TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A impotancia da familia na formação Cidadã

Por:   •  30/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE DOM PEDRO II

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Salvador

2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Nome do projeto: A importância da família na formação do cidadão

Período de Elaboração:

Período de Execução:

IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

Nome: Prefeitura Municipal de Simoes Filho

 Secretaria Municipal de Infraestrutura - SEINFRA

CNPJ: 139278270001-97

Endereço: Praça 7 de novembro, 359, Centro, Simões Filho   - Bahia.

Telefone: (71) 3296-8300

Salvador

2014

APRESENTAÇÃO

         O presente Projeto de Intervenção é resultado da vivência de estágio na Prefeitura Municipal de Simões Filho, especificadamente na Secretaria Municipal de Infraestrutura - SEINFRA, que executa o Projeto Habitar Brasil (HBB), através do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC I. tal Projeto atende a comunidade Diácono/Riacho Doce . A proposta almeja fortalecer, por meio da orientação, a família quanto a sua importância para a formação cidadã das crianças e adolescente da comunidade supracitada. Com o intuito de efetivar o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente quanto o direito á convivência familiar e comunitária.

Diante do escopo apresentado, pretende-se desenvolver no Centro Comunitário do Diácono/Riacho Doce um processo de trabalho que contribua para o fortalecimento vínculos entre as crianças, adolescentes e sua família, a fim de que, essa compreenda sua importância na participação na formação cidadã desses agentes.

         Família, desde os estudos de Freud (1895, apud STANDART, 1974) tem sido considerada a base para a formação e desenvolvimento da criança. Freud afirma que os primeiros anos da vida da criança são primordiais para seu desenvolvimento emocional para que assim, se desenvolvam e tornem adultos capazes de resolver problemas e conflitos e de lidar com situações inesperadas.

Considerada como a unidade social mais antiga e mais importante a que se tem notícia, a família possui diversas formatações e funções; é uma instituição milenar que vem garantindo a organização social e a reprodução de costumes e valores. O desenvolvimento da personalidade das crianças e dos jovens em ordem à formação de homens livres e responsáveis, e com sentido de fraternidade e de participação solidária, precisa de um padrão valorativo original, a partir do qual possam, depois, vir a fazer o contraste racional com outros códigos e normas de conduta, aceitando ou rejeitando-os, no permanente processo de integração na sociedade.

Cumpre salientar, que o Projeto será desenvolvido no Centro Comunitário do Diácono/Riacho Doce, comunidade situada no município de Simões Filho BA, que por meio do HBB atende aproximadamente 1500 (um mil e quinhentas) famílias direta e indiretamente.

JUSTIFICATIVA

Constitucionalmente, família é a “comunidade formada por qualquer um dos pais e seus descendentes” (CF/1988).  Contudo, atualmente a família pode ser compreendida como um grupo de pessoas que possuam ou não laços consangüíneos, unidas pela afetividade e solidariedade na qual os vínculos estabelecem condições de reciprocidade e obrigações mútuas. Isto reflete os novos arranjos familiares que se desenrolam na atualidade e implica no compartilhamento de deveres no que tange ao processo de socialização e proteção dos filhos.

        

Entretanto, dentro dessa estrutura societária, as famílias que apresentam vulnerabilidade social, caracterizadas como empobrecidas, tendem a encontrar dificuldades para proteger e educar sua prole. Mesmo investindo em políticas de emprego e renda que viabilizam aquisição de bens, antes não acessados por essas famílias, o Poder Público desenvolve programas, de cunho focalista, objetivando a redução da pobreza. Porém a médio e longo prazo estes contribuem para o aumento das mazelas sociais e manutenção da falsa ideologia positivista de ordem e progresso do país.

        

 Segundo Netto, no sistema capitalista, “a pobreza crescia na razão direta que aumentava a capacidade social de produzir riquezas.” (Netto, 2007, p.153).

A família deve ser a principal responsável pela formação do cidadão, servindo de apoio no processo de adaptação e educação, para viver em sociedade. Uma boa educação no seio familiar, uma boa convivência com os pais, tende a garantir uma base sólida e segura para enfrentar as adversidades, bem como adquirir o amadurecimento social.

         Desta forma, como a educação e os conceitos éticos e morais são fundamentais para um indivíduo com boas relações na sociedade, a família e as relações afetivas são tão importantes quanto para o crescimento integral. Para Abbud, família é, portanto, a unidade básica de crescimento do ser humano. É dela a tarefa crucial de socializar a criança e desenvolver a sua personalidade, configurando o seu percurso intelectual, emocional e social. (ABBUD, et al, 2002).  E no seio da família que se aprende inicialmente como nos portamos perante a sociedade, desde quando criança ate mesmo antes de ir para a escola, pois mesmo na escola onde aprendemos. O papel da família na formação do cidadão. Mas o que é cidadania? Para Dimenstein (1993, p. 17): “é uma palavra usada todos os dias e tem vários sentidos. Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente”. Para se ter um cidadão que exerce seu direito de cidadania tem que se ter uma educação voltada para tal objetivo.

A evidência mostra ser a família a instituição que oferece o melhor quadro emocional e moral para uma criança ou adolescente adquirir esse padrão de referencia original. Salientado o significado primordial da família na formação cidadã do individuo, o Projeto de Intervenção será realizado com o objetivo de orientar as famílias da comunidade Diácono/Riacho sobre a importância da participação da família na formação cidadã dessas crianças e adolescente.

OBJETIVOS

GERAL

Orientar as famílias da comunidade Diácono/Riacho Doce quanto a sua importância para a formação cidadã das crianças e adolescentes da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (180.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com