TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE SOCIOLOGIA

Dissertações: ATPS DE SOCIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Observaremos nesse trabalho a evolução dos direitos humanos, desde o principio das declarações, as lutas pelas igualdades onde a classe alta que detinha o poder e o dinheiro sempre humilhou e massacrou a burguesia, que pobre sem ter nenhum esclarecimento sofria, até o momento em que ela se uniu e conquistou direitos e condições de crescer, foram à luta e revolucionaram, conquistaram independência e grandes marcos na historia vieram das lutas dos menos favorecidos.

A declaração dos direitos humanos francesa é a mais famosa das declarações, ela entrou em vigor em 26 de agosto de 1789, e por mais de um seculo e meio ela era modelo de excelência, hoje ainda temos há ela muito respeito, pois ela foi conquistada a custo de muitas lutas, e até chegar o final dessa declaração houve a participação de muitos governantes, dentre eles destacamos Targed, La Fayette, Sieyés, e quem finalizou o trabalho foram os colaboradores de Mirabeau, que com a maioria dos votos ela foi aprovada.

Sua finalidade era proteger os direitos dos homens contra os atos do governo, e tinha objetivo informar e sempre recordá-los dos seus direitos fundamentais, assim a característica da declaração dos direitos humanos é de que as pessoas nascem livres e iguais perante a lei, ou seja, são direitos que devem ocorrer naturalmente, e mesmo com o passar dos tempos continuam valendo, e é individual de cada ser, mas ela tanto assegura os direitos dos cidadãos quanto os pune também.

Da declaração surge o direito da liberdade de opinião, de locomoção, de expressão, a liberdade de propriedade, de usar seus bens, a liberdade ao trabalho, à indústria e ao comercio que entrou na constituição somente no ano de 1791.

Na declaração da Virginia os direitos de toda pessoa humana segue o princípio de que todo poder vem do povo. ela afirma também os princípios da igualdade e da liberdade de todos sem discriminação de raça, religião, cor, classe social, perante a lei. Ela acaba também com os cargos hereditários.

Na declaração universal dos direitos humanos a maior reocupação é em cuidar do bem estar individual das pessoas, por exemplo, a liberdade de opinião e expressão. Também considera essencial que estes direitos sejam protegidos pelo Estado de Direito.já na Virginia ela expressa o reconhecimento de “direitos inatos” ou seja os direitos pertencem ao homem com base e fundamento no governo.a diferença é que a declaração dos direitos da Virginia ela visa o bem estar social.

A sociedade para se manter e conviver bem entre si, deve alem de repeitar os direitos e deveres de cada ser, manter uma solidariedade entre os seres que convivem entre si e segundo Émile Durkheim pesquisadora e socióloga existem dois tipos de solidariedade, a solidariedade mecânica e a orgânica. Todos os seres tem entre si, dentro de sua consciência o coletivo e o individual, como algo automático, e é isso que nos impulsiona para fazermos nossas escolhas e tomarmos nossas próprias decisões e para vivermos em sociedade, a consciência vai medir o grau de suas decisões.

Na solidariedade mecânica o individuo teria uma consciência coletiva onde ele não tem uma personalidade individual suas decisões são tomadas de acordo com o bem estar de sua comunidade, do seu grupo, pode ser encontrada esse tipo de solidariedade em sociedades mais primitivas e arcaicas como em tribos indígenas, eles compartilham os mesmos valores e crenças, religiosas, existe uma coesão social como um todo, são vistos como todos em um só, e não como se fosse só um individuo.

A solidariedade orgânica é mais comum e moderna, e cresce mais com o capitalismo, com divisões no meio do trabalho vai aumentando ainda mais, ela preserva mais o individualismo, cada um desenvolve sua própria personalidade, não compartilham dos mesmos valores e crenças sociais, seus interesses e pontos de vistas são diferentes, suas decisões são tomadas de acordo com a necessidade individual.

Nos dois tipos de solidariedade todos dependem um dos outros e precisam seguir códigos e regras direitos e deveres, que sem os quais, seria impossível viver em sociedade.

A França participou da emancipação das treze colônias americanas, enviando seus soldados e essa participação teve uma grande importância na revolução francesa em 1789, enviando soldados e tropas que lutavam em defesa dos colonos norte americano, essa união rendeu aos soldados Da França uma ótima experiência eles voltaram para casa inspirados e com vontade de lutar, e na França eles estavam influenciados pelo iluminismo, pelas ideias e pela vontade de lutar por liberdade e contra os regimes que os oprimiam.

Os americanos eram explorados pela Inglaterra, eram treze colônias que se uniram e fizeram a revolução americana, foi um movimento que buscava uma independência lutavam contra os abusos da monarquia, eram contrários ao regime político foi o primeiro pais a ter a sua constituição política. A revolução americana teve seu inicio com a assinatura do tratado de Paris e acabou finalizando a guerra dos sete anos, eles visaram muito o bem estar geral da nação, e não só os direitos individuais de cada ser, os americanos primavam acima de tudo pela brevidade e pela objetividade.

Existe uma grande semelhança entre as duas constituições, eles tem pontos muito semelhantes, fica claro que as constituições foram controladas e moldadas de acordo com os interesses dos seus controladores, eles tem origem humana, os governos também precisam garantir a felicidade dos seus representantes, é clara a influencia americana na Revolução Francesa, as duas compartilham dos mesmos ideais.

Na França o conflito entre o velho regime e as novas forças era bem mais intenso que nos outros países da Europa, pois a França estava parada em sua economia devido ao velho regime, e isso a impedia de crescer e se tornar uma grande potencia, eles queriam mudanças radicais, saindo então do velho regime e conquistando a independência do pais alem disso eles conquistaram sua independência financeira mundial, e contra os privilégios do clero e da nobreza.

A classe burguesa impulsionou bastante e teve uma participação extraordinária reivindicando e lutando pelos seus direitos nas reivindicações da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão são elas principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com