanças, e as escolas cada vez mais têm de acompanhar, participar e formar cidadãos para lidarem com mudanças, continuidades e rupturas. De nós todos que trabalhamos dentro de instituições escolares, exigem-se novas maneiras de atuarmos como profissionais da educação e, nesta tarefa, sermos educadores e gestores num palco em que tudo acontece muito rápido.Os funcionários das escolas necessitam de formação profissional, os trabalhadores da educação estão sempre em formação para melhor atender os alunos, temos a oportunidades de melhorar os nossos conhecimentos através de cursos profissionalizantes que são oferecidos pelo estado e município.

Estudei também diversas temáticas presentes no ambiente escolar, tais como: a importância dos órgãos colegiados e participação de todos os segmentos da escola;direção, pedagogos, professores e funcionários. A Proposta Pedagógica da escola que deve ser elaborada coletivamente e de forma coerente com o Regimento Escolar, documentos que

fundamentam a vida escolar, a tutora pediu para realizarmos uma entrevista com pessoas que passaram pelo exame de admissão”, uma prova que era realizada antigamente para a promoção do nível primário para o ginásio,, em duplas nossos colegas de sala relataram alguns exemplos de pessoas que passaram pelo exame de admissão., relembramos também as famosas Escolas Normais, o curso propedêutico, (antigo 2ª grau), sendo que alguns colegas , frequentaram o antigo curso propedêutico. Para finalizar a tutora passou no quadro os pratique solicitados para o próximo encontro e e tirou dúvidas também sobre a entrega do memorial .

Unidade 3

A escola pública como espaço da educação de qualidade

Nas unidades III e IV foram propostos os seguintes temas “A escola pública como espaço da educação de qualidade: Constituição e LDB” e “Gênese histórica dos funcionários: religiosos coadjutores, escravos serviçais, subempregos clientelísticos e burocratas administrativos. Reconstruindo identidades”, respectivamente.

Na unidade III fizemos a leitura e discutimos juntamente com a tutora e analisamos

reconstrução histórica da educação desde os remotos tempos da colonização portuguesa, a interação entre portugueses e índios a fundação da primeira escola (elitizada) do Brasil; etc.

Outro aspecto importante a ser lembrado, referente a unidade III, nesta unidade aprendemos muito sobre o devir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com