TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOBRE A EFETIVIDADE DO PROGRAMA SOCIAL RUMO CERTO E A PRÁTICA DA ASSISTENTE SOCIAL NO ANO DE 2017.2

Por:   •  23/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ANÁLISE SOBRE A EFETIVIDADE DO PROGRAMA SOCIAL RUMO CERTO E A PRATICA DA ASSISTENTE SOCIAL NO ANO DE 2017.2 NA CIDADE DE BOA VISTA/RR

CARLA SOUZA DA SILVA

BOA VISTA-RR

2017.2

CARLA SOUZA DA SILVA

ANÁLISE SOBRE A EFETIVIDADE DO PROGRAMA SOCIAL RUMO CERTO E A PRÁTICA DA ASSISTENTE SOCIAL NO ANO DE 2017.2 NA CIDADE DE BOA VISTA/RR

Pré-Projeto de Pesquisa solicitado pela Profa. MSc. Jéssica da Silva Barreto como requisito obrigatório de nota para AV1 na disciplina Pesquisa I do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Estácio da Amazônia.

BOA VISTA-RR

2017.2

 ANÁLISE SOBRE A EFETIVIDADE DO PROGRAMA SOCIAL RUMO CERTO E A PRATICA DA ASSISTENTE SOCIAL NO ANO DE 2017.2

1. TEMA

Programa Social Rumo Certo

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Análise sobre a efetividade do Programa Social Rumo Certo e a prática da Assistente Social no ano de 2017.2 na cidade de Boa vista/RR

3. PROBLEMATIZAÇÃO

O Programa Social Rumo Certo, implementando pela prefeitura de Boa vista na gestão da Prefeita Teresa Surita, é uma atividade de proteção básica, destinado a atender em forma de estagio não obrigatório, adolescente da faixa etária de 15 a 18 anos completos, que estejam matriculados regularmente em uma instituição de ensino, foi criado com o intuito de garantir a permanência dos jovens na escola e, desta forma, reduzir o índice de violência juvenil, prevenir o uso de drogas, diminuir a exclusão social e facilitar a inclusão no mercado de trabalho.

Os Programas Sociais voltados para os jovens ajuda a desenvolvê-los como um ser social. O programa garante oportunidades concretas de aprendizagem profissional e de inserção na sociedade, de forma qualificada a todo jovem do município. Essa iniciativa tem como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece direito e proteção integral para esses segmentos da população em desenvolvimento. A partir dos objetivos propostos, programar uma política pública dessa, que atenda aos jovens de baixa renda, visando à inclusão social é um desafio para a coordenação do programa, pelas dificuldades encontradas de levar de forma efetiva e que desenvolva uma proposta de educação qualificada, levando em consideração que a partir do momento que o jovem é incluído no programa, a equipe tem que fazer todo acompanhamento na escola, familiar e nas instituições na qual os jovens são inseridos para o estágio, verificando e orientando passo a passo cada jovem. E devido a essa necessidade é importante investigar:

Como ocorre a efetividade do Programa Social Rumo Certo e de que forma à prática da Assistente Social contribui para essa efetividade no ano 2017.2 na cidade de Boa Vista/RR?

4.  JUSTIFICATIVA

Este projeto de pesquisa está sendo proposto a partir da área do meu campo de estágio obrigatório, e na qual estou tendo minha primeira experiência profissional nas práticas da Assistente Social no Programa Social Rumo Certo, o que fez despertar o meu interesse em acompanhar e compreender sua proposta na área social e das políticas públicas existente de proteção ao jovem e somando a necessidade de analisar a eficácia das mesmas, focando em avaliar mais precisamente o programa social em si através de informações que nos direcionassem para a realidade desses jovens, sua satisfação com o programa e seu reconhecimento diante das atividades prestadas. Uma vez que o Programa Social Rumo Certo vem com o intuito de garantir a permanência dos jovens na escola e, desta forma, reduzir o índice de violência juvenil, prevenir o uso de drogas, diminuir a exclusão social e facilitar a inclusão no mercado de trabalho.

E neste contexto, no que pude observar no meu campo de estágio é muito importante os programas sociais direcionados ao jovem, porque alem de oportunizar uma experiência profissional, contribui para a formação moral cívica e desenvolvimento humano do jovem, que é a principal missão social da equipe de profissionais que existem no programa. Neste sentido, está pesquisa ajuda a partir do conhecimento e vivência por mim obtida na minha formação profissional, onde consegui perceber a responsabilidade e a possibilidade de iniciativas desta natureza na promoção da construção de uma sociedade melhor. Assim, com vontade em conhecer com mais profundidade essa proposta, busquei esta presente pesquisa.

5. OBJETIVOS

5.1. OBJETIVO GERAL

        Investigar a efetividade do Programa Social Rumo Certo na cidade de Boa Vista/RR

5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apontar as formas em que as redes de proteção social fazem a inclusão dos jovens nos Programas Sociais;
  • Descrever as ações realizadas nas práticas da Assistente Social no Programa Social Rumo Certo;
  • Analisar quais são os impactos  sociais causado pelo Programa Social Rumo Certo;

6. HIPÓTESES DE PESQUISA

  • Inexiste a efetividade da Assistente Social no Programa Social Rumo Certo;
  • As instituições parceiras mantém um bom relacionamento com a coordenação do Programa Social Rumo Certo;
  • A inclusão dos jovens no Programa Social Rumo Certo requer um nível de renda específica.


ANEXO – QUADRO COM REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO DO QUADRO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CURSO

DISCIPLINA

PROFESSORA

ALUNO(A)

SERVIÇO SOCIAL

PESQUISA I

MSc. Jéssica da Silva Barreto

Carla Souza da Silva

QUADRO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TEMA DE PESQUISA: ANÁLISE SOBRE A EFETIVIDADE DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA RUMO CERTO

TIPO DE PRODUÇÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RELEVÂNCIA

Diário Oficial

 Diário Oficial do Município de Boa vista, Roraima. Nº 2447, quarta-feira 06 de maio de 2009. PROGRAMA GUARDA MIRIM (RUMO CERTO)

Dispõe sobre o Programa Guarda Mirim(Rumo Certo), fala sobre a finalidade que é de relevância para a minha pesquisa.

Revista Científica

BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre e CARVALHO, Maria do Carmo Brant.  (orgs). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. IEe PUC:SP, 2001. Disponível em:<file:////Livro_Avaliacao_Politicas_Programas_Sociais.pdf> . Acesso em: 15 out. 2017, 18:24:30.

É de relevância para minha pesquisa pois neste artigo consiste um esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. Como minha pesquisa é sobre um programa social da prefeitura tenho que saber como é a metodologia da mesma, sendo assim, achei muito interessante essa pesquisa.

Artigo Científico

  JANNUZZI, Paulo de Martino. Avaliação de Programas Sociais: Conceitos e Referenciais de quem a realiza. UNICEUB, 2014. Disponível em:<   https://www.uniceub.br/media/994310/art.pdf> . Acesso em: 13 de out. 2017, 19:30:45.

Como poderia ter essa visão avaliadora do programa social a qual estou inserida no meu campo de estágio. Neste artigo fala sobre essa visão avaliadora de deve ser feito nos programas sociais.

LIVRO

BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre e CARVALHO, Maria do Carmo Brant.  (orgs). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. IEe PUC:SP, 2001. Disponível em : < file:////Livro_Avaliacao_Politicas_Programas_Sociais.pdf>. Acesso em: 15 de out. 2017, 18:24:30.

Noções de políticas sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (353.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com