TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL: UMA PRÁTICA PROFISSIONAL

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE CATÓLICA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS - FCNSV

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

“5º” PERÍODO

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL: UMA PRÁTICA PROFISSIONAL

ASSU/RN

2014

FACULDADE CATÓLICA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS - FCNSV

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

“5º” PERÍODO

Clecia Pereira da Silva

Mônica Lopes do Nascimento

Wilma Maria da Silva

Wylliane Pereira de Souza

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL: UMA PRÁTICA PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social, da Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias – FCNSV, como requisito para obtenção da nota parcial da I unidade da disciplina: Serviço Social e Processo de Trabalho, no primeiro semestre de 2014.1, sob orientação da Profª. Ana Larissa de Medeiros Banos.

ASSU/RN

2014

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer uma explanação acerca do tema assessoria e consultoria em Serviço social. Procurando, sobretudo diferenciar Assessoria de Consultoria, as imprecisões a cerca da temática, já que frequentemente ocorre esta duvida entre os leitores. Como também explanar assessoria e consultoria como uma nova possibilidade de atuação profissional e uma nova proposta de trabalho no campo de Serviço Social. Sendo assim, o trabalho foi desenvolvido com base em referências bibliográficas e artigos de internet. A apresentação será oral, com o auxilio de um data show e realização de uma dinâmica de aprendizado entre os acadêmicos. Os componentes do grupo de trabalho estão de acordo em cada um explanar um tópico, apesar de todos estarem conscientes do texto na íntegra, resolvemos fazer desta forma, visando um melhor entendimento dos ouvintes.

  1. Conceituando Assessoria e Consultoria

Segundo o dicionário Aurélio (sec. XXI):

Assessoria é o ato ou efeito de assessorar; assessoramento. Órgão, ou conjunto de pessoas que assessora um chefe. Escritório, ou instituição, especializando na coleta e analise de dados técnicos, estatísticos ou científicos. Lugar em que funciona uma assessoria. 

Sendo assim, a assessoria é um processo no qual se necessita de mais tempo para desenvolver a ação de assessorar, devido a sua complexidade. Portanto, o assessor deve sempre buscar esta atualizado, ou seja, de um conhecimento de um determinando assunto, em que auxilia e ajuda a quem assessora. Já o ato de consultar é tido como a ação de pedir conselho, instruções, opiniões ou parecer. Sendo assim, uma ação de dar conselho ou apresentar parecer sobre um assunto.

Assim, definimos assessoria/consultoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. O assessor não é aquele que intervém, deve sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou á equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas preposições. Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas preposições.[1] 

  1. Uma reflexão acerca da origem assessoria e consultoria na área do Serviço Social

Ao longo do processo histórico no âmbito do Serviço Social desencadeou diversas transformações no campo de atuação do Assistente Social. Em que Assessória e consultoria surgem como um novo campo da prática de atuação profissional em Serviço Social. A assessória/consultoria no Serviço Social busca uma nova possibilidade de atuação profissional, que vai além das ações de intervenções junto aos usuários, dos serviços socias, de políticas sociais públicas ou privadas desenvolvidas pelos profissionais de Serviço Social.

Nos anos 70, a assessoria apresenta-se no âmbito do Serviço Social como uma estratégia no desenvolvimento de comunidade. Em que o serviço social descobre como um novo espaço de atuação.   Balbina Ottoni Vieira em 1980 escreveu o primeiro artigo sobre assessoria, inserido na sua segunda obra sobre supervisão. Esse artigo relata a importância da assessória para os profissionais de Serviço Social. Além das experiências vividas por vários cursos de Serviço Social no Brasil, e a criação de campos de estágios junto aos movimentos sociais na luta por melhores condições de vida. Além da conjuntura da época da crise da ditadura militar, o serviço social passava por um período de revisão da profissão, marcado pelo movimento de Reconceituação.

Acredita-se que foram as experiências de campo próprias de estágio em movimentos socias os percussores das atividades de assessória desenvolvida atualmente pelos assistentes sociais.

Nos anos 90, Assessoria e Consultoria passa a ser discutida devido à conjuntura da época e mudança de Estado, passando-se assim Serviço Social a trabalhar na garantia dos direitos da população usuária. Nesse momento começa a aparecer assistentes sociais trabalhando com assessoria, voltada, principalmente, para realização de planos e políticas sociais.

  1. As possibilidades de atuação profissional na área da assessoria 

Os assistentes socias podem ser uns excelentes assessores, desde que garantam a sua capacitação continuada, esta, aliás, uma necessidade intrínseca para atuação competente em qualquer área de trabalho. A formação profissional e a experiência possibilitam, especialmente, um domínio sobre as políticas sociais e de práticas educativas com a população. Ou seja, requer do profissional uma profunda autocapacitação. Não quer dizer que o profissional do serviço social tenha de saber de tudo, pois isso é impossível, mas se faz necessário na assessoria profissional intelectual, detentor de conhecimentos para que possam executar suas atividades.

Poderemos identificar na lei de regulamentação, Lei n. 8.662/1993, as atividades assessoria e consultoria como atribuição privativa do Assistente Social, como também a competência do mesmo:

Art. 4º Constituem competência do Assistente Social: VII - planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais; VIII - prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo;IX - prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;   Art. 5º Constituem atribuições Privativas do Assistente Social: III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com