TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE BASE

Por:   •  22/11/2016  •  Artigo  •  3.805 Palavras (16 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO

CURSO EM GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL

CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS

A IMENSÃO HISTÓRICA DE UM PEQUENO INTERIOR

DAMIRES MARIA FERNANDES MORAIS

IZABELLY CORDEIRO DA SILVA

MARIA ALVES DE OLIVEIRA

JUAZEIRO DO NORTE-CE

2016

Introdução

O assunto a ser tratado refere-se a um movimento social, iniciado no final do regime militar brasileiro de 64, no interior do estado do ceara na década de 80 que começa vinculado a igreja católica, em meio a uma conjuntura política e social conturbada, igual ao resto do paÍs começam a ter uma visão mais critica, e introduzem ações sociais com cunho de política, ajudando na imponderação dos cidadãos, sendo e tendo uma grande importância na historia carirense.

O governo que antecedeu o de 64 foi o de JK que ocorreu um grande crescimento econômico financiado por capital estrangeiro, aberturas maiores das portas do país as multinacionais, assim ocorreu uma rápida industrialização, nesse período já havia certos movimentos da classe mais baixa da sociedade, o país se tornou um interesse político e econômico, onde era desfavorável para classe dominante a tendência à esquerda.

Em seguida vem a vitoria de Janio, subseguetimente sua renuncia e posse do vice Goulart, esse período foram anos de grande efervescência política e social, Onde se têm complicações para posse de Goulart, os militares tentando vetar a sua posse enquanto presidente, e a população exigindo a posso dele, atem que ele assume um governo que sentiu rigorosamente as exigências da população.

Esse período foi temido pela classe dominante aonde vinha as tendências de Goulart a esquerda, isso por ele receber apoio de países que estavam em regime totalmente socialista ou comunista, e por tomar medidas que favoreciam trabalhadores camponeses.

“O medo da radicalização dessas medidas e de um suposto “perigo comunista” levou milhares de pessoas às ruas nas “Marchas da Família com Deus pela Liberdade”, organizadas por clérigos e entidades femininas, realizadas em várias cidades do país, sendo em algumas delas apoiadas pelos seus governantes. Assim como esses setores da classe média, a burguesia industrial ligada ao capital externo temia que medidas nacionalistas e progressistas de Goulart se recrudescessem, uma vez que contrariavam seus interesses econômicos “(livro; pg15)

Em 1964 foi implantado um golpe civil-militar por medo do comunismo, que era um partido político que vinha crescendo rapidamente e fortemente, com ideias revolucionarias, aonde ia de encontro com os interesses de uma classe rica. O golpe foi apoiado por importantes setores civis da sociedade. Grande parte do empresariado, da imprensa, dos proprietários rurais, da Igreja Católica, vários governadores de Estados importantes.

“Com os militares instalados no poder, começava a temporada de punições e violência praticadas pelo Estado.” 

Nas óticas deles, qualquer irregularidade, reuniões, palavras, atitudes desse tipo eram punidos rigorosamente, para descobrirem informações, havia uma vigilância extrema, Lideranças políticas e sindicais foram presas, parlamentares cassados, militantes políticos exilados, inúmeros mortos, desaparecidos, presos, exilados e banidos.

Isso perdurou ate 1985, durante esse período estudantes, artistas, intelectuais, lideranças sindicais se manifestaram contra a ditadura, entre 69 e os primeiros anos e 70 houve uma violência armada, enfatizando inúmeros mortos, repressões pesadas, mas na decorrência continua a manifestações.

Referencial Teórico

No período entre 60 e 80, no interior do pais ,na região cariri do  estado do nordeste, um grande crescimento populacional e uma urbanização, como o resto do pais tinha abrindo as portas para os externo, também passou por um sonho de industrializar o cariri, e todo esse proposta vinculadas cm “grandes empresários” da regiam em conjunto com EUS em relações políticas e com isso uma classe burguesa moderna foi se formando.

Mas mesmo com todo esse “progresso”, o interior não quer perder suas raízes, gostos, prazeres, sua cultura, queriam continuar fazendo o que amava e viver daquilo.

“E devido a essa resistência cultural histórica que em muitas comunidades rurais da região, as tradições de amor a terra, de fino trato com a natureza..”,como podemos ver apesar do forte intuito da industrialização do cariri houve grande resistência, mesmos,pessoa  decidiram entra em sindicatos para lutar pelo que acreditava.” (ACB; pg12).

Mas mesmo com esse antagonismo de amor, no ceará diferente do Pernambuco e Paraíba as coisas estavam mais calmas na a de classes, após a golpe o governo vigente no estado estabeleceu uma política de ajuda aos golpistas, no seu interior avia grandes alianças como a igreja católica, contra o comunismo, fizeram-no um bicho  para a população, esses discurso fluiu muito bem por a região ser muito religiosa.

“Foram os irmãos, Adauto e Humberto, as lideranças políticas propulsoras das manifestações reacionárias que ganharam diversos lugares públicos da municipalidade juazeirense, dentre os quais a estação ferroviária, o Paço Municipal e o centro da cidade. No caso dos gêmeos, tradições familiares, carreira militar, interesses empresariais e convicções políticas soldaram os seus laços em um momento difícil de polarização social. Esse dado é muito significativo para entender a função de vanguarda do conservadorismo a ser cumprida por eles na conjuntura de 1964.” (artigo; pg84)

Essas alianças levaram varias pessoas as ruas, um ato quase normal, quase litúrgico, avia grande empenhos dos políticos para isso, mas eles tinha mais força devido o apoio moral dos  padres que convenciam os fieis a irem a rua, e assim se inicia uma ideologia de 21 anos, e igual ao resto do pais, reparações, cassações, violência, mortes, autoritarismo.

Como estamos em época de coronelismo não foi só a família bezerra que optava pelo conservadorismo o deputado federal da UDN Leão Sampaio, natural da cidade de Barbalha, parlamentar por aproximadamente quatro décadas, e pai do renomado médico e político Mauro Sampaio, prefeito de Juazeiro do Norte (dois mandatos) e por diversas vezes deputado federal, favoreceu a ditadura, foram coniventes a tirada de Goulart, ele reafirmou a oligarquia carirense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com