TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gestão é uma filosofia no trabalho

Tese: A gestão é uma filosofia no trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

A administração é uma filosofia em ação.

Não como Como  Massa determinada de doutrina,  Visão de mundo,  Sistema de valores,  Como articulação de qualquer epistemologia,  Estética específica  Processo de ação racional,  Atribuição de valores (ética)

Filosofia como um processo de ação racional e atribuição de valores. E por intermédio destes dois fatores, a racionalidade e a ética, que a Administração se torna filosófica.

Existe ainda uma outra maneira pela qual o conjunto de atividades classificado como Administração assume, direta ou indiretamente, uma conotação filosófica. A matéria-prima essencial da Administração está no homem. A natureza humana é o estofo básico das organizações, essas coletividades que buscam metas, nas quais nasce a demanda pelas funções que dão origem à Administração. Assim, a filosofia primitiva do administrador assim como seus pressupostos a respeito do homem e de sua natureza sempre estarão na equação complexa que determina as direções da ação coletiva.

A Administração pode ser concebida como a racionalidade aplicada às relações sociais. Mas, embora seja um domínio para o exercício apropriado da lógica aplicada, seus praticantes introduzem valores e praticam a ética. É por isso que temos interesse pelos aspectos lógicos e de valor da administração filosófica e da filosofia administrativa.

A civilização tem como pedra angular o esforço cooperativo do homem para a concretização do trabalho; esse esforço, em todos os campos da ciência, da organização e em todas as relações sociais, visa ao bem- estar da sociedade. Se nosso bem-estar depende realmente desse esforço cooperativo, a ciência de gerir, de coordenar, de comandar e de dirigir esse esforço é uma ciência presente em todas as atividades humanas.

É por meio da ação humana que damos forma ao pensamento e materializamos o que queremos.

A Administração faz-se presente pela organização da ação do homem, integrando recursos e esforços de forma sistêmica.

A Administração está alicerçada na lógica e na clareza do raciocínio humano; somente assim podemos obter com eficiência o desenvolvimento tecnológico ordenado e rápido, da mesma forma que somente dentro da metodologia científica podemos aplicar métodos dedutivos e indutivos, capazes de dar seqüência, forma e lógica aos experimentos e pensamentos humanos. Hoje, a Administração é comparada com a arquitetura do pensamento lógico-administrativo que nos leva à eficácia técnico- funcional.

A tarefa básica da empresa é fazer coisas, realizar eventos por intermédio das pessoas. Quando falamos em empresa-organização, falamos em Administração não como um sistema direto e pragmático, mas como um corpo de princípios universais que se aplicam a todo tipo de atividade humana.

A Administração é o elemento sintetizador da ampliação da atividade humana e, assim, interage com todas as demais. Assim, não existem sistemas organizacionais desenvolvidos ou subdesenvolvidos.

Existem, isso sim, sistemas organizacionais eficazmente administrados e sistemas mal administrados ou ainda inadministrados.

Pressupomos a história da Administração como iniciada há, aproximadamente, cem anos, quando ocorreu a definitiva separação entre planejamento e execução de trabalho.

A Administração nasce, portanto, como uma formulação intelectual e racional da separação e submissão do trabalho manual ao intelectual, reflexo da dependência do trabalho ao capital. Seguindo o itinerário histórico, inferimos que depois da Segunda Guerra Mundial, e em conseqüência da grandeza de experiências traumáticas e das modificações econômicas e políticas suscitadas pelo conflito, a administração começa a reforçar o seu sistema com conceitos complementares.

UBC UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS Teoria Geral da Administração - A Página: 2 Administração de Empresas Sexta- feira

Prof. José Alexandre Fernandes Locci Material revisado em: fevereiro/06

Antecedentes Históricos do Estudo da Administração.

Administração é uma atividade essencialmente empírica. Ao administrarmos qualquer coisa, seja ela uma empresa, um exército ou nosso próprio tempo, estamos procurando formas de interagir com a realidade que nos cerca, na busca de determinados objetivos.

Para o estudo da Administração, interessa-nos prioritariamente a administração de organizações. Entendemos como organizações sistemas com:

a) objetivos fixos ou metas a cumprir - garantir ganhos para o seu proprietário, prestar serviços médicos à comunidade, preservar a Segurança Nacional, fornecer ajuda espiritual etc.;

b) recursos materiais e não-materiais - dinheiro, instalações, know-how, máquinas, tecnologia etc.;

c) grupos de pessoas cujos esforços são coordenados no sentido de se atingir os objetivos e metas determinadas, utilizando-se dos recursos existentes.

Hospitais,.empresas, sindicatos, fundações, escolas, igrejas, partidos políticos, associações comunitárias, o Exército e o Estado são exemplos de organizações. Em cada uma delas, a Administração tem a função de coordenar pessoas e recursos, com vistas a cumprir seus objetivos e metas. Para cumprir estes objetivos, a Administração deve sempre atuar sobre a realidade circundante.

Se o administrar é construído sempre a partir da realidade que o cerca, podemos afirmar com segurança que diferentes realidades demandarão diferentes formas de se administrar. Em tempo de férias podemos administrar nosso tempo com graus de folga e tolerância muito maiores do que em semanas em que estamos atulhados de trabalho. Da mesma forma, administrar uma empresa no começo do nosso século certamente era uma atividade bastante diferente da prática dos administradores de empresas de hoje.

Todo o conhecimento que possuímos hoje é fruto de uma mecânica cumulativa histórica e social, baseada na eliminação de explicações que deixam de ter validade e na incorporação de outras que passam a ter.

Habilidades de um administrador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com