TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO DOS PAIS E PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO NA PSICOLOGIA ANALÍTICO COMPORTAMENTAL

Por:   •  14/9/2016  •  Artigo  •  5.765 Palavras (24 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

Este artigo irá abordar um estudo de caso infantil em que as queixas apresentadas serão: lentidão, distração no contexto familiar e escolar. Será enfatizado a importância da relação familiar para o desenvolvimento infantil e o quanto a falta de autoconhecimento dos pais influencia no comportamento da criança, ocasionando o comprometimento do desenvolvimento social e acadêmico.

O método utilizado para a realização deste estudo de caso foi a análise funcional do comportamento. A análise funcional busca identificar qual é a função dos comportamentos-problema no ambiente através de hipóteses das relações entre variáveis independentes e dependentes (Del Prette, et al., 2015).

Os objetivos predominantes da intervenção psicoterápica foram auxiliar o cliente no seu processo de independência, melhorar sua autoestima e autoconfiança e contribuir para o aprimoramento do seu desempenho acadêmico. Nas orientações com os pais as intenções foram de aprimorar a qualidade da relação de afeto com a criança e promover comportamentos facilitadores de aprendizagem escolar.

Através desse tema desenvolveu-se um estudo em que buscou mostrar as consequências sociais e acadêmicas geradas pela falta de habilidade dos pais e professores em lidar com a criança.

Esse estudo de caso é relevante, pois proporcionará mais conhecimento aos pais, professores, terapeutas bem como a sociedade em geral. Colaborando assim para entendimento da importância da relação de pais e professores no desenvolvimento social e acadêmico da criança.

ESTUDO DE CASO NA PSICOLOGIA ANALÍTICO COMPORTAMENTAL

Este trabalho baseou-se em atendimentos realizados com um cliente que será chamado aqui pelo nome fictício de João*, tem 6 anos, sexo masculino, primogênito por parte de mãe e terceiro filho por parte de pai. Estudante da primeira série fundamental de uma escola municipal. Nível socioeconômico médio.

Os pais do menino procuraram assistência em uma clínica que presta atendimento psicológico ao público em geral com as seguintes queixas comportamentais relacionadas à João: lentidão e distração no contexto familiar e escolar.

O método utilizado para a realização deste estudo de caso foi a análise funcional do comportamento que guiou as duas etapas de intervenções promovidas: avaliação e terapia. Ressalta-se que, como primeiro procedimento deste estudo de caso, conduziu-se a aplicação de um “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido”, que foi assinado pela mãe do cliente (ANEXO I).

Os materiais utilizados durante as sessões foram: um relógio, folhas de papel A4 para registro de comportamentos, lápis, borracha, caneta, prancheta, tesoura, cola, lápis de cor, tabela de economia de fichas, registro de observações do comportamento do filho requisitado pela terapeuta como tarefa de casa, materiais pedagógicos, materiais lúdicos, massinha de modelar, contos, jogos, tinta guache, revistas, desenhos. As sessões totalizaram vinte, estas ocorreram semanalmente, com duração média de 50 minutos cada.

A metodologia utilizada para atendimento ao cliente supra citado foi dividida em procedimento de avaliação e intervenção terapêutica, ambos embasados na análise funcional.

Procedimento de Avaliação

Instrumentos e Procedimentos

A avaliação foi efetuada mediante contato em quatro situações: terapeuta-pais, terapeuta-mãe; terapeuta-cliente e terapeuta-professora. Decorreram vinte encontros com utilização de diferentes instrumentos e quantidades de sessões conforme segue:

Situação Terapeuta – Pais: foi realizada uma sessão. O instrumento utilizado foi: entrevista estruturada.

Situação Terapeuta – Mãe: foram realizadas seis sessões. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada e orientações.

Situação Terapeuta-Cliente: foram realizadas doze sessões. Os instrumentos utilizados foram: atividade lúdica livre, ditado de palavras e frases, exame do caderno escolar, sequências lógicas, e tarefa de habilidades pedagógicas.

Situação Terapeuta – Professora: foi realizada uma vista. Os instrumentos utilizados foram: entrevista estruturada e semiestruturada.

Quanto aos métodos utilizados na avaliação, a observação do repertório comportamental do cliente foi realizada desde a sala de espera até cada sessão individual de avaliação e aplicação dos instrumentos. Além disso, as relações funcionais também concluíram-se a partir do relato verbal das pessoas que convivem com o mesmo: mãe, pai e professora.

Intervenção Terapêutica

Instrumentos e Procedimentos

A análise funcional do comportamento foi realizada em ambiente clínico, a partir de três interações: terapeuta-pais (sete sessões); terapeuta-cliente (doze sessões) e terapeuta-professora (uma sessão). A partir dos resultados da avaliação, foram formuladas predições sobre as consequências, no comportamento de interesse do cliente, de modificações nas variáveis ambientais. Assim, efetuaram-se intervenções específicas em cada interação, cujos objetivos, procedimentos e estratégias são descritos a seguir:

Interação: terapeuta-cliente; terapeuta-mãe; terapeuta-professora.

Objetivo: Aumentar a autoestima e desenvolver comportamento de melhor desempenho acadêmico.

Procedimento: Reforço verbal; reforço generalizado; orientações para diminuição na frequência a coerções.

Estratégias: Elogiar sua aparência e produção escrita; técnica de economia de fichas; relato verbal do efeito sobre a coerção; relato oral do efeito da demonstração de afeto verbal e não verbal, após melhoras de desempenho do cliente.

Os comportamentos de interesse foram definidos mediante solicitação de exemplos que ilustrassem os comportamentos-queixa apresentados pelos entrevistados.

Os objetivos predominantes da intervenção psicoterápica buscavam auxiliar o cliente no seu processo de independência, melhorar sua autoestima e autoconfiança e contribuir para o aprimoramento do seu desempenho acadêmico. Nas orientações com os pais os objetivos almejavam melhorar a qualidade da relação de afeto com a criança e promover comportamentos facilitadores de aprendizagem escolar. Os objetivos específicos nas orientações com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com