TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade um novo olhar

Por:   •  15/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

6º SEMESTRE - MATUTINO

ACESSIBILIDADE: UM NOVO OLHAR

SALVADOR – BAHIA

2016

ANA RITA CERQUEIRA DE BRITO

JOICE CARVALHO DE MIRANDA

JOSENEIDE LISBOA DE SOUZA

MARIZA BRITO DE OLIVEIRA

MORGANA LUCIA LOPES SARMENTO

NAIARA BENTO DA SILVA

ACESSIBILIDADE: UM NOVO OLHAR

Trabalho apresentado a docente Rafaela Melo da respectiva disciplina de Atividade Interdisciplinar III como requisito para obtenção da nota parcial I unidade.

SALVADOR – BAHIA

2016

[pic 2]

SUMÁRIO[pic 3]

        

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PROBLEMA        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        OBJETIVO GERAL        

4.1        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

5.        REFERENCIAL TEÓRICO        

6.        PROPOSTA DE INTERVENÇÃO        

7.        ATUAÇÕ DO ASSISTENTE SOCIAL        

8.        REFERÊNCIAS        

9.        ANEXOS        


  1. INTRODUÇÃO

O projeto em comento será executado na Associação Baiana de Cegos situada na Rua Mesquita dos Barris, n°40, Barris, Salvador-Ba. A mesma foi criada no ano de 1985 por um grupo de pessoas com deficiência visual que tinham a necessidade de promover sua inclusão na sociedade bem como seu empedramento.

A instituição constitui-se como entidade representativa dos deficientes visuais do Estado da Bahia, tem como um de seus objetivos a garantia dos direitos da pessoa com deficiência visual e da prioridade das tarefas compatíveis com sua deficiência, sendo este, ponto base para estruturação do projeto a ser executado.

Atualmente, a Associação Baiana de Cegos (ABC) conta em seu quadro social com aproximadamente 300 associados, estes, público-alvo do Serviço Social. O projeto “Acessibilidade: Um novo olhar” tem como base central o passe livre instituído pela lei nº 12.575/12, sancionada pelo então Governador do Estado da Bahia, Jacques Wagner, e tem o objetivo da promoção deste direito de forma a desburocratizar o acesso a este, bem como inclusão e integração, buscando emancipação não os posicionando apenas como expectadores e sim sujeitos sociais.

A proposta visa um projeto esclarecedor, tanto para as pessoas que estão envolvidas diretamente e indiretamente, abrangendo o coletivo, sendo de certa forma uma porta de entrada aos associados que requerem ao benefício de maneira esclarecedora e menos burocrática.

Cabe salientar, que o presente projeto terá uma versão em Braille a ser direcionada a diretoria da instituição, e posteriormente disponibilizada como acervo na biblioteca da mesma. 

  1. PROBLEMA

O deficiente visual tem seus direitos assegurados nas instituições as quais são representadas?

  1. JUSTIFICATIVA

Com base na ampliação e consolidação da cidadania a elaboração do projeto Acessibilidade um novo olhar, visa facilitar o acesso ao usuário deficiente visual, publico alvo da Associação Baiana de Cegos (ABC) a requerer o beneficio passe livre intermunicipal, diante de algumas dificuldades encontradas, e com isso retardando o acesso ao direito instituído pela lei 12.575/00 Art. 1º - Fica assegurada às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, a gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal do Estado da Bahia, nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário.

A proposta visa um projeto esclarecedor, tanto para as pessoas que estão envolvidas diretamente e indiretamente, abrangendo o coletivo, sendo de certa forma uma porta de entrada aos associados que requerem ao benefício de maneira esclarecedora e menos burocrática.

Com vistas à promoção do direito ao beneficio, de forma desburocratizada e articulada com as redes, o projeto em questão visa também garantir a acessibilidade do deficiente visual, inclusão e integração na sociedade. Conforme LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

  1. OBJETIVO GERAL

Promover efetivação do direito ao benefício Passe-Livre intermunicipal de forma a garantir a acessibilidade do deficiente visual, bem como inclusão e integração na sociedade de forma ativa, estimulando o exercício da cidadania e autonomia.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Mobilizar os associados, público - alvo da ABC acerca do projeto;
  • Prestar esclarecimento acerca do passe-livre intermunicipal;
  • Discutir acerca da acessibilidade;
  • Solicitar ao órgão competente formulários de requerimento ao passe-livre;
  • Prestar esclarecimento referente à documentação necessária ao passe-livre;
  • Promover a coleta de requerimentos do passe-livre junto a documentação exigida;
  • Encaminhar ao órgão competente o malote com requerimentos protocolados para aquisição do passe-livre intermunicipal
  1. REFERENCIAL TEÓRICO

O deficiente visual, apesar de ter suas limitações pode levar uma vida quase normal, pois, quando se relaciona com o meio só precisa romper as barreiras existentes. Sendo que muitos deles têm uma autonomia relevante, pois muitos conseguem lidar com as adversidades de maneira natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com