TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A instrumentalidade do Serviço Social

Por:   •  18/8/2016  •  Artigo  •  5.572 Palavras (23 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 23

A INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA

SOCIAL NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO.

THE INSTRUMENTALITY IN THEWORK OF A SOCIAL WORKER ATCENTRES SOCIAL ASSISTANCE REFERENCE IN THE CITY OF PALMAS –TO.

LUZIA COSTA DE MEDEIROS

RESUMO:

A instrumentalidade no exercício profissional do (a) Assistente Social reflete como a profissão tem se legitimado nos espaços sócios ocupacionais. Objetivamente, corresponde ao modo de ser da profissão acompanhando o movimento da realidade, estando dessa forma em constante processo de construção. Objetivou-se com esta pesquisa apreender como o (a) Assistente Social tem materializado esta instrumentalidade a partir das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico operativa na sua ação profissional em cinco (05) das então dez (10) unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Palmas-TO. Utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória. Como instrumentos de coletas de dados: questionário semiaberto. Entende-se a relevância de provocar debates a respeito da Instrumentalidade do Serviço Social no fazer profissional numa perspectiva de reflexões das suas expressões que perpassam o reconhecimento social desta profissão e o fortalecimento da categoria profissional.

Palavras-chave: Instrumentalidade; Assistente Social; Dimensões da ação profissional; Mediação.

ABSTRACT

The instrumentality in the practice of a social worker reflects how the profession has been legitimized in the socio-occupational spaces. Objectively, it corresponds to the way of being of the profession following the movement of reality, thus being in a constant process of construction. This research target was the pursuit of how the Social Worker has made this instrumentality real from the theoretical and methodological dimensions, ethical and political, technical and operational in professional acting along five (05) of the ten (10) units of the Centres Social Assistance Reference in the city of Palmas-TO. It used a literature, qualitative and exploratory research. As data collection instruments: semi-open questionnaire. It is understood the relevance of provoking debates about the instrumentality of a Social Worker in professional do from the perspective of reflections of its expressions that pervade the social recognition of the profession and strengthen the professional category.

Keywords: Instrumentality; Social Worker; Dimensions of professional action; Mediation.

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a origem do Serviço Social tem o estigma de uma prática de caridade, e sua institucionalização vem da necessidade do Estado de responder (quando pressionado pela classe trabalhadora) às expressões da questão social.

É fato que do surgimento à época de questionamentos do fazer profissional do Serviço Social (Movimento de Reconceituação), observou-se práticas conservadoras na intervenção dos (as) Assistentes Sociais. O foco desta atuação profissional eram as disfunções individuais e sociais, numa perspectiva de integração social.

Mais adiante, na década de 60 do século vinte começa-se uma prática profissional a partir de uma análise crítica da realidade evidenciando as contradições e as necessidades de mudanças radicais. E posteriormente, na década de 70, a perspectiva crítica dialética de Marx amadureceu no universo desta profissão. De uma prática conservadora, imediatista, o Serviço Social apropria-se de uma prática transformadora negando a reprodução do status quo.

Dessa forma, na trajetória desta profissão há uma reação à ordem conservadora provocando reflexões acerca da atuação dos (as) Assistentes Sociais. Consequentemente, as expressões da Instrumentalidade do Serviço Social (dentre elas as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política) são reconfiguradas numa perspectiva dialética permitindo uma atuação profissional crítica a partir de uma análise macro da realidade social.

Entende-se que a prática profissional do Serviço Social deve-se ater às singularidades e particularidades das demandas que se impõem a partir das expressões universais da sociedade burguesa madura, constituindo assim a sua instrumentalidade.

Essa instrumentalidade ratifica o modo como a profissão se constitui e reconstitui no processo sócio histórico, extrapolando o instrumental, a técnica do fazer profissional.

Esta pesquisa voltou-se para discussão e análise da Instrumentalidade no trabalho do (a) Assistente Social nos Centros de Referência de Assistência Social(CRAS[1]) no município de Palmas-TO. Desta forma, teve como público alvo os (as) Assistentes Sociais que atuam diretamente com os (as) usuários (as) em 05 (cinco) das, então, 10 (dez) unidades dos CRAS existentes neste município.

Atrelou-se a estetrabalho, enquanto questão transversal, uma discussão sobre as três dimensões interventivas da profissão (teórico-metodológica, ético-política e técnico operativa), a categoria mediação norteando o conceito e articulação da teoria e prática no fazer profissional.

Como aporte metodológico, utilizou-se neste trabalho o materialismo histórico dialético, uma vez que este possibilita acessar as mediações e contradições que determinam o objeto em sua aparência para se chegar à totalidade pretendida, por meio de uma abordagem sócio histórica e estrutural do fenômeno investigado.

A pesquisa foi de natureza qualitativa, exploratória, e bibliográfica.Como instrumento de coleta de dados apropriou-se do questionário semiaberto.

Intencionou-se dar visibilidade à instrumentalidade do Serviço Social que perpassa o reconhecimento social desta profissão e o fortalecimento da categoria profissional. Despertar o interesse em outros (as) pesquisadores (as) sobre a temática e subsidiar propostas atuais e futuras sobre a formação e atuação dos (as) Assistentes Sociais.

AS EXPRESSÕES DA INSTRUMENTALIDADE NOTRABALHO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL

DIMENSÕES DA AÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

Iamamoto (2004) qualifica o Serviço Social como uma atividade especializada,como todas as demais, e “que dispõe de particularidades na divisão social e técnica dotrabalho coletivo e requer fundamentos teórico metodológicos, a eleição de umaperspectiva ética, a formação de habilidades, densas de política” (idem, p.9) .Ademais, as Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social da ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social)de1996 ditam que as três competências (teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política)são essenciais para o (a) profissional que vislumbra “com clareza os projetossocietários, seus vínculos de classe, e seu próprio processo de trabalho”, (idem, p. 13).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com