TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Por:   •  24/4/2021  •  Artigo  •  7.358 Palavras (30 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO SALGADO- UNIVS

ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS SOCIAIS, PERÍCIAS E DOCUMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL

GILDENIA CORREIA DA SILVA

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE

ICÓ-CE

2020

GILDENIA CORREIA DA SILVA

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Trabalho de conclusão de curso submetido à coordenação da pós graduação em Estudos Sociais, Perícias e Documentos do Serviço Social do Centro Universitário Vale do Salgado, a ser apresentado como requisito para obtenção de nota.

                                                                 Orientadora: Prof.ª Esp. Aline Jamylli de Souza

Pinheiro

ICÓ-CE

2020

GILDENIA CORREIA DA SILVA

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Trabalho de conclusão de curso submetido à coordenação da pós graduação em estudos sociais, perícias e documentos do serviço social do Centro Universitário Vale do Salgado, a ser apresentado como requisito para obtenção de nota.

Aprovada em ________/________/________

BANCA EXAMINADORA:

________________________________________________

Prof.ª Esp. Aline Jamylli Pinheiro

Orientadora

________________________________________________

1ª Examinador

_________________________________________________

2ª Examinador

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Aline Jamylli de Souza Pinheiro[1]

Gildenia Correia Da Silva

RESUMO: 

Este estudo pretende promover uma reflexão sobre os aspectos que perpassam pela atuação do Assistente Social no combate as desigualdades. Nesse sentido, a discussão inicia-se a partir do reconhecimento do surgimento do Serviço Social no Brasil e sua trajetória, partindo em seguida para um breve aparato sobre o que é desigualdade, suas causas, tipos e consequências. Utilizou-se para a construção desse trabalho uma metodologia de revisão bibliográfica, trazendo como ponto de partida algumas análises fundamentadas nas teorias de autores que se aprofundam nos aspectos sociais que perpassam pela desigualdade e seu combate, bem como  a inserção do Assistente Social enquanto profissional que está preparado para criar estratégias com o intuito de desenvolver o combate a esse problema.

Palavras-chaves: Assistente social, desigualdade, combate

ABSTRACT: 

This study aims to promote a reflection on the aspects that pervade the work of the Social Worker in combating inequalities. In this sense, the discussion begins with the recognition of the emergence of Social Work in Brazil and its trajectory, and then goes on to briefly explain what inequality is, its causes, types and consequences. A bibliographic review methodology was used for the construction of this work, bringing as a starting point some analyzes based on the theories of authors that delve into the social aspects that pervade inequality and its fight, as well as the insertion of the Social Worker as a professional who is prepared to create strategies in order to develop the fight against this problem.

Keywords: Social worker, inequality, combat

INTRODUÇÃO

É possível notar visivelmente que na sociedade moderna, ocorreu uma rápida expansão do avanço tecnológico como também em termo de indivíduos. A sociedade por si só é capaz de produzir frutos que se renovam  constantemente.  Esses frutos além de produzirem novos mecanismos tecnológicos, possuem a capacidade de aperfeiçoa-los e aprimora-los, facilitando cada vez a aproximação entre as pessoas.

Vale ressaltar, que além da capacidade de aperfeiçoamento tecnológico, que causam grande impacto na sociedade, esses frutos que podemos denominar como indivíduos, possuem a capacidade de se renovar, tornando-se críticos as próprias mudanças. Essas mudanças por sua vez carregam um dilema positivo e negativo perante os olhares da sociedade, se de um lado ela aproxima as pessoas, por outro ela distancia, causando um isolamento pessoal, um aumento das desigualdades e lutas de classes.

Ao contrario do que muitos pensam as lutas de classes social no Brasil não é uma invenção da atual politica. Desde os séculos passados que os movimentos sociais vêm chamando a atenção por seu rápido crescimento no cenário mundial, onde movidos pelo desejo de mudança e a diminuição das desigualdades sociais, os processos revolucionários atingem diversos campos da sociedade.

Quando se refere a movimentos sociais fala-se automaticamente da ideia de desigualdade, onde na mente humana surgem uma serie de conceitos e definições que podem ser produzidas pela própria modernidade contemporânea como diz  MARTINS (2000), ‘’a modernidade produz indivíduos fragmentados, mas obstinados a mudar suas trajetórias de vida, que lutam para viver, ao mesmo tempo em que não deixam que esse viver lhes escape ou se apresente como algo absurdo ou destituído de algum sentido. Assim, criam novas formas de vida na tentativa de reencontrarem sentidos ou reinventá-los.’’

Portanto, se apropriando da ideia do autor, nota-se que os indivíduos estão a todo tempo em constante movimento, buscando soluções para uma melhoria de vida pessoal. Essas soluções podem ser encontradas nos processos de reinvenção de seus cotidianos e de suas subjetividades, e possuem como objetivo central a diminuição das desigualdades.

A luta pela regressão das desigualdades é acompanhada pelo desejo de mudança, onde o segundo pode ser considerado como um dos motores que movem a sociedade. Esses dois motores que se encontram em um rápido movimento, foram acompanhados por outro viés de destaque a questão social, onde vale ressaltar que na perspectiva histórica de Marx, a luta de classes seria um dos motores das mudanças sociais, pois refletiria as diferenças materiais que se instauram no meio dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)   pdf (271.2 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com