TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  31/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

Projetos de Pesquisa em Serviço Social

Curso: Serviço Social

Profª: Rosemeire Scatena

Tutora: Maritelma Freitas Lins

Acadêmico: Roselena da Paixão Quinto Gomes- RA: 1299111042

Belém/PA

2015

                 


 SUMARIO

  1. Introdução...................................................................................... 1
  2. Objetivo.......................................................................................... 1
  3. Justificativa..................................................................................... 1
  4. Metodologia.................................................................................... 2
  5. Embasamento Teórico..................................................................... 2
  6. Projeto de pesquisa.......................................................................... 3
  1. Tema: As vulnerabilidades das crianças e adolescentes e as

Politicas públicas de intervenção.................................................... 3

  1. Cronograma.................................................................................... 5
  2. Considerações finais........................................................................ 6
  3. Referências Bibliograficas................................................................ 7

                     

1 - INTRODUÇÃO:

   

O presente projeto aborda reflexões sobre a vulnerabilidade social chamando a atenção para as crianças e os adolescentes, que são as principais vitimas dessa vulnerabilidade, mas para isso é necessário um maior entendimento sobre o assunto, para que se possa visualizar melhor esse universo identificando os acertos e os erros das politicas de atendimento. Nesse contexto se faz presente o assistente social que busca melhorar a qualidade de vida desse segmento, assegurando a eles o exercício de seus direitos proporcionando melhores condições de vida para essa população tão vulnerável na sociedade.

2 - OBJETIVOS:

Revisar e discutir as vulnerabilidades na infância e na adolescência, bem como as politicas públicas brasileiras de intervenção.

3 – JUSTIFICATIVA:

O aumento vertiginoso da violência em nosso País, nos leva refletir e buscar respostas para tamanho aumento dessa violência. Ao observarmos que na maioria das vezes as crianças e os adolescentes estão ligados diretamente nesse contexto, se tornou necessário uma pesquisa mais detalhada sobre o assunto, chamando a atenção para a

vulnerabilidade em que nossas crianças e adolescentes se encontram, e essa vulnerabilidade nos faz pensar que seria uma das causas do aumento da violência em todas as regiões do Brasil.

4 - METODOLOGIA:

Este é um projeto de pesquisa bibliográfica e documental, onde coletamos dados em material já publicado, de livros, jornais, registros impressos e sites os quais foram lidos e selecionados de acordo com os dados relacionados ao tema da pesquisa: Vulnerabilidades da criança e adolescência e as politicas públicas de intervenção. Este projeto tem por finalidade, conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis para elaboração de um projeto de intervenção.

5 - EMBASAMENTO TEORICO

Talvez seja útil iniciar uma conversa sobre metodologia refletindo um pouco sobre as concepções que temos sobre a ciência e sobre a produção do conhecimento científico.
Aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade. Principalmente quando o assunto pesquisado é o comportamento humano, que depende da altura e da sociedade. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além desse contexto. O campo científico faz uso de uma série de instrumentos de investigação e padronizações de procedimentos, que foram ao longo de décadas, pensados e aprimorados.

De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, ou seja, à “achismo”, tudo tem que ser alicerçado em provas, resgatando a clareza das ideias, para que o conhecimento seja apropriado e contribuam para transformação desejada. O conhecimento científico não pode jamais demostrar que algo é verdadeiro, embora possa demostrar que algo é falso. “Para ele, a história da ciência é uma sucessão de demonstrações de que aquilo que tínhamos certeza que era verdadeiro de fato era falso.” “É nesse sentido que ouvimos frequentemente frases como “a ciência demostra isso”, ou” cientistas verificaram que...”.

O autor faz referência aos teóricos: O filósofo Karl Poppers e Thomas Kuhn. Estes realizaram o exercício de superação da visão defendida pelo senso comum, onde Poper Apud Mattos (2011) acredita que a importância do conhecimento cientifico se dá quanto ao intuito de constatação das situações existentes na realidade, não tendo como parâmetro a busca incondicional pela verdade absoluta, mas buscando-se demostrar a veracidade e/ou não de um determinado fenômeno.

Mattos (2011) ao citar Thomas Kuhn argumenta que, para o autor a ciência é considerada, antes de tudo, uma prática social, pois a produção de conhecimento científico se faz em comunidades de cientistas que compartilham um paradigma específico. Mattos afirma ser recursiva na realidade a imagem da ciência ainda embasada no senso comum. Tal visão, segundo o autor baseia-se na tese que atribui à ciência a responsabilidade pelo desvelamento da realidade oculta, incumbindo ao conhecimento científico a descoberta das regularidades e situações existentes na realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (71.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com