TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NEOLIBERALISMO.

Por:   •  29/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO

2.1. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NEOLIBERALISMO.

Pode-se definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Friedrich August von Hayek em 1947 formulou pela 1° vez a concepção de neoliberalismo no qual ela partia do princípio de que o mercado deveria servir como base para organização da sociedade. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

O neoliberalismo propõe a Retirada do Estado da economia; Privatização das estatais; Desregulamentação da economia, Pouca influência do governo no mercado de trabalho; Política de privatização de empresas estatais; Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; Abertura da economia para a entrada de multinacionais; Adoção de medidas contra o protecionismo econômico; Desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para Facilitar o funcionamento das atividades econômicas; Diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente; Posição contrária aos impostos e tributos excessivos; Acréscimo da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico; Contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços; A base da economia deve ser formada por empresas privadas; Defesa dos princípios econômicos do capitalismo. Essa política aumenta os fluxos de capitais, mercadorias e informações, reduzindo a capacidade de intervenção e controle do Estado sobre esses fluxos. Dessa forma, o Estado nacional perde poder e se torna vulnerável ao capital especulativo e as multinacionais.

2.2. A IMPLEMENTAÇÃO DO NEOLIBERALISMO NO BRASIL.

O neoliberalismo teve o seu início de implementação no Brasil a partir do governo Collor no qual seu período foi de 1990 a 1992, onde ocorreram as primeiras privatizações e a abertura do mercado nacional às diversas importações como as de carros, por exemplo. Com isso neoliberalismo aumentou com os governos FHC, durante o período de 1995 a 2002, onde ocorreram diversas privatizações dentre elas a de energia elétrica, telecomunicações, saneamento, mineração, etc.

Na época, a campanha governamental afirmava que o Estado estava saindo dessas áreas para se concentrar em outras (educação, saúde e segurança, por exemplo), mas o que se viu não foi isso e até hoje não se sabe aonde foi parar o dinheiro recebido das vendas das estatais... só se sabe que não foi nem para educação, nem saúde, nem segurança (que pioraram) nosso neoliberalismo copiava a cartilha iniciada no fim dos anos 80, com a derrocada do socialismo e a hegemonia do capitalismo...a partir daí surgiu o movimento chamado de Globalização (economia globalizada), que nada mais é do que entupir os países pobres com os produtos fabricados nos países ricos levando à quebradeira e desemprego...outra estratégia das multinacionais é fabricar diversos produtos em outros países pagando salários aviltantes (ex: China, onde se ganha bem menos do que no Brasil)..

2.3. COMPARAÇÃO ENTRE GOVERNOS FHC, LULA E DILMA NO QUE SE REFERE AS POLÍTICAS SOCIAIS.

A cerca dos benefícios sociais proporcionados pelos governos FHC, Lula e Dilma o que mais está à frente é o governo Lula que tem índices de aprovação altíssimos. O governo FHC, por sua vez, se fixa na tese de que o Governo Lula basicamente deu continuidade às políticas iniciadas por FHC. De acordo com a tese, o desenvolvimento social e econômico do país só apresenta os avanços coletados dos últimos oito anos, graças ao que foi iniciado anteriormente. Já os governos Lula e Dilma tentam provar que sem as diferenças radicais entre os governos, essas conquistas não ocorreriam. Em várias entrevistas Lula sempre afirmou que o seu governo e o governo Dilma alcançou esse desenvolvimentos porque fez diferente.

Muito se discute sobre a tese da continuidade sabe-se que há diferenças, entre esses governos, porém acredita-se que um da margem para a funcionalidade do outro, para João Gilberto escritor de diversas matérias em diversos jornais, como Folha da manhã e Última hora. Ao longo da carreira, escreveu também para Correio Brasiliense e Folha de S. Paulo, a base da situação econômica encontrada pelo governo Lula foi montada lá, no governo FHC, ele afirma que a linha das políticas sociais teve seu começo no governo tucano e que essa composição foi aprimorada pelo governo Lula, uma das afirmações e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com