TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS SOCIAIS

Por:   •  12/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

POLÍTICAS SOCIAIS

Salvador

2014

POLÍTICAS SOCIAIS

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Política Social II do curso de Serviço Social da UNIFACS sob o acompanhamento da Prof.ª Patrícia Patricia Pastori e da tutora Mônica Araújo.

Salvador

2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho pretende-se fazer uma reflexão sobre as Políticas Sociais no Brasil. Analisaremos sua denominação, seu surgimento no Brasil, através de muitas lutas, sua trajetória, avanços e importância para o bem estar dos cidadãos, bem como sua relação com o Estado, de que forma o mesmo influencia diretamente em seu desenvolvimento e o compromisso dos Assistentes Sociais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária através de implantações das mesmas.

AS POLÍTICAS SOCIAIS

Denomina-se política a ciência de governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo. A Política Social é uma gestão estatal de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. A Política Social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais.  Debater a Política Social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social, ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes.

As Políticas Sociais no Brasil começaram a surgir no início do século XX, após a Revolução Industrial, devido há muitas transformações políticas, econômicas e sociais. Nessa época, ela existia somente como uma alternativa para conter os conflitos existentes entre a classe dominante e a classe dos trabalhadores, a fim de harmonizar essas relações, e não com o intuito de gerar o bem estar social. A implantação das Políticas Sociais no Brasil se deu em um processo lento, estas foram construídas por meio de muita luta e reivindicações da classe dominada, alcançando assim um mínimo de condição para atender suas necessidades básicas para uma vida com mais dignidade.

Ao longo de sua história, a humanidade apresentou um processo de mudanças sociais, motivadas por guerra, fome, epidemias..., as adaptações a uma nova realidade foram motivos suficientes para o avanço das Políticas Sociais. Hoje, as mesmas são atreladas ao comando do Estado o qual passa a ter a ação e controle das necessidades sociais básicas daqueles que não estão incluídos no resultado do processo de acumulação capitalista. Antes de servir ao indivíduo, ao cidadão, o Estado serve ao capital, ou seja, favorecendo mais aqueles que não necessitam de amparo, e ignorando os que realmente necessitam de assistência, isto é, as Políticas Sociais no Brasil servem às classes dominantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (542.8 Kb)   docx (500.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com