TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIENAÇÃO PARENTAL E A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO SEU ENFRENTAMENTO

Por:   •  24/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.364 Palavras (10 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL

Maria do Carmo Gomes da Silva

ALIENAÇÃO PARENTAL E A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO SEU ENFRENTAMENTO

PALMARES

2018

                                           

Maria do Carmo Gomes da Silva

Pré-projeto apresentado no Curso de Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Pitágoras UNOPAR, para conclusão do curso.

Professora: Amanda Boza

PALMARES

2018

SUMÁRIO

1. INTRUDUÇÃO.........................................................................................................1

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA................................................2

3. OBJETIVOS.............................................................................................................3

  3.1- Objetivo Geral.....................................................................................................3

  3.2- Objetivos Específicos..........................................................................................3

4. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................3

 5. METODOLOGIA......................................................................................................4

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..................................................................................4/7

7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO...........................................................................7

8. ORÇAMENTO..........................................................................................................7

9. RESULTADOS ESPERADOS...............................................................................7/8

10. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA............................................................................9

  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto tem o objetivo de discutir a Alienação Parental e o

Serviço Social no seu enfrentamento e trazer mais informações para a Sociedade, acerca desse tema. A alienação parental vem sendo amplamente discutido tanto pelos operadores do direito, assim como por psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais.  A Síndrome da Alienação Parental passou a ser comumente citada e discutida a partir do ano de 2006, conforme Sousa (2009), quando estudos sobre esta temática começaram a adquirir visibilidade no país. Em 27 de agosto de 2010 foi publicada a lei da Alienação Parental Lei 12.318.

                   A Síndrome da Alienação parental  foi primeiramente defendida através dos estudos do psiquiatra norte-americano Richard Gardner, em 1985, que a define como “uma forma de abusar emocionalmente dos filhos, na qual um dos cônjuges promove para a criança uma campanha para denegrir o outro genitor, com o objetivo de romper os vínculos afetivos existentes entre eles e fazer com que a criança passe a rejeitar e muitas vezes odiar o genitor alienado”.

                   É de fundamental importância também esclarecer um dos fatores que influenciaram a escolha desse tema: os diversos casos durante visitas domiciliares, levou-me a questionar sobre esse mal silencioso que vem afetando não só o modelo tradicional de família (casal exclusivamente heterossexual, unidos pelo casamento, que criam seus filhos biológicos), mas também em sua multiplicidade e variedade, com seus arranjos e conveniências (avós que criam seus netos sem a presença dos pais, filhos de união homoafetiva ou família monoparental). Esta alienação não está ligada unicamente aos ex-cônjuges, mas a qualquer pessoa que tenha sobre a criança ou adolescente sua autoridade.

Ao estudar a Alienação Parental, para a produção desta pesquisa, deparamo-nos com a constatação de que sua frequência é maior do que podemos imaginar, pois todos nós já vimos em nossas famílias ou entre amigos filhos sendo utilizados como armas de vingança em desfavor ao genitor não detentor da guarda por aquele que a detém unilateralmente. Assim sendo, a guarda compartilhada proporciona a efetiva participação de ambos os pais no tocante à assistência, criação e educação dos filhos.

 

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:

Alienação Parental e o seu enfrentamento na sociedade contemporânea através da lei 12.318/2010. E como ao assistente social realiza seu trabalho social frente a essa problemática familiar.

3. OBJETIVOS:

3.1- Objetivo Geral:

 - Identificar a inserção do Assistente Social nos casos de Alienação Parental.

3.2- Objetivos Específicos:

- Demonstrar a decorrência da Síndrome da Alienação Parental e a diferença da Síndrome da Alienação Parental

 - Apontar a inserção do assistente social no contexto da Alienação Parental.

  4. JUSTIFICATIVA: A elaboração dessa pesquisa partiu da tentativa de conhecer e trazer mais informações para a Sociedade sobre a alienação parental, mal tão grave que pode acarretar na Síndrome, assim como foi primeiramente defendida através dos estudos do psiquiatra norte-americano Richard Gardner, em 1985, que a define como “uma forma de abusar emocionalmente dos filhos, na qual um dos cônjuges promove para a criança uma campanha para denegrir o outro genitor, com o objetivo de romper os vínculos afetivos existentes entre eles e fazer com que a criança passe a rejeitar e muitas vezes odiar o genitor alienado”.

                   Ao estudar a Alienação Parental, para a produção desta pesquisa, deparamo-nos com a constatação de que sua frequência é maior do que podemos imaginar, e como futura assistente social, encontrei no tema grande desafio para os profissionais que geralmente tem em sua formação profissional noções direcionadas para a garantia de direitos. Um aspecto refere-se à relevância social do estudo uma vez que seus resultados poderão contribuir consideravelmente para a melhor formação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com