TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

6º Semestre

ATPS – PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

PROJETO DE PESQUISA

Cristiana Alves – 7328556898

Dianez Nogueira – 7323548859

Layanne Teixeira – 7308547581

Nayanderson Rodrigo - 6951510043

Quitéria Jordão – 7310553957

Tutora presencial: Regina Falcão

BRASÍLIA – DF
2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 APRESENTAÇÃO         3

3 TEMA        4

4 PROBLEMATIZAÇÃO        4

5 HIPÓTESES        5

6 OBJETIVOS        5

6.1 GERAIS        5

6.2 ESPECÍFICOS        5

7 JUSTIFICATIVA        5

8 REFERENCIAL TEÓRICO        6

9 METODOLOGIA        8

10 CRONOGRAMA        8

11 CONSIDERAÇÕES FINAIS         8

12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         9


1 INTRODUÇÃO

O Projeto de Pesquisa é essencial para a prática do profissional de Serviço Social e para sua produção deve ser considerado o conhecimento sobre o que é pesquisa, os métodos, as técnicas e a sua aplicabilidade e no desenvolvimento é necessário utilizar a metodologia científica, que é o estudo de métodos e instrumentos necessários à elaboração de trabalhos científicos, em um conjunto de técnicas e processos, para que a pesquisa e a formulação de uma produção científica, alcance um fim determinado, abordando regras que determinem as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade.

A pesquisa é uma das atividades primordiais para a elaboração dos trabalhos, é a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser abordado. A elaboração de estudo para uma pesquisa, com a produção de conhecimento, se torna uma ferramenta para os profissionais de Serviço Social, principalmente, na aplicabilidade desse método no campo, para obtenção de novos conhecimentos da realidade social, além de enriquecer a atuação desse profissional, o capacita para a formulação de políticas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.

Para a realização e conclusão desse estudo, foram realizados debates e sínteses parciais com base nas investigações bibliográficas de livros, revistas e textos da internet.

2 APRESENTAÇÃO

A pesquisa é um processo de construção de pensamento com objetivo de gerar novos conhecimentos e romper ou confirmar um conceito já existente, resultando em um rico processo de aprendizagem, que traz benefícios tanto para quem desenvolve e aplica a pesquisa, quanto para a sociedade/grupo/comunidade pesquisada.

A pesquisa favorece a ruptura do senso comum na medida que constrói o conhecimento científico e gera um novo conhecimento com base em fundamentos teóricos relevantes alicerçados em uma metodologia adequada. Ela busca explicar o “por que” e “como” os fenômenos ocorrem.

O Assistente Social, através da pesquisa tem a capacidade de tomar decisões em prol de uma comunidade, visando melhorias na condição de vida daquela população, formulando projetos, programas e políticas públicas para o enfrentamento da questão social vivenciada.

Dessa forma, o destaque desse processo de pesquisa para a profissão é a obtenção de conhecimentos da realidade social, principalmente por proporcionar a construção de diagnósticos e tratamento, o que possibilita acertos nas tomadas de decisões na hora de promover medidas e ações que diminuam as injustiças sociais.

O papel da pesquisa social é expandir o conhecimento, buscando sempre a atualização dos fatos relacionados aos fenômenos sociais, que envolve comportamentos em determinadas sociedades. Para tanto o espírito investigativo do pesquisador deve estar presente, ele deve ter – na sua essência – a curiosidade, a vontade de ir além, de saber mais.

Esses profissionais beneficiados pelo conhecimento acabam contribuindo, através de suas práticas, desenvolvendo políticas públicas, promovendo cidadania à população menos favorecida, garantindo seus direitos civis, sociais e políticos e apoiando a classe trabalhadora.

Através do auxílio da pesquisa social, é possível medir os problemas sociais, para depois traçar metas estratégicas, por esse motivo é importante que esses profissionais aprimorem seus conceitos teóricos, baseando-se nessas pesquisas e colocando em prática o conhecimento adquirido na hora de atuar, porque dessa forma produzirá eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho. 

A pesquisa social é utilizada por todos aqueles que desejam elaborar projetos que visam maior qualidade de vida à população e pesquisadores de diversas áreas utilizam vários tipos de pesquisa para obter conhecimento acerca de um determinado tema.

Os tipos de pesquisas são variados e sua classificação, se dá de acordo com a área da ciência, a natureza da pesquisa, os objetivos, os procedimentos e a forma de abordagem. Outro ponto observado na classificação, é seu destaque em três níveis: exploratória, descritiva e explicativa. Quanto à forma de abordagem pode ser qualitativa ou quantitativa.

Segundo Gil (2010), um bom pesquisador precisa, além do conhecimento do assunto, ter curiosidade, criatividade, integridade intelectual e sensibilidade social. Pesquisar, é dialogar, estabelecendo uma forma de comunicação consigo mesmo e com os outros. 
        A pesquisa social envolve investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia científica, voltada para a solução de problemas.

3 TEMA

Programa Bolsa Família

4 PROBLEMATIZAÇÃO

Qual a importância do Programa Bolsa Família para o enfrentamento da questão social?

5 HIPÓTESES

Qual o nível de conhecimento dos usuários do Programa Bolsa Família?

O programa atende os principais objetivos de sua criação? 

6 OBJETIVOS

6.1 GERAIS

Chamar a atenção das políticas públicas para uma questão de nível social e econômico, visando a melhoria de vida das famílias de baixa renda, com risco à vulnerabilidade e ao descaso da sociedade.

Analisar as mudanças e os efeitos socioeconômicos ocorridos na vida dos usuários do programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com