TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA

Por:   •  4/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  8.163 Palavras (33 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2]

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ALEXANDREA MONTEIRO DA SILVA

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

[pic 3]

Castanhal - PA

2020


CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ALEXANDREA MONTEIRO DA SILVA

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina TCC.

Castanhal – PA

2020


DEDICATÓRIA

Dedicação que vi ao longo dos anos deste curso em cada um dos professores, a minha família, em especial ao meu esposo Paulo Cézar que muito me incentivou.


AGRADECIMENTOS

Meu especial agradecimento acima de tudo é a Deus, a minha família, e a todos que de alguma forma me incenttivaram e apoiaram ao longo desta caminhada.


EPIGRAFE

Sonhos determinam o que vc quer. Ação determina o que vc conquista.


RESUMO

O trabalho discute a temática “Serviço Social na área de Educação”, tendo como objeto o exercício profissional do assistente social. Enquanto objetivos, buscou-se conhecer e analisar o exercício profissional do assistente social. Especificamente, procurou apreender e analisar elementos sócio históricos referentes à inserção do Serviço Social na educação; identificar e analisar as atribuições e competências do assistente social no âmbito escolar, problematizando demandas, limites e possibilidades relacionados ao exercício profissional, assim como os principais usuários atendidos pelo Serviço Social. Enquanto procedimentos metodológicos, foi realizada revisão de literatura para obter-se maiores aproximações com o debate sobre o Serviço Social na Educação, bem como a respeito da educação enquanto direito social no Brasil. Percebe-se que o Estado ainda não faz investimentos necessários para a efetivação do acesso à educação de qualidade e acessível a todos. Sobre a inserção do assistente social na escola, atua na elaboração de projetos sociais para inserção ou orientação crítica, com base nas problemáticas do cotidiano; em atendimentos, individuais e grupais; em visitas domiciliares e em estudo social visando ao acompanhamento de estudantes que apresentem problemas de natureza pedagógica e ou vinculadas às relações familiares.

Palavras-chaves: Assistente social. Educação. Escola.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        ……..………04

2        DESENVOLVIMENTO        ……..………05

2.1        estrutura organizacional        ……..………07

2.2        objetivo institucional        ……..………08

2.3        Âmbito Institucional        ……..………09

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        ……..………10

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        ……..………10

1 INTRODUÇÃO

A sociedade brasileira passa por várias transformações sociais, econômicas e políticas desde seu início e, principalmente, com a implantação do sistema capitalista, que foi se moldando e fortalecendo cada vez mais a medida que os séculos iam passando, tendo a desigualdade social configurada como uma das expressões da questão social presente na divisão de classes e nos serviços prestados à população, como a distribuição de uma educação escolar desigual. (BARBOSA,2015)

Muitas crianças e adolescentes, mesmo com os direitos sociais garantidos pela lei da Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, que visa à proteção integral desses indivíduos, estão expostos a uma educação, muitas vezes, insuficiente; a uma realidade de vulnerabilidade e riscos sociais; condições de trabalhos precários, a violência doméstica; exposição a drogas; entre outros. (SCHNEIDER; HERNANDORENA, 2012).

Diante dessas expressões e das diversas mudanças no cenário brasileiro, como exposto por Barbosa (2015), o profissional de Serviço Social, principalmente a partir de 1993, se articulando a um contexto mais democrático e uma teoria embasada nos ideais marxistas, passa a intervir frente à luta pela garantia dos direitos e ao enfrentamento da questão social, expandindo-se a várias áreas institucionais como a da educação que, com a criação de projetos de leis se configurou cada vez mais presente nessa área institucional. Contudo, ainda é necessário ampliar a inserção desse profissional no campo educacional, conforme observam os próprios estudos e debates realizados durante a graduação.

A pesquisa justifica-se por ter uma relevância acadêmica e social, por ser uma temática presente na sociedade contemporânea, pois, as manifestações da questão social também se encontram na realidade de diversas escolas, assim contribuindo para a inserção do/a assistente social na educação, conhecendo suas competências e atribuições para esta nova área de inserção profissional. O profissional assistente social, trabalhou com diversas manifestações da questão social emergentes no espaço escolar, sendo a violência escolar a que se expressa com maior ênfase. Considerando essa tensão, posta pela desigualdade, expressada nas múltiplas expressões da questão social que também estão presentes nas escolas, este estudo busca identificar as contribuições do trabalho do assistente social inserido na política de educação, assim como sua inserção e suas contribuições.

Neste sentido, o presente trabalho possui como objetivos identificar a refletir sobre a atuação do Assistente Social dentro das escolas no que compete as situações de violência, conhecendo um pouco mais sobre a atual concepção de Serviço Social na educação, assim como analisar as principais expressões da violência que são vivenciadas dentro das escolas, identificando a atuação do Assistente Social frente às situações de violência e identificando as suas competências, para assim criar possibilidades de mudar toda esta realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.3 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com