TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética em Pesquisa

Por:   •  29/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

                        ESCOLA DA HUMANIDADES CURSO DE SERVIÇO

A Importância da Ética na Pesquisa

Teoria em Analise de Pesquisa

A produção/Elaboração de um Projeto de Pesquisa em relação a ética, ao meu entendimento deve estar em conjunto não somente como algo relevante para a sociedade, mas também com os valores que a própria transmite, tendo os limites civis imposta por ela. A ciência muitas vezes busca compreender para além destes limites impostos pelo ser humano, de modo que o cuidado e a compreensão desses limites são essenciais para a não propagação por meio de pesquisas atos que venham infringir o outro ou algo.

O uso de pesquisas para fins discriminatórios, reducionista ou até mesmo determinista, são pesquisas sem valores éticos, que deixa o olhar subjetivo, individualista do próprio pesquisador dentro da sociedade, comunidade, usufruir da pesquisa para transmitir determinar algo que o próprio achar ser o motivo, solução, segundo ele, sem compreender como isto implicaria para a sociedade, ou para as pessoas envolvidas.

A pesquisa em tem valores éticos imposto, não só aquele imposto pela profissão do pesquisador, não somete os imposto pela sociedade, mas o valores em um todo que vão além do ser subjetivo do pesquisador mas aquele que vai de encontro as outras pessoas envolvidas, que fins tem essa pesquisa? Quem vai se beneficiar com ela? O que transmito através dela? São questionamentos que ao decorrer da apresentação do plano da disciplina e do que é pesquisa me fez questionar, seria um pensar fora da caixa.

A metodologia como a professora ressaltou caminha junto com a ética, o que me fez refletir a relação do fazer de cada etapa deve andar junto com os valores. As palavras: “uma pesquisa/metodologia bem estruturada não quer dizer que se tenha ética” me fez realmente parar pois muitas vezes nos perdemos justamente neste tipo de indagação, nesta construção que muitas vezes achamos que caminham juntas, como se fosse uma lógica, pois quando pensava esses dois pontos nunca as vi de forma separadas.

O cuidado no que se pesquisa e de como isso irá impactar para as pessoas e seres envolvidos, a responsabilidade que cai quando se determina algo sobre alguém, sendo ela no singular ou coletivo é grande, vejo pesquisa e ética de forma coladas, se pensando em cada etapa do que será pesquisado, como ela será feita? quem ela irá beneficiar? terá riscos? São questionamentos que vejo que são necessários, para o pesquisador, para a população, para o meio ambiente e todos mais que estão fazendo parte destes processo que vai ao desenvolver de novas formas um forma de avanço, não de retrocesso de disseminações, que possam propagar meios de culpabilização, de algo que venha ferir o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com