TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre moral e política

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

A relação entre moral e política

        O termo “moral” é auto-explicativo, vem do latim mores – “relativo aos costumes”. E, com obviedade, costumes mudam de tempo em tempo e de cultura para cultura, tomam sua veracidade só para depois serem trocados. A política é auto-normativa, explicando seus atos em prol de um bem maior, que é o equilíbrio do Estado. A relação entre a moral e a política só se sustenta a partir do que é efetivo (eventualmente dura, mas real), e não a partir do que é afetivo - sempre bela, todavia infuncional para a vida pública..

        Podemos assegurar que a ação política demanda adequabilidade, ou seja, não adotar um padrão que permaneça envolvido apenas com um valor ético. A moral seguida pelo homem em sua vida privada não é a mesma que o homem público deve adotar ao administrar um Estado, pois o que a realidade efetiva diz é que se um  governante seguir um modelo ideal de conduta contido numa moral a priori, encontrará a sua queda por ter se pautado num imaginário moral que não se adapta às circunstâncias. Desse modo, o homem publico deve sempre estar acima de qualquer situação que possa trazer conflitos a ação política.

        A vida política e o homem público não deveriam buscar externamente a própria moralidade. O homem publico não pode ser indiferente ao "bem e ao mal", e ainda que tenha este tenha princípios morais, entende-se que o que seria moralmente errado para o homem-moral, para o funcionamento da política poderia ser o correto. No âmbito moral, temos sempre a polaridade bem e mal, opostos irreconciliáveis, mas quando se  fala de ação política esses referenciais morais não existem. Quando moral e política são confundidos, ocorre uma introdução à ditadura e ao totalitarismo.

        A veracidade efetiva das coisas na política mostra o quanto a política é uma ciência livre e separada de normas éticas fechadas. De outro modo, para que a política funcione, ela necessita ser um sistema sempre aberto, que considere caráter a partir do que convém um dado momento, situações do atual momento. Devemos avaliar a política sobre o ponto de vista dos aspectos legais, e não morais.

        Se formos a utilizar a moral para tratar da ação política, estaremos não só misturado áreas distintas, mas colocando em perigo a relação entre Estado e religião, política e moral e política e religião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com