TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios Da Escola

Casos: Desafios Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Para se pensar em diversidade é preciso conhecer o sujeito e ver qual o seu tipo de cultura, pois a diversidade tem muitos aspectos, tudo começa pela criação do sujeito que vai crescendo e conhecendo seu estilo de vida herdado pelos seus pais, suas experiências e criatividades começam a inserir no momento em que entram na escola e passam a observar que o professor esta ali para ensinar como será seu desenvolvimento intelectual ira começar dali para frente, e percebem muitas vezes que oque viviam não é exatamente o que querem seguir.

2 DESENVOLVIMENTO

O que se tem percebido, é que com uma freqüência cada vez maior, políticas públicas, acordos e documentos nacionais e internacionais vêm evidenciando a necessidade do respeito à diversidade cultural. No entanto, a própria organização social e econômica não possibilita o respeito às diferenças. Pensamos a respeito de diversidade no espaço escolar porque partimos da premissa que discutir tal temática possibilitará compreendê-lo na perspectiva de um olhar que levará em conta as ações de sujeitos sociais que se fazem histórica e socialmente. Na esteira das discussões propostas nas ―Indagações sobre Currículo‖, importa refletir a respeito de como a diversidade tem sido pensada no universo escolar. Problematizar esse espaço, discutir cultura escolar incluindo, sobretudo, uma reflexão a respeito da própria noção que se tem de cultura, na tentativa de compreender como os sujeitos re-significam suas experiências no espaço escolar e como, em uma operação inversa, o espaço escolar tem recebido as experiências múltiplas dos sujeitos que, conforme afirmou Arnt (2004, p. 297), ao passarem pelo portão da escola, adquirem a identidade de estudante perante os olhos do observador, tornando-se membros de uma categoria: ―alunos‖. Vistos dessa forma, ―independente do sexo, da idade, da origem social, das experiências vivenciadas, todos são considerados igualmente alunos, procuram a escola com as mesmas expectativas e necessidades‖ (DAYRELL, 2001, p. 139).

A escola é o primeiro passo para a vida de hoje, a educação escolar tem por todo direito de buscar o conhecimento e colocar em pra tica as normas do cotidiano, dessa forma ajuda o interesse de muitos para quem quiser mudar sua cultura, os jovens percebem que há uma mudança depois de seu ingresso na escola, existe uma nova preocupação do professor em fazer o possível e mostrando uma educação de qualidade respeitando e compreendendo que a educação e o professor que lhes são interessantes nas relações sociais.

O amplo campo da diversidade sociocultural no país, submetido historicamente a praticas homogeneizadoras, geradoras de desigualdades e injustiças sociais, passa a ser valorizada nas políticas publicas e no espaço escolar criando-se novas agendas, compromissos e debates em relação a esta nação. O conhecimento jurídico descreve vários direitos dos índios como diz ROSA HELENA, no texto identidade e diversidade cultural. A constituição federal do Brasil (1988) reconhece o direito dos povos indígenas a uma educação escolar especifica e diferenciada, intercultural e bilíngüe, que respeite seus processos próprios de ensinos e aprendizagem (art 210). No art 231 da referida constituição podemos ler que são reconhecidos aos índios sua organização social , costumes línguas e tradições ,e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam...Fica assim explicitado o direito ao reconhecimento e proteção também de seus bens culturais, o que inclui o direito a uma educação escolar própria ,ou seja,organizada como um sistema especifico,com todas as suas regras ,modelos e definições. Em síntese, os direitos dos índios constituem suas propostas de escola, segundo seus próprios princípios, processos e praticas educativas.

Tentar enfrentar uma desigualdade da cultura é transformar a sociedade, mas é preciso pesquisar muito no dia a dia de modo de pensar e dar mais valor á diversidade cultural seja ela qual for.

Discutir diversidade implica posicionar-se contra os processos de dominação (sejam eles quais forem: educacionais, políticos, econômicos, religiosos). Os currículos e práticas escolares (ação dos educadores) podem caminhar na direção de incorporar uma visão de educação que se aproxime do trato positivo da diversidade humana (cultural e social). A compreensão da diversidade cultural possibilita um amplo diálogo na variedade dos espaços1 sociais em que estamos inseridos. Abordada como ―pluralidade cultural‖, diversas vezes a diversidade aparece somente como um tema que transversaliza o currículo (GOMES, 2008). Segundo a autora, por mais que a diversidade seja um elemento constitutivo do processo de humanização, por mais que esteja presente nas discussões ainda é possível observar uma tendência nas culturas, de um modo geral, de ressaltar como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando estranhamento, e muitas vezes até rejeição em relação ao diferente. A educação ocorre, portanto, nos mais diferentes espaços e situações histórico-sociais, num complexo de experiências, relações e atividades, cujos limites estão fixados pela estrutura material e simbólica da sociedade, em determinado momento histórico. Nesse campo educativo amplo, estão incluídas as instituições (família, escola, igreja, as universidades), assim como também o cotidiano difuso do trabalho, do bairro, do lazer. Na condição de instituição, a escola pode ser pensada como microcosmo de possibilidades que traz, em seu interior marcas da sociedade em que se insere, ou ainda, pode apresentar indícios que possibilite generalizações. Pode-se problematizar o espaço escolar concebendo-o como fonte de análise para a compreensão de mundo dos sujeitos. Que concepções de diversidade são trazidas para o espaço escolar? Qual o papel da escola na configuração de uma educação que vá além da preocupação com a ―preparação para o mercado de trabalho‖. A escola configura se então,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com