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A origem do serviço social

Por:   •  4/9/2019  •  Seminário  •  3.462 Palavras (14 Páginas)  •  109 Visualizações

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SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        2

2. CATÓLICA - DOUTRINA SOCIAL E SUA FILOSOFIA        3

2.1 ENCÍCLICAS PAPAIS        3

2.2 A IGREJA NA COLONIZAÇÃO BRASILEIRA        4

3. O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL        5

4 .INSTITUIÇÔES FILANTRÓPICAS DA IGREJA CATÓLICA        7

4.1 LIGA DAS SENHORAS CATÓLICAS        7

4.2 SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO        8

4.3 TOCA DE ASSIS        9

4.4 SANTA CASA        9

5 .A INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA CNBB        10

6.CONCLUSÃO        11

7. BIBLIOGRAFIA:        12


 1.INTRODUÇÃO

 

A partir da Era Cristã a assistência amplia seus fundamentos além da caridade, integrando a justiça social e a dimensão espiritual do assistencialismo. Encontramos em sua doutrina social e sua filosofia os documentos que norteiam as relações entre patrões e empregados, as chamadas Encíclicas..  

Para que consigamos entender a igreja, ordens religiosas e a construção sóciopolítica no Brasil Colônia e Império, veremos neste trabalho algumas questões do panorama atual do Brasil, precisaremos recorrer à parte histórica do nosso país, que traz respostas para as tensões que vivemos atualmente, em vários âmbitos da nossa sociedade. Uma parte dessa história passou no ano de 1549, com a chegada dos Jesuítas no Brasil juntamente com a navegação portuguesa e com o primeiro governador geral Tomé de Souza, com a Cunha de Ordem Religiosa chamada Organização Social da Colônia Companhia de Jesus, liderada pelo Padre Manoel da Nóbrega. A tarefa era catequizar e evangelizar os índios, a fim de que eles se tornassem cristãos, mudando seus hábitos para que aprendessem a cultura europeia. Houve tensões e muitos conflitos, uma vez que, para catequizar e ensinar a doutrina bíblica teria que alfabetizá-los.

A introdução do Serviço Social no Brasil, se dá nas primeiras décadas do século XX através da Igreja Católica, sendo as pioneiras deste trabalho assistencial as senhoras e moças pertencentes à elite, de famílias influentes da época, para levar aos lares pobres: mantimentos, roupas, orientações e discernimentos de cunho religioso. Enquanto a burguesia visava o lucro e a exploração do trabalho, os trabalhadores lutavam por melhores condições.

Algumas instituições filantrópicas (grego=profundo amor à humanidade) tiveram grande importância neste momento da história, onde as revoluções, guerras, desemprego, entre outros, assolavam a humanidade, como exemplo a Santa Casa da Misericórdia, Liga das Senhoras Católicas, Sociedade São Vicente de Paulo, Toca de Assis.

2. CATÓLICA - DOUTRINA SOCIAL E SUA FILOSOFIA

     Segundo Martinelli (1989), "historicamente a realização da prática assistencial distancia-se das relações sociais para associar-se mais à caridade".  

     Com o advento do Cristianismo, a assistência: esmola esporádica, visita domiciliar especialmente às viúvas, órfãos e enfermos, concessão de gêneros alimentícios, roupas, calçados, enfim, bens materiais indispensáveis para minorar o sofrimento das pessoas necessitadas; amplia a sua base fundamentando-se não só na caridade, mas especialmente na justiça social e na dimensão espiritual do assistencialismo. Com base nos livros canônicos da instituição, a sociedade, formada pelos primeiros cristãos, vivia unida e tinha tudo em comum, estes vendiam seus bens e propriedades e dividiam por todos, segundo a necessidade de cada um.

     Com o passar dos tempos, a tarefa da assistência passa a ser delegada, primeiramente, aos diáconos e em seguida às confrarias, envolvendo a realização de inquéritos sociais, além das visitas domiciliares para constatação das necessidades dos solicitantes de ajuda.

 

Século XIII - TOMISMO: É uma doutrina filosófica cristã elaborada pelo dominicano Tomás de Aquino que se dedicou aos esclarecimentos das relações entre a verdade revelada e a filosofia, isto é, entre a fé e a razão.

Século XIX - NEOTOMISMO: É uma corrente filosófica com objetivo de reviver a filosofia de São Tomás de Aquino, a fim de atender a condição de exploração e miséria em que vivem os operários na Europa do final século XIX, decorrentes da industrialização e do envolvimento do capitalismo a se posicionar nesse momento, era visto por esta como crise e decadência da moral e dos costumes cristãos. Os operários passam acessar a Teoria Marxista, enquanto instituição, a Igreja é contrária ao Comunismo e ao Socialismo, porque a classe operária acessaria essa concepção.

 

2.1 ENCÍCLICAS PAPAIS

A Encíclica Rérum Novárum (Condições dos Operários): O Papa Leão XIII apoiava o direito dos trabalhadores formarem sindicatos, mas rejeitava o socialismo e defendia o direito à propriedade privada. Discutia as relações entre

o governo, os negócios, o trabalho e a Igreja, propondo uma estrutura social e econômica que mais tarde se chamaria corporativismo.

A Encíclica "Quadragésimo Anno": Foi promulgada 40 anos após a "Rérum Novárum", em 15 de maio de 1931, pelo Papa Pio XI, quando o mundo estava marcado pela Revolução Russa, pela Primeira Guerra Mundial e em meio à crise de 1929. Seu objetivo: a) recordar os frutos que a Rérum Novárum produziu; b) esclarecer certas dúvidas que surgiram em sua interpretação; c) analisar a economia contemporânea e o socialismo para descobrir as raízes da desordem social e propor "a única via de restauração salutar, que era a reforma dos costumes".  

   

Referências:

AGUIAR, A. G., Serviço Social e Filosofia das origens à Araxá, 4a. edição, São Paulo, Cortez UNIMEP, 1982.  

Apostila Unias Digital Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social, adaptado e revisado por Sônia Maria de Almeida Figueiredo.

Bíblia Sagrada, At. 2, 44-45, Editora Ave-Maria Ltda., 112a. edição, 1997.

CASTRO, M. M., História do Serviço Social na América Latina. https://pt.wikipedia.org/wiki/Rerum_Novarum 

http://w2.vatican.va/content/leo-xiii/pt/encyclicals/documents/hf_lxiii_enc_15051891_rerum-novarum.html 

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