TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social III - ATPS

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 3]

Serviço Social na Contemporaneidade

Organizadores:

Ana Cristiane Rosa dos Santos - RA: 351079

Jaciane Nascimento de Freitas Batista – RA: 353524

Joelice Andrade- RA: 358800

Nilherison da Ressurreição Santos - RA: 368453

Rosana Hillary Gomes Magno - RA: 1299784276

                Thacila Almeida de Oliveira – RA: 363012

Feira de Santana, BA

2013

RESUMO

O Presente artigo relata sobre o Serviço Social na atualidade que vem se destacando ao passar dos anos, realizando uma ação profissional interventiva no âmbito das políticas sócio assistenciais na esfera publica, privada e no terceiro setor, desenvolvendo abordagens diretas na população através de pesquisas, da administração, do planejamento, da supervisão, da consultoria da gestão de políticas, de programas e serviços sociais. Sendo, pois a questão social o objeto de estudo e trabalho formulando e implementando propostas de enfrentamento por meio das políticas sociais.

ABSTRACT: Social Service today

This article reports on the Social Service at the present time that has been highlighting over the years, because inthe face of social division performing a professional action in the context of social policies Interventionalassistance in the sphere of private and public in the third sectordeveloping direct population approachesthrough researchadministrationplanningoversightpolicy management consultingof social programs andservicesBeingas the social question the object of study and work by formulating and implementing proposalsfor combating by means of social policies.

Palavras Chaves: Serviço social, atualidade, pratica, direito.

         

           José Paulo Netto: Ditadura e Serviço Social, Cortez 2011.

Maria Lucia Martinelli: Serviço Social Identidade e alienação, Cortez 2011

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa enfoca na historia do Serviço Social desde seu inicio até na atualidade destacando sua gênese na filantropia ate o processo de reconceituação gerando o conceito de garantia de direitos criando assim um amplo mercado de atuação tais como no setor publico, privado e no terceiro setor.

O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência européia, como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica. Nessa década, o Brasil vivia um processo incipiente de industrialização de importações, num contexto de capitalismo dependente e agroexportador. No período de 1930 a 1935, o governo brasileiro sofre pressões da classe trabalhadora, que é então controlada através da criação de organismos normatizadores e disciplinares das relações de trabalho, em especial através do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
Em meio a pressões populares, reassume o governo Getúlio Vargas (1935), cuja opção pelo crescimento urbano – industrial fez emergir, na sua gênese capitalista, a Questão Social, que também decorre das pressões e dos questionamentos da sociedade da época, que passava por grandes transformações.

A primeira escola de Serviço Social no Brasil é datada de 1936 em São Paulo é foi coordenada por Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl. Ambas eram sócias do Centro de Estudos de Ação Social vinculado a Igreja Católica. Neste centro eram organizados cursos de qualificação para organizações leigas no catolicismo, adequando política e ideologicamente a classe operária. 
Nesta perspectiva surge então o Serviço Social como um departamento da Ação Social, sendo visto como atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social, bem como na difusão da ideologia da classe dominante entre a classe operária. Em síntese, o surgimento do Serviço Social no Brasil recebeu uma forte influência européia. No entanto, a expansão do Serviço Social, somente ocorreu a partir de 1945, visando atender as exigências e necessidades de aprofundamento do capitalismo no país, motivadas pelas mudanças pós-Segunda Guerra Mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (288.3 Kb)   docx (354.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com