TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A população Idosa Brasileira: Uma analise dos possíveis impactos da Reforma da Previdência

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  11.075 Palavras (45 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 45

COOPERATIVA MORUNGAVENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - CMEC[pic 1]

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ENSINO MÉDIO

ANA CAROLINA SIQUEIRA OLIVEIRA

        

A POPULAÇÃO IDOSA BRASILEIRA:

UMA ANÁLISE DOS POSSÍVEIS IMPACTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA  

GRAVATAÍ

           2018

Ana Carolina Siqueira Oliveira[pic 2]

A POPULAÇÃO IDOSA BRASILEIRA:

UMA ANÁLISE DOS POSSÍVEIS IMPACTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA  

Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão do Ensino Médio, pelo Projeto de Iniciação Científica da Cooperativa Morungavense de Educação e Cultura – CMEC.

Orientador: Tuane Dihl

GRAVATAÍ

2018

[pic 3]

“ Com o passar dos anos, as árvores tornam-se mais fortes e os rios, mais largos. De igual modo, com a idade, os seres humanos adquirem uma profundidade e amplitude incomensurável de experiência e sabedoria. É por isso que os idosos deveriam ser não só respeitados e reverenciados, mas também utilizados como o rico recurso que constituem para a sociedade. ”

(Kofi Annan)

AGRADECIMENTOS[pic 4]

É chegado o término deste trabalho e com ele o fechamento de um ciclo. 12 anos se passaram e aqui estou, pensando nas tantas pessoas que cruzaram meu caminho deixando marcas que com certeza jamais serão esquecidas.

Agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram na realização deste sonho. Primeiramente, e, acima de tudo a Deus que me conduziu, amparou, guardou e principalmente amou incondicionalmente, sem o qual nada teria sido possível.

Pai, meu “pançudinho”, agradeço por todo esforço que fizeste para que eu chegasse até aqui, todos os sacrifícios que sei que fizestes por mim, pelo amor que sempre me deu, apoio durante estes anos escolares. Obrigada por demonstrar daquele seu jeito “fofo” que estava ali comigo sempre quando eu pensava que estava sozinha (hahaha). Obrigada por compartilhar comigo os melhores momentos da minha vida. Eu te amo mais do que me amo, você é incrível! Eu tenho orgulho de ser sua filha.

Mãe, minha “ricotinha”, agradeço também por todo esforço que fizeste para que eu chegasse até aqui. Obrigada pelos colos confortantes quando eu não via mais solução, quando as crises de ansiedade me tomavam e minha única vontade era de desistir. Porém, você estava lá falando que tudo ia ficar bem, e o melhor, fazendo ficar. Agradeço por ser a melhor mãe, a melhor amiga, a melhor confidente. Agradeço por você me apoiar nas decisões mais loucas e por colocar juízo na minha cabeça também (hahaha). Eu te amo mais do que me amo, você é incrível! Eu tenho orgulho de ser sua filha.

Mana, “reinenta da mana”, minha parceira! Agradeço também por todo esforço que fizeste para que eu chegasse até aqui. Só Deus sabe a gratidão que tenho por ter você como irmã. Todos sabem que nossa relação é diferente, em 18 anos de minha existência, brigamos só por um ovo frito (hahaha). Obrigada por ser meu escudo quando muitas pessoas me atiravam flechas, obrigada pelas aulas particulares (hahaha) quem mandou tu roubar toda a inteligência!! Obrigada por me cuidar, proteger, mimar (porque ela me mima muito hahaha). Obrigada por ser minha irmã, por ser única. Eu te amo mais do que me amo, você é incrível! Eu tenho orgulho de ser sua irmã.

Vózinha, minha “mimosinha” hahaha!  Agradeço também por todo esforço que fizeste para que eu chegasse até aqui. Obrigada por ser a melhor vó que Deus podia me dar. Você ama, cuida e protege do seu jeito, e isso faz com que tu te tornes única. Minha admiração por ti é gigantesca, pois você demonstrou sua vida inteira amor ao próximo. Tu é uma guerreira e merece tudo que tem hoje, então não esqueça de agradecer todos os dias. Eu te amo mais do que me amo, você é incrível! Eu tenho orgulho de ser sua neta.

Vôzinho, meu companheiro para jogar canastra e pife. Infelizmente você não vai estar aqui fisicamente para ver sua neta mais nova se formar no ensino médio, mas vai estar presente em meu coração. Você foi um homem muito guerreiro, com vontade de viver, lutou até o final e eu vou te admirar para sempre. Obrigada por todas as piadas que você contava e eu nunca soube o final pois tu começavas a rir e não as terminava. Obrigada pelo exemplo de homem que você foi para sua neta. Um dia a gente se encontra. Eu te amo mais do que me amo, você é incrível! Eu tenho orgulho de ser sua neta.

Mariana, minha “plantinha”, minha melhor amiga desde os meus nove aninhos! O que falar de ti minha amiga? Como sempre falo, você é o presente mais lindo que Deus podia me dar. Obrigada por permanecer quando todos se foram, obrigada por trazer esta alegria contagiante para minha vida, obrigada por trazer luz para minha vida!  Eu te amo mais do que me amo, você é incrível! Eu tenho orgulho de ser sua amiga. Para ti deixo um trecho de uma música que é muito nossa:

Amigo velho, eu te desejo sorte. Desejo tudo de bom, estou com você até a morte. E eu sei você faria o mesmo, amigo, você faria o mesmo. Eu sei, você faria o mesmo. Amigo velho eu te desejo paz, desejo tudo de bom, acreditando cada dia mais. Eu sei você faria o mesmo se estivesse em meu lugar. Amigo, você faria o mesmo e eu tenho alguém com quem contar das histórias vividas com você e as risadas que ainda vamos dar, as batalhas vencidas sem saber, que ainda tinha uma guerra para lutar. Saiba que estou aqui quando sofrer, estendendo a mão para te ajudar...

Tio Marissom, tia Dani, Amandinha, Mari e princesa da dinda, minha segunda família! Meu amor por vocês é incondicional, obrigada por serem seres tão iluminados por Deus, obrigada por cuidarem de mim como se fosse filha de vocês. Obrigada por estarem aqui nos meus piores momentos, as vezes em questão de minutos a 01:00 da manhã para eu não fazer besteira, né tio? Eu amo demais vocês, obrigada por tudo.

Professora Gabriela, minha protetora! Obrigada por tudo que fez e faz por mim.  Tu és um ser iluminado, merece o melhor da vida! Obrigada por cada conselho e abraços confortantes. Sem você, nada disso estaria acontecendo. Eu te amo demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.7 Kb)   pdf (350.3 Kb)   docx (254.4 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com