TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

                      6º Semestre

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

PROJETO DE PESQUISA

Marcella Pereira da Silva – 7117534897

Leidiane                               –

Angélica                               –

Josicleide                             –

Joelma                                  –

Tutora presencial: Regina Falcão

                                             BRASÍLIA – DF

SETEMBRO DE 2015

INTRODUÇÂO:

Este trabalho é parte integrante da disciplina de projeto em Pesquisa Social da faculdade Anhanguera - UNIDERP, Polo Taguatinga/DF realizado em grupo sob a orientação da tutora presencial Regina Falcão, com o intuito de apresentar um relatório final atendendo as expectativas e os desafios propostos de forma clara e coesa. Após ser feito o passo a passo determinado em cada etapa, o grupo pôde ter acesso ao material teórico metodológico essencial para discernir as questões sociais. Mediante a técnica de pesquisa documental e bibliográfica pretende-se nessa pesquisa verificar as atribuições do assistente social, bem como se estão de acordo com o que determina a Lei de Regulamentação Profissional do Assistente Social em vigor e com os princípios do Código de Ética.  Foi de suma importância para realização deste desafio utilizar métodos como debates, estudos e sínteses tendo como base textos, livros e alguns artigos da internet. Sendo assim depois de muito estudo, o grupo é capaz de visualizar com clareza quais os mecanismos de atuação devem ser trabalhados e utilizados para a realização de um Projeto de Pesquisa Cientifica Metodológica.

“pesquisa é a atividade cientifica pela qual descobrimos a realidade”

(DEMO, 1998, p. 23).

Atividade realizada pelos discentes do 6º semestre do curso

 Superior Serviço Social EAD, com o objetivo de atender,

Os requisitos estabelecidos e desenvolver competências

E habilidades para obtenção de nota parcial, da disciplina,

Pesquisa em Serviço Social.

APRESENTAÇÂO: 

A Metodologia Cientifica Surgiu através do pensamento de Descartes que propôs chegar à verdade através da dúvida, separando-a em pequenas partes para explicar um todo juntando características que serviriam de base para a pesquisa cientifica. Dai então se compreende por metodologia científica: um conjunto de abordagens técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.

Em outras palavras Metodologia científica, significa um conjunto de elementos que uma ciência recorre para explicar suas teorias e fundamentar suas hipóteses, exercendo como principal função o papel de fiscalizar a pesquisa para poder se comprovar a total veracidade dos fatos pesquisados. Por meio desse processo é que se pode garantir a confiabilidade em uma pesquisa e denomina-la cientifica. "Faz parte da pesquisa metodológica o estudo dos paradigmas, as crises da ciência, os métodos e as técnicas dominantes da produção científica" (Demo, 1994, p. 37).  

 RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL: A relevância social de uma pesquisa está na capacidade de perceber uma determinada realidade, servindo como referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento. Na prática do profissional de Serviço Social, o Projeto de Pesquisa é essencial e na sua produção deve ser levado em consideração o conhecimento a respeito do assunto, compreendendo os métodos, as técnicas e a sua aplicabilidade. No seu desenvolvimento é necessário utilizar a metodologia científica, que se baseia no estudo de métodos e instrumentos necessários à elaboração de trabalhos científicos, abordando regras que determinem as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade. Através da pesquisa, o Assistente Social, consegue tomar decisões em favor de uma comunidade, visando melhorias na condição de vida daquela população, formulando projetos, programas e políticas públicas para o enfrentamento da questão social vivenciada. Diante disso, baseando-se nessas pesquisas e colocando em prática o conhecimento adquirido na hora de atuar.

Pesquisa Cientifica: A palavra pesquisa deriva do termo em latim perquirere, que significa "procurar com perseverança". Entende-se por pesquisa o procedimento de elaboração do pensamento humano capaz de desenvolver, produzir, detalhar dando inicio a novos métodos e conhecimentos ou até mesmo atualizando, rompendo ou comprovando um conceito que já existe. Ocasionado em um sistema abundante de aprendizagem, capaz de servir tanto para o individuo que a desenvolve e executa tanto quanto para a sociedade/grupo/comunidade pesquisada, sendo extremamente vantajoso para todas as partes.

A pesquisa é uma das etapas essenciais para a criação, elaboração e desenvolvimento de um trabalho, nesta fase investigam-se e reuni as informações encontradas para comprovar a autenticidade dos fatos. A partir de então a definição de pesquisa se adequa aos questionamentos feitos nas inúmeras ciências sócias dentre elas: Sociologia, Antropologia, Psicologia, Economia, etc. Contudo pode se definir pesquisa como procedimento formal e sistemático pelo qual se desenvolve o método cientifico, sendo assim fica claro que a pesquisa social pode ser compreendida como movimento que por meio da aplicação da metodologia cientifica, concede a aquisição de novas descobertas na área da realidade social e visa essencialmente encontrar soluções para os problemas através da utilização de procedimentos científicos.

Método Científico: O papel primordial da ciência é encontrar a veracidade dos fatos. Desta maneira não se diferencia de outros tipos de conhecimento. Processo pelo qual transforma o conhecimento cientifico distinto dos outros, tendo como ponto principal a sua veracidade. Aponta-se como método estratégias utilizadas para encontrar uma determinada finalidade. É preciso reconhecer a conduta mental e os procedimentos capazes de realizar sua verificação. Atualmente as ciências sociais tem uma enorme diversidade de métodos, que são determinados através do tipo de objetivo pelo qual tem que se investigar. Esses métodos são divididos em grupos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (328.8 Kb)   docx (959.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com