TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS sociologia no serviço social

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 1 - ATPS DE SOCIOLOGIA

Ao analisarmos os dois documentos, percebemos que ambos defendem a liberdade e a independência que todos os homens têm direito. Dentre essas liberdades ressaltam a liberdade de imprensa, religião e manifestação, possuem direito a propriedade e segurança. Afirmam que o Governo é instituído para o bem comum, para garantir ao homem os seus direitos naturais.

Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão consta no Parágrafo I; que o fim da sociedade é a felicidade comum, e no parágrafo II afirma que todos os homens são iguais por natureza e diante da lei. Já na Declaração dos Direitos da Virgínia, dentre seus artigos, proclama que todos os homens nascem igualmente livres e independentes, têm direitos certos, essenciais e naturais dos quais não podem, por nenhum contrato, privar nem despojar sua posterioridade: tais são o direitos  de gozara vida  e as liberdades, de adquirir e possuir propriedades, de procurar obter a felicidade e a segurança. Destaca ainda a punição, se sobre o pretexto religioso, o indivíduo perturbar a paz, e segurança da sociedade, e que a liberdade de imprensa e manifestação,  só pode ser restringido pelos governos despóticos (Artigo 14°). O outro Documento, diz que o direito de manifestar seus pensamentos e opiniões, quer seja pela imprensa, quer por qualquer outro modo não pode ser intercedida (Parágrafo VII).

Para Émile Durkheim, solidariedade social subtende a principio, a ideia que seus praticantes sintam-se integrantes de uma mesma comunidade, por meio de uma consciência coletiva, resultado da combinação das consciências individuais, sendo responsável, pela formação dos valores morais de uma sociedade. A consciência coletiva só existe em função das crenças e dos sentimentos presentes nas consciências individuais.

 A solidariedade varia segundo o grau de evolução da sociedade, numa sociedade mais simples existe um tipo de solidariedade diferente daquelas sociedades complexas, uma vez que a consciência coletiva se daria também de forma diferente em cada situação.

Para Durkheim, existem dois tipos de solidariedade social, a mecânica e a orgânica. A Solidariedade Mecânica é constituída por um sistema de segmentos homogêneos e semelhantes entre si. Os membros dessa sociedade estão unidos por laços de parentesco. O indivíduo, nessa sociedade, é socializado porque, não tendo individualidade própria, se confunde com seus semelhantes no seio de um mesmo tipo coletivo. Não possui divisão social do trabalho.

Com o desenvolvimento da divisão do trabalho, a organização social se torna mais complexa aumentando sua diferenciação interna. Assim, a solidariedade social não se fundamenta mais pela similitude dos membros que compõem a sociedade, mas agora por sua interdependência. Nesse sentido, os indivíduos mantêm relações de dependência recíproca uns com os outros. A solidariedade orgânica corresponde à sociedade moderna, na qual encontramos um grande número de papéis sociais diferenciados.

Principais diferenças entre as revoluções francesas e americanas.

         A revolução Americana de 1776 teve contribuição na assinatura do Tratado de Paris,o qual em 1763 acabou com a Guerra dos Sete Anos.

        Ela na sua origem,foi um movimento de resistência e de revolta contra o domínio britânico,mais principalmente contra a forma como esse mesmo domínio foi exercido nas colônias norte-americanas no período após a Guerra dos Sete Anos.

        A Revolução Francesa de 1789 faz parte do grupo das Revoluções Burguesas que ajudaram na superação do feudalismo no mundo ocidental.

        As idéias do Iluminismo e da Independência Americana foram as influenciadoras da revolução francesa que pode ser dividida em quatro grupos: intelectuais,políticos,sociais e econômicas.

       Na queda da bastilha em 14 de julho de 1789,o povo teve como guia,a liberdade.

       As duas guerras tiveram inicio por injustiças dos monarquias e inspirados pelas idéias iluministas,e já a Revolução Francesa ,foi praticamente inspirada na Revolução Americana.Ambas as guerras diferem em alguns pontos fundamentais:

- O cidadão na Revolução Americana modelava as instituições,já na francesa,as instituições que modelavam-os.

- Ambas as revoluções tem uma forma política própria: A Francesa opta pelo Estado-nação,já a Americana opta pela comunidade política ou seja,a sociedade civil.         

 Argumentar que as diferenças entre a declaração de Independência dos Estados Unidos da America e a declaração dos direitos do Cidadão da França e do Homem,resultam da formação histórica particular de cada uma,é o objetivo deste trabalho.

     Com base nesse assunto concluímos que ambas são as principais declarações de direitos,as duas lutaram pela a liberdade,porém com características diferentes,principalmente quando se referiam a natureza dos direitos reconhecidos.

     O ponto de referencia no processo político e no econômico que resultou no fim do antigo regime foi a Independência dos Estados Unidos.E assim desenvolveu-se na America do Norte um tipo de regime político renovado: Baseado na democracia representativa foi criada a Republica .

      A Revolução Americana contou com um histórico favorável,acontecendo em um pais que não conhecia a triste situação da miséria popular e entre um povo que tinha uma grande experiência de autogoverno.

    A Revolução Francesa insistiu na idéia de que a lei e o poder emanava de uma só fonte,o povo,concluindo unimamente que á lei é “a expressão da vontade geral”.Porém na pratica,nem o povo e nem sua vontade geral eram fonte de todas as leis.

    Baseado nos estudos podemos falar da importância das duas revoluções para o reconhecimento de direitos inerentes a pessoa humana,cada uma contribuindo como podia,sendo ambas as que mais influenciaram nas constituições do século XIX.

    A fama da Revolução Americana veio por ser o primeiro ato revolucionário que tornou um país independente.Porém a Revolução Francesa teve sua fama por extinguir uma forma de governo absolutista e criar uma forma de governo que tivesse beneficio igual a todos.

        Com o estudo deste trabalho passamos a entender melhor a Revolução Americana,A Revolução Francesa e os aspectos gerais das mesmas,tais como os Direitos do Homem e do Cidadão,e principalmente a importância dos assuntos e da herença deixada pelas Revoluções para todos nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com